Foto de Shutterstock

Uma das dúvidas que mais recebi das leitoras durante minha viagem foi “como comprar roupas na Europa?” Vale muito a pena comprar roupas por lá, pois são mais baratas e tem bastante diversidade. A maioria das lojas de departamento oferece tamanhos que vão até o 52, mas é possível comprar tamanhos maiores pela internet e pedir para entregar onde você estiver hospedada. Não entrei em nenhuma loja específica para plus size porque, na realidade, nem procurei. O foco da minha viagem não foi comprar nada, então não dei muita atenção a isso. As coisas que comprei foram por necessidade, exceto a jaqueta de paetês que comprei por amor mesmo.

Os preços podem ser ótimos, dependendo da valorização da nossa moeda. Dá para comprar peças por uma mixaria, como a jaqueta linda que comprei na Primark por dez libras, o equivalente a R$ 46,00. Nunca que eu ia pagar isso em uma jaqueta no Brasil e ela ainda é dupla face, maravilhosa! A Primark, por exemplo, está por quase toda a Europa e é uma gigante loja de departamentos que o povão ama. Lá é tudo barato mesmo e encontrei peças que equivalem ao nosso 50/52, mas me disseram que vai até o 54. Prepare-se para surtar, pois além de roupas, vi uns itens de decoração incríveis que estou até agora querendo me estapear por não ter comprado!

Veja o que eu comprei lá:

Como comprar roupas na Europa – entendendo os tamanhos

O que todo mundo mais quer saber é como escolher o tamanho certo. Esse é o pulo do gato porque vou lhes dizer agora que comprei roupas de tamanhos totalmente variados! Estou mais gorda agora, então no Brasil estou usando 50 ou 52, dependendo da marca. O meu tamanho “certo” lá seria o 20. Antes de ir fiz uma compra online no site da ASOS. Segui as tabelas de medida, comparando com as minhas, mas tudo ficou maior. Meu sobretudo foi o 24 (que ficou grande, deveria ter sido o 20) e as camisetas foram 22 (e ficaram grandes também). A jaqueta rosa que da Primark é tamanho 20 e a verde que comprei na H&M é 18. A de paetês, no entanto, também da H&M, é 12!

Comprar na loja de um outro país é bem gostoso, mas vale a pena se arriscar nas lojas virtuais. A dica é sempre seguir a tabela, mas como disse acima, segui a da ASOS e tudo ficou grande em mim. Não vou dizer para você comprar um tamanho a menos porque pode dar errado, mas veja abaixo como funciona a tabela deles. Escolha sempre a opção centímetros “CM” e tire as medidas do seu busto, cintura e quadril. Compare com as deles e depois veja na coluna “tamanho” o que corresponde a elas.

Entendendo as tabelas de tamanhos

Vejamos agora a tabela da H&M, que foi a que mais deu discrepância de tamanhos para mim. Eles vendem mais tamanhos plus size online do que na loja física, então é uma boa dar uma olhada no site da marca também. O que reparei é que sempre há diferença nos tamanhos do Reino Unido para os da Europa. Eles mudam, o número não é o mesmo, então só se baseie nas medidas do Reino Unido se você for para lá. Para os demais países use “EUR”. Aqui coloquei só uma parte da tabela para as orientar. No site ela tem mais uma parte com tamanhos, que são os plus size. Acho que a H&M é a loja de departamento que mais tem diversidade de tamanhos na Europa. Como já expliquei, não fiquei atrás de lojas ou fazendo compras, mas as que vocês irão encontrar na Europa que oferecem roupas plus size com bom preço são:

Não sei se o post responde tudo o que vocês gostariam de saber, mas se tiverem dúvidas ou sugestões, deixem um comentário que vou respondendo e também editando o post, caso perceba que esqueci de incluir alguma informação. Espero que esse conteúdo as ajude. Beijo grande <3

Comentários

Recomendados

2 comments

Responder

Quando fui achei lojas específicas Plus size é deu para encontrar alguma coisa mas achei bem conservadora as peças. Talvez por ser outono mas tudo muito diferente do nosso habitual.

Responder

É, eu não vi nada de tão diferente nas que fui, mas roupa de inverno é mais conservadora e “clássica” mesmo. Quero voltar um dia no verão para ver como é!
Beijão

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *