Dias atrás, quando palestrei no FWPS, comentei com os lojistas sobre representatividade e a importância de termos modelos dos mais variados biotipos porque existem muitas variedades de corpo gordo. Acreditem: dei a dica bem mastigada para eles e falei a real do que a gente pensa, sente e quer, mas agora preciso falar do outro lado da moeda e esse lado é com vocês. Enquanto eu palestrava, dei o exemplo de algo que aconteceu também recentemente com a blogueira Ju Romano: ela postou uma foto em que a barriga dela ficou “mais marcada” e um monte de gente foi lá dar palpite ou dizer que estava feio porque estava marcando. Peguei esse exato exemplo para falar sobre como as mulheres criaram uma ilusão de um corpo gordo perfeito. Não é um pouco óbvio que uma mulher acima do peso que use uma saia agarrada vá ficar com a barriga marcando? “Mas tem gorda que usa e não fica assim”, talvez você me diga.  Sim, concordo que essas mulheres existam e a maioria delas, inclusive, é o que o mercado vem buscando para ser modelo plus size: essas mulheres têm quadris largos e barriga praticamente chapada, aí a gente vê nelas as saias justas e, quando uma gorda real vai usar, claro que fica diferente: aí vem o choque!

corpo gordo perfeito 1A Kalli do blog Beleza Sem Tamanho escreveu hoje um post muito bom falando sobre como as modelos plus size quase nunca são gordas e eu endosso tudo o que ela disse. Bati muito nessa tecla com os lojistas, mas veja bem: será que nós consumidoras estamos realmente preparadas para lidar com mulheres gordas de verdade (e nem me refiro ao manequim, mas sim a dobras, estrias, celulites, barriga marcando e etc) como nossas modelos? Eu já escrevi um texto aqui no blog fazendo essa reflexão no passado e muitas mulheres admitiram que sentem essa dificuldade. De uma certa forma, se você parar pra analisar, é a mesma coisa com as magras: a mulher magra não é como a modelo magra. Ela olha aquela mulher e se inspira, quer ser como ela. Com as gordas estão fazendo a mesma coisa ou você acha que eu não me contorço na cadeira quando vejo aquela “gorda” de quadril largo, barriga mínima, peitão, cinturinha e coxa grossa? Poxa, meu sonho ser assim, sabe…

+ Veja também: Representatividade gorda: você está preparada para modelos realmente plus size?

O mercado plus size está expandindo na base da comercialização e lucro, mas são poucas as marcas que são realmente engajadas e preocupadas em vestir a mulher, com seu bem-estar psicológico, que querem usar a moda como uma atividade social de reestruturação do valor feminino. Para ser modelo plus existe sim um padrão, infelizmente, e a maioria não se encaixa. Eu não poderia ser modelo, por exemplo: tenho barriga protuberante, estômago alto, costas largas, peito mediano pro meu tamanho, não tenho quadril, tenho pouca bunda, alergias que marcam minha pele quando estou em crise e uso aplique porque tenho uma doença no cabelo: não, eu não tenho o perfil. Eles querem, na verdade, uma mulher que eu – bem particularmente – “categorizo” como curvilínea. Essas mulheres estão ali no 44, 46 e 48 e não sentem a mesma dificuldade que eu para comprar roupas porque elas têm aquele corpo violão e nós estamos criando monstrinhos porque estamos deixando de olhar para as magras e querer ser como elas para criar um outro estereótipo irreal do que queremos ser: uma gorda perfeita.

corpo gordo perfeito 2Hoje é como se passassem a mensagem: você pode ser gorda, mas uma gorda perfeita. Malhe bastante, deixe suas coxas grossas e seu bumbum empinado, mas faça uma lipo para ter uma barriga o mais reta possível; tenha seios fartos e redondos acompanhados de uma cintura fina que vai fazer de você um lindo violão. Essa gorda você pode ser. Essa gorda está na moda. Essa gorda gera desejo, mas você não. É assim que eu me sinto todos os dias quando vejo as modelos plus size e pode ser gringa ou daqui mesmo: elas têm um padrão e esse padrão é novo e foi se estabelecendo por quem está por trás deste segmento, ou seja, as marcas. Inclusive tem muita modelo plus por aí que tem lipo, ou seja, aquela barriga lisa existe porque houve uma intervenção para isso e aí você fica aí, se xingando, se detestando porque acha que você é toda errada. Tem modelo plus que faz lipo porque é preciso ter um corpo X para conseguir trabalho, porque facilita. Já dei consultoria para várias marcas que me afirmaram que, quando colocaram uma modelo realmente gorda para fotografar não vendeu porque não gerou identificação, então fica aqui a minha pergunta: o que queremos, afinal? Queremos continuar perpetuando um modelo de imagem que seja irreal para que possamos aspirar ser algo que nunca seremos ou aprenderemos a crescer e enfrentar nossos medos e neuras de vez para entender que existem muitos tipos diferentes de corpo e que existe beleza em cada um deles? Não existe um certo e um errado, por mais que te façam acreditar nisso. Simplesmente não existe: certo é ser você, é entender o seu corpo e respeitá-lo, descobrir o que você pode fazer de melhor para valorizá-lo e sentir paz e alegria vivendo em sua própria pele, não querendo ser outra pessoa, entende?

corpo gordo perfeito 3(Meu sonho era ser linda como a Ashley Graham. Se eu tivesse o corpo dela, vish… Tá vendo como é?)

Para finalizar, quero que vocês façam a seguinte reflexão: o mercado é sustentado por nós e as mudanças só acontecerão a partir do momento em que eles perceberem que nós queremos nos sentir representadas, que queremos variedade e que não estamos presas a imagens aspiracionais, mas que sabemos lidar com a realidade e entendemos que temos dobras, barriga, marcas, celulites e estrias. Você acha normal ver uma modelo plus de biquíni toda photoshopada sem nenhuma estria e celulite? Pô, até eu queria ser gorda assim e as pessoas se iludem, esquecem desses truques e efeitos e ficam lá, se comparando e se sentindo o cocô do cavalo do bandido por não serem daquele jeito. O lance é encarar seus medos de frente, é entender que somos todas diferentes, únicas e reais da nossa própria maneira e parar de idealizar algo que você não é e nem vai ser. Seja você mesma, sempre, pois padrões não se vão: eles apenas trocam de roupa e se isso acontece é porque nós mesmas alimentamos esse comportamento.

Comentários

Recomendados

20 comments

Responder

Post mais do que espetacular, principalmente a parte do público que diz que quer representatividade, mas que na verdade só consome uma imagem/vida/corpo irreais! Se você pegar o meu corpo como exemplo eu não sou plus size e nem magra, o que eu sou então? Eu nunca consigo me encaixar em uma modelo e eu REALMENTE gostaria de poder!

Com relação a ser a gorda perfeita eu TOTAL entendo, o meu bumbum é cheio de estria, tem celulite na minha coxa e eu sei que não sou a única, mas nós não vemos isso no mercado de jeito nenhum! -_-

Beijoo, saudades ♥

Responder

Anninha, sua coisa linda: você se encaixa no padrão “puro creme do amor”

Ai que saudadeeeee <3

Responder

Paula, eu fico muito encanada quando vejo as modelos sem uma estriazinha pra contar história! Eu, que sofro desde muito nova com estrias por conta do efeito sanfona, olho para a minha barriga com estrias em torno do umbigo e nas laterais e olho para aquela modelo que, por milagre, tem uma barriguinha mais protuberante, e vejo que esta é lisinha de tudo, e isso me deixa meio mal comigo mesma. Eu paro e penso: “poxa, porque não sou assim?” “Fulano nunca vai me ver só de sutiã porque ele não pode ver minhas estrias!”. É aí que “o caldo entorna”!Não estou dizendo que toda gorda tem que ter estria na barriga, longe disso, mas como você disse no texto, a maioria das gordas tem características muito parecidas entre elas/nós, como as estrias, e estereotipar isso não é legal, não representa a mulher real em sua maioria.
Beijos!

Responder

Sim, o real fica manipulado porque as marcas justificam que as clientes deixam de consumir porque acham feio e não vende, então se o problema está em nós, a gente precisa refletir e se posicionar para que isso mude porque o mercado acompanho o que o público quer e o que o público ainda quer é ilusão!

Responder

Amei, falou tudo.parabéns!

Responder

Perfeita reflexão. Quebramos uma amarra, onde só o corpo magro e sarado era aceito, para criar outra, onde o corpo gordo até é aceito, mas precisa ser o corpo de uma magra que cresceu. Onde ficam nossas celulites, estrias, dobras da barriga? Pq eu tenho um corpo perfeito, é ele que me leva de um lado para o outro e EU decido o que quero ou não usar, se listras verticais ou horizontais me caem bem, qual a cor que me favorece.
E quem achar feio, que não gostar, que não olhe!!!! Pq eu me acho linda do jeitinho que sou. Simples assim.

Responder

Amei suas colocações, Lu! Comentário super pertinente <3

Responder

Tem um artigo muito bom sobre isso aqui: https://deflorar.com.br/blog/ps

Responder

Nossa…. ???????

Responder

Muito obrigada pelo carinho <3

Responder

Ótimo texto!!!!!!! vc falou tudinho!!! Fluvia Lacerda, Ashley Graham e etc..e muitas blogueiras famosas gringas são exatamente esse estereotipo! Cinturas de 80cm, quadril de 125cm e busto de 95cm..pôxa né!
Ah! E até nas roupas que compramos on line são assim..as medidas sempre muito proporcionais..é como se a Barbie tivesse engordado sabe..kkkk

Responder

Desculpa mas existem sim gordas com barriga reta sem ter feito lipo,isso é um biotipo de ampulheta ou de pêra vai me desculpar mas elas existem no meio do povão sim não nego que é esse biotipo que o mercado plus procura mas enfim cc dizer que é irreal vc esta muito redondamente enganada conheço uma moça assim tda farta seios quadris e cintura fina coxas grossas ela esta 10kg acima do peso e sim tem a barriga reta,isso se chama biotipo e não plastica,no mais uma caminhadinha faz muito bem a saúde e ao coração obs gordinhas nao precisam ser sedentarias,abracos.

Responder

Querida Gaby, por favor, me faça uma gentileza e releia o meu texto? Quem foi que disse que não existem gordas com barriga reta? Eu afirmo no meu texto que existem e que, inclusive, são as mais procuradas para serem modelos plus size. Também afirmo que algumas fazem lipo para conquistar essa barriga mais chapada que elas não têm. É só ler novamente que você vai encontrar tudo isso no texto.

E sobre o sedentarismo eu nem vou comentar porque você com certeza não é minha leitora e caiu aqui de paraquedas para falar isso..rs.

Beijos

Responder

Oi Boa noite,me perdoe se eu fui rustica sim eu cai de para quedas,mas confesso que tenho sim vontade de ser leitora sua pois esse assunto muito me interessa,se eu for bem vinda aqui eu gostaria de ser leitora pois eu defendo que tdas as mulheres poderiam ser modelos independente do seu tamanho pq ha diversos tamanhos de mulheres,eu queria muito que houvesse espaço pra tdas nós cheinhas,magrinhas, gordinhas

Responder

Gaby, claro que você é bem-vinda. O espaço é aberto para todos. Estranhei seu comentário, mas logo percebi que você não era uma leitora assídua, pois eu vivo incentivando as meninas a se exercitarem, por exemplo.

Beijos!!

Obrigada por me aceitar bjos ?

Responder

Lindo! 🙂

Responder

É um passo de cada vez. Esse boom das modelos PLUS size já é um grande passo. Eu, particularmente, não acho bonito corpo de mulher muito gorda e/ou sem proporção. É uma questão de gosto. Para mim, a Fluvia Lacerda é o máximo de tamanho que admiro. Minha esposa é gordinha. Veste 46/48 e toda proporcional. Gostosa pra caralho. Não troco por nenhuma magrinha. Eu gosto mesmo é do violão que tenho em casa. Quem liga pra celulite é mulher.

Responder

Li seu texto Hoje e Aida é Tao atual!!

Responder

Que gostoso saber disso! Fico muito feliz em saber que gostou dele <3

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *