Imagem: Joanna Will / Shutterstock.com

Levei uns bons anos para usar o “rótulo” de feminista. Não sou muito fã de rótulos, mas sim, sou feminista. Jamais seria louca de dizer que sou super entendida sobre o assunto. Não li livros de estudiosas da área ou artigos científicos que me dessem um vasto embasamento. Minhas leituras foram mais simples, mais corriqueiras. Muito do que aprendi foi com amigas e com a minha própria vivência. Claro que tenho que estudar e pesquisar sobre, mas quis deixar claro que o meu conhecimento é nível básico. Dito isso, quero contar uma história real sobre machismo a vocês, pois acredito que pode ajudar a conscientizar muita gente que passa por aqui.

Tenho convivência com uma pessoa que é do futebol, meio super machista, todos sabem. No “Dia das Mulheres”, a pessoa em questão fez um post no Facebook dizendo assim:

“Vocês são tão perfeitas que é impossível amar só uma. Feliz Dia das Mulheres!”

Vi o post. Parei. A interpretação é dupla: ele poderia estar falando que ama várias mulheres, como a mãe, a vó, a tia, a amiga e etc, mas isso não foi o que ele quis dizer. Ele se referia a não conseguir amar apenas uma mulher, de ter que pegar várias, ter várias. Legal, campeão. Nota 10 – só que não. Aquilo me deu um nó na garganta e eu, que não dou ponto sem nó, fui lá deixar meu comentário, que foi super de boa – mesmo! Primeiro brinquei para chamar a atenção dele. Já imaginava a resposta e bingo, deu certo: ele abriu a brecha que eu precisava para falar. Sei que ninguém muda da noite para o dia, mas acredito muito no plantar da semente para que reflexões aconteçam e, assim, uma possível mudança de comportamento também.

O machismo nosso de cada dia

Imagem de Ms Jane Campbell / Shutterstock.com

“Ensine garotas a ser alguém e não de alguém”, diz o cartaz da protestante

Minha primeira argumentação foi sobre a brincadeira feita. Sei que ele não fez por maldade porque o conheço, mas é esse o X da questão: é mais um comportamento tão enraizado que a maioria das pessoas não percebe o quanto é nocivo. Ele quis ser engraçadão, colar de garanhão com a galera do futebol, mas não se tocou que o comentário em questão só perpetua uma imagem desnecessária de um modelo de sociedade que vangloria o homem e diminui a mulher como um simples objeto. Foi um post bem machista. Na cultura do futebol a mulher é um trofeuzinho pro cara pegar, se gabar e, depois, jogar fora. Nem preciso dizer o quanto isso é errado, certo? É machismo puro.

Eu parto do seguinte princípio: você não precisa concordar com ninguém, mas você tem o dever de respeitar as pessoas. Talvez na sua concepção seja um absurdo uma menina transar com vários caras, mas ei, guarde isso pra você. A vida é dela, o corpo é dela. Não é problema seu. Ninguém aqui é Deus para julgar o semelhante, ninguém aqui é santo. Talvez você se case virgem com o homem da sua vida, mas comete outros erros, então ninguém está em posição de julgar nada. Respeito é o mínimo que se deve ter por qualquer ser humano. Recomendo demais praticar a empatia também, pois tudo muda de figura quando nos colocamos no lugar do outro e tentamos ver a perspectiva sob os olhos dele.

Seguindo o meu comentário, um amigo dele sabiamente comentou que “brincadeira hoje, agressão amanhã”. Achei de uma sensatez extrema. As pessoas tendem a pensar em agressão apenas como tapa e soco, mas mulheres são agredidas de diversas formas, especialmente no psicológico. Muitas estão em relacionamentos abusivos e não se dão conta (inclusive recomendo demais que vocês assistam a esse vídeo que a Ju Romano e o Lucas gravaram sobre isso, é maravilhoso!), então preste atenção no que acontece na sua vida e se livre dessas amarras assim que se der conta delas.

Refletindo sobre o seu comportamento

O rapaz veio argumentar que era apenas uma brincadeira e que eu não havia entendido, mas voltei a corrigi-lo. Salientei que mesmo que feita sem maldade, a fala dele em uma rede social perpetuava um comportamento que acontece todos os dias na nossa sociedade e que, infelizmente, a maioria ainda vê como ok. O cara ser garanhão e pegar todas é super ok, mas se a menina se comporta da mesma forma ela é uma “biscate” que não se dá o valor. Isso ainda faz com o que o cara se torne mais cobiçado, pois “pegá-lo se torna uma disputa” e há anos mulheres foram ensinadas a competir por macho. O oposto, no entanto, é uma tragédia, pois se a mulher fica com vários ela perde seu valor. Vivemos um momento em que a desconstrução é necessária e esses discursos, mesmo que na brincadeira, reforçam o comportamento de que o homem pode tudo e a mulher está à mercê do julgamento masculino.

O machismo, o preconceito, o racismo, a homofobia estão escondidos em tantos bordões, piadas e atitudes que são propagadas como “regulares” que a gente às vezes nem se dá conta, por isso eu peguei no pé dele e quis reproduzir a situação aqui. Quero que vocês se atentem para essas questões, comportamentos e atitudes. São em momentos assim que a gente faz as pessoas refletirem e não repercutirem mais esses discursos que só corroboram para comportamentos opressores. Eu tenho pavor de situações que ficam parecendo guerrinha entre homens e mulheres. Acredito em igualdade e essa é a base do feminismo, então quero dar alguns exemplos:

– Se eu trabalho em uma empresa e ocupo o mesmo cargo que um homem, quero ganhar o mesmo que ele;

– Se eu tenho um filho, quero que o meu parceiro me ajude a cuidar dele tanto quanto eu. A mulher não faz o filho sozinha;

– Dividem o mesmo teto? Nada mais justo que as tarefas de casa sejam divididas, oras; 

– Ambos trabalham fora? Dividam as tarefas, como preparar o jantar, olhar as crianças enquanto o outro cozinha e etc;

– O corpo da mulher e a vida dela pertencem a ela e quem julga o que fazer com eles é ela e apenas ela;

Sei que existem pessoas que me leem com as mais diferentes convicções e religiões, então quero deixar claro uma coisa antes de alguém vir falar algo: Jesus nunca julgou ninguém e Ele é filho de Deus, Ele tem poder para isso. Ele disse para amarmos ao próximo, então não cabe a você querer julgar ninguém. O seu dever, no entanto, é respeitar e, repito, ter empatia para se colocar no lugar do outro. Não corrobore com atitudes que destroem a mulher. Prestem atenção nos comentários e brincadeiras que vocês fazem, pois eles podem estar compactuando com atitudes negativas, que reforçam comportamentos opressores que vêm se perpetuando há décadas. Não seja essa pessoa, apenas não seja.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *