Todo mundo sabe que sou transparente feito cristal e que falo o que realmente penso sem ter medo do que vão pensar. Dito isso, farei uma análise crítica neste post da ASHUA, a mais nova marca plus size da Renner. Em primeiro lugar todo mundo sabe que eu amo a Renner e vivo deixando meu dinheiro lá porque quase toda semana eu posto algo de lá. É a loja de departamento mais cara de todas, em minha opinião, mas também onde mais encontro roupas que tenham a ver com meu estilo. Às vezes me frustro muito de ver coisas lindas que não me servem, mas paciência, pois esse é um dos maiores dilemas de qualquer mulher gorda. A Renner nunca me pagou para falar dela, nunca fez “relacionamento” comigo ou me mandou looks, nada. Estou dizendo tudo isso porque quero que fique bem claro que tudo o que irei escrever é o que realmente penso e vamos lembrar que estou imersa e trabalhando no mercado plus size desde 2008 – quando nem nome ele tinha! – e que tenho base para o que vou dizer.

Pela manhã fui surpreendida por um presente da ASHUA, pois hoje foi o dia do lançamento da marca que, por enquanto, só é vendida online. Abri o pacote curiosa e me deparei com uma camisa jeans e uma saia de suede caramelo, evasê, bem do jeito que adoro! A marca sabia o estilo de roupa que eu gostava: devem ter dado uma estudada no meu perfil e mandaram algo que realmente me agradou. Peguei os itens, observei os tecidos, o corte e experimentei. Achei tudo muito bem feito, bem cortado e com bom caimento. A roupa vestiu bem. A modelagem não é ampla, me vestiu de acordo com o tamanho que estou usando, então se você for comprar olhe bem a tabela de medidas. Acho que os tamanhos precisam ser revistos porque é pequeno para plus size, mas vamos ver se eles vão repensar isso. O jeans da camisa é bem firme, gostoso e mais grosso: bem inverno e é daquelas peças que você vai usar por anos porque não vai desgastar com 10 lavadas, com certeza não. A saia ganhou meu coração de cara e vestiu feito uma luva: graciosa, confortável e comprimento perfeito. Fechei a caixa satisfeita porque as peças estavam de acordo com o padrão Renner que eu bem conheço e tanto uso e logo corri para o site para ver o restante da coleção. Amei as peças e fiquei bastante surpresa, pois a proposta é maravilhosa: você vai encontrar peças básicas para montar vários looks elegantes e modernos para trabalhar, para sair e para o dia a dia e agora me diz: não é isso que todo mundo quer? Ou você vai em uma entrevista de emprego usando vestido godê com estampa de cerejinha? Claro que dependendo de onde você for trabalhar você pode usar um vestido assim, mas é exceção e para isso existem marcas segmentadas que fazem bem o trabalho de oferecer uma moda diferente, jovial e colorida. A proposta da ASHUA é básica, acessível, simples e chic. Se você abrir o site e analisar as peças, elas conversam entre si. A coleção tem sincronicidade, uma blusa pode ser usada com vários outros itens e assim sucessivamente. Você consegue fazer uma compra inteligente porque tem vários elementos neutros, básicos e curingas e isso faltava no plus size: não é toda marca que lança coleções que conversam tanto entre si. Eu quero comprar uma blusa sabendo que ela poderá ser usada com várias calças, saias e bermudas e não como um “uniforme” que combina apenas com aquele outro item do catálogo. Entendem isso? Vocês podem ver tudo aqui: http://www.ashua.com.br.

ashua curve size 2

Por que falam da ASHUA?

O plus size no Brasil enfrenta um grande problema: as pessoas não sabem o que elas querem! Não fico acompanhando outros blogs e nem discussões porque trabalho demais e meu tempo livre é todo gasto no meu próprio blog, mas vi uns comentários de algumas pessoas criticando a marca – que mal foi lançada. Mas o que querem as pessoas, afinal? Reclamar é sempre tão fácil, né? Se uma marca não lança roupa com estampa de bichinho, vestido estilo pin up e peças fofas ela é “mais do mesmo”. Eu, que sou uma das blogueiras adultas mais “teen” na hora de se vestir e que vive usando roupa colorida com estampa fofa e estilo pin up sei que esse tipo de roupa é vendido por marcas SEGMENTADAS. Cada uma tem sua especialidade e a proposta da ASHUA é oferecer roupas modernas, curingas, atemporais e versáteis para que as mulheres possam se vestir bem, pagando um preço mais acessível – porque a roupa é sim mais em conta do que a maioria das peças vendidas pelas lojas plus size online, não adianta dizer que não, e está totalmente condizente com o preço das roupas da Renner, que é a loja de departamento mais cara do mercado e todo mundo sabe disso. Roupa boa, com tecido bom e caimento custa, sabia? Eu já escrevi 500 vezes, mas vou repetir: a roupa plus size é mais cara porque as modelistas não conseguem ter o mesmo aproveitamento de tecido que nas roupas convencionais e muito material é desperdiçado; vai mais linha, mais aviamento, mais tudo e há grande desperdício. Por exemplo: se em 1 metro de tecido elas cortam 2 saias da grade convencional, elas vão conseguir cortar apenas uma saia da grade plus size e todo o resto daquele tecido é desperdiçado. Os cálculos são outros e, sinceramente, fazer moda custa caro! Se você quiser entender bem sobre cadeia de moda, leia esse meu outro texto aqui: http://goo.gl/LXfOHx.

ashua curve size 1

Se você quer reclamar e criticar a moda, antes de sair esbravejando por aí tenha embasamento para o que você vai falar. É muito simples “meter o pau” sem entender todo o processo que acontece nos bastidores. Agora vou desenhar, para quem não entendeu: a Renner não tinha nada plus size, nada. Eu ficava me perguntando quando entraria na loja e encontraria uma arara plus size. Aí hoje quase caio das pernas porque, na verdade, eles foram muito além: passaram sei lá eu quanto tempo estudando esse mercado para lançar uma marca própria e não uma arara com meia dúzia de roupas como a gente encontra na maioria das lojas de departamento. Só no site da ASHUA eu contei mais de 90 itens. N-O-V-E-N-T-A! Agora me diga em qual loja de departamento você encontrou tudo isso de roupa plus size? Não sei dizer se eles vão abrir lojas próprias da ASHUA ou se encontraremos itens dela na própria Renner futuramente, mas se eu descobrir aviso vocês com certeza! Outro detalhe hiper importante: a Renner se preocupou em criar uma nova marca, em desenvolver uma estratégia de branding e posicionamento porque ela investiu nesse mercado de verdade, não para brincar de “ganhar uns trocos” e eu acredito que a ASHUA irá crescer muito. Percebe agora a diferença? Você chegou a ver o filme que eles fizeram para anunciar a chegada da marca? Veja a mensagem que ele transmite e entenda o que é levar um trabalho a sério! Eu me senti bastante representada pelo conceito e espero ver, futuramente, modelos mais robustas e a grade com mais tamanhos: lembrem-se de que eles estão lançando a marca HOJE e que as coisas levam um tempo para progredir, afinal eles precisam sentir como serão as vendas e a receptividade das pessoas.

Outra coisa que acho bem importante ressaltar é o consumo consciente. Uma mulher que dá valor ao seu dinheiro vai se preocupar em “construir” um guarda-roupa com peças neutras, curingas e que possam ser combinadas das mais variadas formas, não de um jeito caricato, que fique parecendo sempre uniforme. E outra: você precisa aprender a desenvolver seu próprio estilo e não virar uma “fashion victim” que só sabe usar um look copiado dos catálogos. Sabe quando aquela blusa só dá certo com aquela calça? Essa compra não é inteligente e o que precisamos, cada vez mais, é de itens que nos permitam criar uma grande variação de combinações que transitem em estilos diferentes e as peças da ASHUA fazem isso, mas quem não trabalha com moda e não tem uma visão crítica não percebe isso de cara: só sabe reclamar e dizer que é mais do mesmo, que não tem novidade. Repito: as pessoas querem vestir o que, afinal?

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Eu, como influenciadora, profissional do setor de moda e comunicação, mulher, gorda, blogueira e consumidora quero dizer à Renner, do fundo do meu coração, um muito obrigada pela ASHUA! Obrigada por terem feito as coisas com calma, com estudo, com um posicionamento fofo e representativo, que faz com que a gente se sinta compreendida e acolhida; obrigada por criarem roupas lindas que combinam entre si, que têm boa qualidade e caimento; obrigada por pensarem em nós e por facilitarem as formas de pagamento – você pode comprar no cartão Renner e parcelar em até 7x (ai Senhor me segura). Vocês foram além! Não liguem para os comentários negativos porque tem muita gente que fala, fala, fala e não sabe o que está dizendo. Eu só espero que futuramente a gente consiga encontrar as roupas da ASHUA nas lojas porque é uma delícia poder pegar, ver, experimentar e levar para casa na hora e que vocês tenham procura de muitas fofas para aumentar ainda mais a grade porque tem muita gente que veste mais de 52 e não encontra roupa bonita para vestir. Vocês começaram com o pé direito e eu tenho certeza que veremos muito mais coisas lindas vindo de vocês. Se eu já amava a Renner antes, agora eu amo incondicionalmente.

E lembrando: eu não recebi 1 centavo para escrever esse texto e nem tenho pretensão alguma com ele: da mesma forma que quando preciso criticar eu critico, quando é para elogiar eu também não meço palavras. E tenho dito!

Comentários

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14 comments

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Eu gostei das peças e entendi o que você falou sobre as peças “conversarem” entre si, além de serem mais clássicas (sem ser envelhecidas) e básicas.
Eu vou me mudar do interior do Rio (calorão) para a Serra Gaúcha e vou precisar praticamente de um novo guarda-roupa. Só que não posso gastar muito dinheiro agora, então quero as peças mais básicas possíveis, que permitam que eu esteja bem em qualquer ocasião e faça muitas combinações. Daí entro nas lojas ou procuro online e só encontro blusas super estampadas, com brilho, mil desenhos enormes, nada discretas. Achar uma peça de cor lisa, mais simples, sem parecer pijama, é tarefa praticamente impossível, por isso a Ashua chamou a minha atenção. As outras marcas investem mais peças muito complicadas de usar no dia a dia.
No momento ainda não posso investir, mas com certeza vou ficar de olho, pois gostei das cores, do corte, das combinações. Se a qualidade corresponder ao preço, vale muito a pena.

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Eu to olhando as peças e a primeira que cai de amores foi justamente a saia de Suede que vc recebeu.
Como já te disse no face minha chateação é só com a numeração 54 não servir ao meu corpo que veste 54, pelo menos de acordo com as medidas do site. Espero que eles revejam e ampliem a gama da numeração.

Eu gostei da coleção, muito mesmo. Me senti navegando na ASOS.
Desejei muitas peças que me parecem mesmo coringas para investir…
Amei a lucidez da sua analise, Paulinha.
Grande beijo

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Realmente, eu comprei duas peças tamanho 54 que ficaram certinhas, quase apertadas e normalmente a minha numeração é 50/52!

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é, pelo o que tenho ouvido a modelagem está bem pequena mesmo. Comprei algumas peças, mas como elas são de tecido molinho, não dá pra falar muito. A camisa jeans que ganhei no press kit não fecha, mas achei “normal” porque sempre tenho esse problema devido às costas largas. Vamos ver se eles vão reavaliar a modelagem!

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Em tempos de armário cápsula e Lowsumerism, uma marca como a Renner lançar uma linha harmônica e muito bonita pra quem é plus size é um avanço bem legal.
Eu não sou mais plus, mas ainda acompanho as novidades por aqui e achei muito interessante o posicionamento da marca e as peças são super lindas e todas bem atemporais, que todo mundo “deve” (odeio essas imposições) ter.

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Nary, eu fico muito feliz em saber que você ainda acompanha o blog, mesmo não sendo mais plus. Isso é muito amor! Eu também achei muito legal o posicionamento e acredito que isso vai mexer com o mercado como um todo!

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Eu vi em algum site que eles iriam lançar essa marca, fiquei aguardando ansiosa, foi pra mim um momento de muita expectativa, pois se existe uma loja de departamento com roupa boa é a Renner, só que o que não tinha era roupa para o meu tamanho kkk, ontem uma das primeiras coisas que fiz foi entrar no site deles, eu amei as peças, bem estilo Renner, só pela foto já vejo que são boas, claro achei um pouco caro, mas normal é o preço da Renner e do mercado plus size. O que mais gostei foi o caimento e a tendência está lá representada, adorei!!! A minha expectativa foi superada e torço para que seja uma novidade para ficar e que possamos encontrar nas lojas físicas também. E hoje procurei o teu blog e o da Ju Romano para saber a opinião de vocês e fiquei sabendo que tinha gente que não tinha gostado, realmente é difícil agradar a todos, não tem jeito. 🙂

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Paula, deixei de lado algumas coisas que eu considerei incoerentes no seu texto, porque o que mais me chama atenção e me magoa é ver o quanto você foi preconceituosa e radical com quem não se identificou com a coleção. Como “influenciadora” sua percepção sobre a exigência por peças mais modernas não deveria ser maior do que achar que quem não gostou da coleção queria ver “roupa com estampa de bichinho, vestido estilo pin up e peças fofas”? Eu sou estilista formada e pós graduada, minha visão crítica sobre moda diz que
até o momento a Ashua não me representa, mas isso pode mudar. Já esse seu texto, nunca vai me representar, nem como gorda, nem como consumidora.

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Primeiro, tem algumas roupas que achei lindas, porém muito caras, e com tamanhos reduzidos. Do que deveriam ser de verdade.

Segundo, colete em jacquard de 199 reais, gente acorda isso é estampa em alto relevo, e é mil vezes mais baratas do que jacquard que são feitos em teares de forma artesanal e usado principalmente em tapeçarias, isso é propaganda enganosa, nunca uma loja de fast fashion conseguiria fazer jacquard embroupas, eu estudo moda, já tive aula com tear e jacquard é feito em tear, é uma técnica muito complicada, demorada e usada artesanalmente, principalmente em tapeçarias.

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own linda adorei seu blog, comecei a ler os artigos e viciei kk, espero ver novos tópicos sempre bjinhos

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Oi Paula!
Eu gostei muito das peças achei de bom gosto, senti falta de algumas coisas sim, mas acho que foi um bom segundo passo? Já que a loja já teve uma linha plus em lojas (eu era consumidora de vestidos plus, já as blusas eram feias) e fiquei muito chateada quando a linha plus passou somente para online, parei de consumir.
Eu achei os preços elevados, vendo que é uma fast fashion, é preço de lojas especializadas em plus e tem diferença de fast fashion e loja especializada. Mas essas diferenças eu nunca vou saber por ser online. Nunca saberei a qualidade do tecido, a qualidade de acabamento ou se a roupa acompanha minhas curvas. Infelizmente constatei que as peças não me serve, vi por ai pessoas bem mais magra do que eu com as roupas entaladas, ponto para Marisa e Pernambucanas onde o 52/54 de lá me serve.
É igual a atual situação do pais, ta ruim mas ta bom…Uma pena que não atende todo mundo, mas pelo menos tem algo.
Beijos

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Eu sou PLUS e cliente fiel da RENNER. Aqui nas lojas de Salvador costumo encontrar vestidos, blusas e casacos que me vestem muito bem. E olhe que geralmente eu visto 50 ou 52 depende da forma. Sou apaixonada pelas roupas da RENNER e amei as peças da ASHUA.

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Eu amei as peças da Ashua!!

Comprei uma camisa que ficou simplesmente perfeita em mim, uma legging em ponto roma linda de viver e outra camisa que no caso não gostei do tecido e devolvi mas isso é uma coisa pessoal (e por sinal, customer service super bom da renner! recomendo!)

Achei o preço super honesto e de acordo com a qualidade das peças. Quem já comprou tecido e mandou fazer na costureira entende que roupa plus custa mais SIM porque usa-se mais tudo! No verão eu sempre mando fazer vestidinhos que eu mesma desenho modelo e é sempre a mesma história: uma mulher magra com 1 altura (1 metro) faz um vestido curto, uma gorda precisa sempre de duas alturas, logo o dobro de tecido.

Então é fácil fazer a conta!

Ashua ta linda, tomara que continue cada vez mais linda e com novidades!!

Bjo Bjo adoro o blog

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Parabéns pelo texto! Achei a coleção linda e espero que eles aumentem a grade, pois, algumas peças não tem na numeração que uso. Precisamos de iniciativas como essas da Ashua, pois já sofri muito procurando roupas e tendo que vestir apenas o que servia sem poder escolher. Portanto, ao invés de criticar, devemos apoiar e torcer para a marca crescer e ampliar a grade.

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