Imagem de Shutterstock

Talvez você nem saiba, mas o vinagre é um super aliado na hora de cuidar da casa, das roupas e da beleza e você vai aprender várias receitinhas caseiras aqui para acabar com diversos dos seus problemas!

Gosto muito de alternativas econômicas (produtos de limpeza estão caro pra caramba, convenhamos!) e que ainda sejam amigas do meio-ambiente. Hoje vou reunir aqui todas as utilidades do vinagre que já consegui encontrar para te ajudar no dia a dia. São receitinhas caseiras, simples e muito efetivas. Acho que vale até imprimir este post e deixar as informações em uma gaveta da cozinha, pois aqui você encontrará soluções para muitos dilemas!

vinagre - utilidades práticas para cuidar da casa e das roupasFoto: Shutterstock

Vinagre para cuidar da casa

1. Desinfetante doméstico: dilua uma xícara de vinagre de maçã em 4 litros de água. Misture e passe na casa com o auxílio de um pano e rodo. Tchau, bactérias! Alternativa ótima para limpar os lugares onde os bichos de estimação mais ficam também!

2. Amaciante de roupas: não vai ter o cheirinho perfumado, mas vai amaciar que é uma beleza! Coloque 1/2 xícara de vinagre de maçã em vez do tradicional amaciante na hora de lavar a roupa. Ele deve ser aplicado no mesmo momento em que você colocaria o produto, ok?

3. Limpador de vidros: esse é o melhor que já usei na vida! Coloque em um balde a mesma proporção de água e de vinagre de maçã. Exemplo: se for usar um litro de água, coloque um litro de vinagre de maçã. Misture e depois aplique com jornal nos vidros. Eu gostava de usar um borrifador e depois, ia limpando com o jornal. Quando a folha ficar úmida, pegue outra. Os vidros ficam a coisa mais linda do mundo!

4. Tirar manchas do vaso sanitário: fica tão feio quando ele fica manchado, não é mesmo? Para remover essas indesejadas, borrife vinagre puro sobre as manchas. Não tenha dó de aplicar, viu? Deixe agindo por 15 minutinhos e pronto: fica tudo limpinho!

5. Tirar cheiro ruim da pia: é simples! Despeje uma xícara de vinagre pelo ralo e o mau cheiro irá embora!

6. Desinfetando tábuas de corte de madeira ou plástico: elas são propícias para o acúmulo de bactérias, por isso sua higienização é muito importante. Passe bastante vinagre puro com uma esponja nas tábuas e deixe agindo por uns 15 minutos. Depois enxague bem com água e deixe secar um pouco antes de usar.

7. Limpe o micro-ondas: ele pode ficar bem sujinho e com cheiros de comida, então misture 2 colheres de sopa de vinagre com uma xícara de água em um recipiente que possa ir dentro dele. Aqueça de 3 a 5 minutos e não abra em seguida: deixe agindo ali dentro por mais 5 minutos. Depois disso você perceberá que o que estava grudado nas paredes dele sairá com mais facilidade, aí é só limpar como você faz de costume.

8. Limpando rabiscos de parede: às vezes as crianças aprontam, mas tem solução! Embeba uma esponja em vinagre branco e vá esfregando em cima da obra prima! Risos

9. Remover cera de vela: às vezes gruda que é uma beleza, né? Aqueça a cera com o auxílio de um secador de cabelo. Para retirar tudo, faça uma mistura de partes iguais de vinagre branco e água morna. Esfregue com um pano macio e absorvente, ok?

10. Remover manchas do carpete: despeje um pouco de vinagre para cobrir a mancha, depois coloque bicarbonato de sódio por cima do vinagre e deixe agir até formar bolhas. Depois limpe com um pano úmido e seque a região que foi limpa com o secador para que ela saia rapidamente.

11. Limpador de rejunte: misture 1/2 xícara de água morna com 1/2 xícara de vinagre e aplique no rejunte, deixando agir por duas horas. Se não sair tão facilmente, você pode esfregar com um pouquinho de água sanitária.

12. Revitalizador de madeira: ela está opaca e velha? Dá para melhorar aplicando essa mistura: 1 litro de água morna, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 4 colheres de sopa de vinagre branco. Misture bem e aplique com um pano limpo e macio. Deixe penetrar por 10 minutos, depois seque com um pano seco macio: ela vai ficar bem mais bonita! Serve também para tirar manchas de copos úmidos que a marcaram!

Vinagre para cuidar das roupas

13. Remover odores das roupas: adicione uma xícara de vinagre na carga de roupas ao lavá-las na máquina.

14. Tirar manchas de suor: misture uma colher de sopa de vinagre branco com 250 ml de água morna. Aplique com uma esponja na região da peça que está manchada. Deixe agir por 3 minutos, depois enxague e lave normalmente. Apenas tome cuidado para não desbotar a roupa: se for o caso, faça um pequeno teste antes em uma área mais escondida, caso ela seja colorida!

15. Evitar desbotamento: pegue sua roupa de cor e mergulhe-a em algumas xícaras de vinagre não diluído por dez minutos. Isso fará com que a peça não solte tinta. Outra alternativa é adicionar uma xícara de vinagre no ciclo de lavagem da máquina para evitar o desbotamento das cores.

16. Como branquear roupas: use uma xícara de vinagre para 5 xícaras de água. Coloque para ferver e depois retire do fogo. Com a mistura ainda bem quente, coloque as roupas e deixe de molho durante a noite. Lave as peças normalmente pela manhã.

17. Limpando a máquina de lavar: o interior dela também fica sujo, então para deixar tudo em dia você pode adicionar uma xícara de vinagre em um ciclo de lavagem sem roupas e deixar ela fazer o processo. Pode ser no modo rápido e com baixo nível de água!

18. Tirando mofo de roupa de couro: basta aplicar vinagre embebido em algodão em cima da parte mofada que na hora some! Depois você pode lavar como de costume.

Foto: Shutterstock

Vinagre para os cabelos

As melhores dicas de como utilizar vinagre nos cabelos estão no blog da minha bestie, Juro Valendo. A Ju é minha guru de tudo de cabelo, entende demais do assunto e é quem mais me ajuda em relação à alopécia, muito mais do que médico, então acesse o blog dela para ver cinco formas de usar vinagre de maçã nos cabelos para deixar seus fios maravilhosos!

Receitas caseiras com vinagre

receitas com vinagre para cuidar da casa - grandes mulheres

Vetor de limpeza do Shutterstock

Espero que gostem dessas dicas. Eu adoro esse tipo de informação, por isso estou compartilhando com vocês!

Beijos!

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *