Dias atrás me deparei com um espelho lindo que me chamou a atenção em uma loja Imaginarium (isso não é um publi, até porque paguei bem caro nele… rs). Cheguei perto para ver e, para minha surpresa, nele estava escrito: “Seja sua própria beleza”. Não resisti e comprei. O coloquei em minha mesa de trabalho porque achei que o lugar era adequado e, hoje de manhã, ao acordar, eu fui ligar meu computador e de repente vi um pedaço do meu corpo no espelho. A imagem que vi é exatamente a da foto que está mais abaixo, que só tem um filtro de Instagram e nada de Photoshop. Eu vi uma curva que me agradou os olhos, vi uma tatuagem que é carregada de história e significado, vi estrias que mostram as mudanças pelas quais meu corpo passou, mas o que eu enxerguei de verdade foi uma mulher que se sentiu bonita e em paz com seu próprio corpo naquele pedacinho de espelho.

Eu passei 27 anos da minha vida me achando um lixo, me sentindo indigna de receber um olhar, um elogio, de ser desejada, respeitada. A sensação de ver esse pedaço de corpo no espelho e sorrir, achar bonito e me sentir bem em minha própria pele é indescritível para alguém que passou esses 27 anos projetando a felicidade na magreza, num manequim pequeno, numa medida de fita métrica. O que mudou é que, hoje aos 33 anos, embora eu ainda precise emagrecer um pouco realmente por questão de saúde porque estou com problemas reais e queira definir mais minhas curvas com atividades físicas, o meu corpo de hoje não me incomoda, a minha aparência não me constrange. Eu me libertei! Consegui vencer o monstro interno que me fez acreditar por anos que eu não tinha valor, pois hoje sei a mulher que sou e me aproprio tanto do meu exterior quanto do meu interior: sou um todo e não um fragmento.

seja sua própria beleza - grandes mulheresTudo começa com um espelho, pois ele reflete o que você é, mas o que você vê é diferente do que você enxerga. O maior exercício diário de autoestima é conversar consigo mesma diante dele: abra seu coração e diga a ele o que você quer enxergar em você e ele irá te mostrar. Porque você não é uma celulite, uma estria, um pedaço de gordura, uma mancha, um cabelo, um tom de pele… Você é um todo, completo, que pode ser trabalhado por dentro e por fora, evoluindo diariamente. Seja a mudança que você quer ser, vá em busca da sua autoestima, do seu amor próprio, do seu empoderamento porque a vida é curta demais para você passar tempo diante do espelho se odiando, colocando defeitos em si mesma, se martirizando. Não deixe que ninguém te inferiorize ou queira te dizer como você deve ser. Sabe por quê? Essas pessoas são tão machucadas ou se sentem tão desvalorizadas, feias ou vazias, buscam constantemente por aprovação, que são escravos da sociedade, da opinião alheia. Por não conseguirem enxergar beleza e valor em si mesmas, elas apontam o dedo para o outro e é aí que deve vir o seu discernimento, o seu amor próprio! Você só conseguirá enxergar sua verdadeira aparência quando tiver coragem de olhar para si mesma com amor, por isso não queira ser como outra pessoa: seja sua própria beleza!

E eu sigo minha caminhada me surpreendendo diariamente com essas pequenas manifestações de amor que eu vejo acontecendo em mim. Quando eu poderia imaginar que me sentiria tão bem e em paz diante de uma imagem minha em um espelho? Como eu disse, tudo pode melhorar, mas não me incomodo mais e não me cobro por algo que a sociedade quer que eu seja porque sou minha própria pessoa, tenho minha identidade e me orgulho de ser um todo e não um fragmento. Faça as pazes com o seu corpo porque ele quer te fazer feliz; ele quer viver bons momentos com você, te trazer alegria, plenitude e satisfação. Acredite: se eu cheguei até aqui, você também irá conseguir e eu vou te ajudar como puder, mas lembre-se sempre: seja sua própria beleza!

Comentários

Recomendados

19 comments

Responder

Gosto de ti como se te conhecesse realmente, teus textos me encantam! Concordo contigo em todos os parágrafos, hj estou buscando perder peso para ter mais qualidade de vida (saúde). Posso garantir que me Amo, me aceito, já não é como anos atrás que vivia aprisionada no meu próprio corpo remoendo angústias e revivendo mágoas. O Melhor de tudo isso é que a partir dessa aceitação transmitimos toda essa positividade e energia num simples sorriso! Beijo grande?☺??

Responder

Ale, com certeza! E olha, pode ter certeza que se você me lê com frequência você me conhece melhor do que muita gente que convive comigo porque eu me entrego e me derramo nos meus textos! A gente tem que se cuidar sim: somos responsáveis pela nossa felicidade, saúde, mente e corpo e isso é importante demais! Eu fico muito feliz pela confiança que deposita em mim. Só posso agradecer pelo carinho! Um beijo enorme!!!

Responder

Paula, tu é minha inspiração diária de auto estima, auto confiança, passei a me admirar mais, me respeitar mais, hoje não me importo mais com a opinião dos outros, olhares de julgamentos, eu sou uma boa pessoa, sou Alegre, sou honesta, não tem pq me esconder(não sou bandida) pra sair na rua com medo, por tua causa, hoje eu me olho de maneira diferente, com aprovação e aceitação… Parabéns… ? ? ? ? ? ? obrigada Paula por tua existência, continue assim.

Responder

Ah minha querida, se você soubesse como suas palavras são uma verdadeira injeção de autoestima para mim! O amor e a confiança que recebo de vocês são coisas que nenhum dinheiro paga e é o que me motiva a continuar fazendo o que faço! Você com certeza não deve se esconder: você é linda por dentro e por fora e todas as pessoas ao seu redor merecem ver o seu brilho!!! Um beijo enorme!

Responder

Queridona, li um post antigo onde você conta a experiência que teve com Deus, onde Ele te direcionou sobre a sua missão, que você tem exercido com excelência. Admiro muito isso! Num mundo onde o “ter” é tão valorizado, é especial ver pessoas se levantando para reforçar o quanto “ser” é mais importante. Continue assim, tenha certeza que está ajudando a muitas de nós a encontrarem essa mesma paz que você sentiu ao se ver no espelho, que excede todo o entendimento e que guarda nosso coração. Super beijo!

Responder

Minha querida Jullia, eu fico muito feliz e lisonjeada em ler suas palavras e só posso agradecer o seu carinho! Deus é uma parte muito importante da minha vida e tudo o que eu faço é para a honra e glória Dele, para ajudar outras mulheres. Espero que todas possamos ajudar uma a outra e transmitir essas mensagens de felicidade e amor próprio, pois todas somos dignas da felicidade plena e nossa aparência não deveria ser um impeditivo para isso! Um beijo enorme e espero que continue me acompanhando!

Responder

Gostei muito! Quero esse espelho!

Responder

É muito fofo, né? Eu me apaixonei e não resisti!

Responder

Muito bom, Paula! Adorei a reflexão. Conheci seu blog há pouco tempo e gosto bastante dos seus posts, principalmente os de autoestima. Tenho aprendido a me amar assim também, é tão bom. Sábado, duas amigas antigas foram à minha casa e começamos a olhar fotos nossas, também de algum tempo passado. Olhei aquelas fotos e disse só pra mim: “como eu era linda e não sabia…, meu Deus, como eu era linda e não sabia mesmo…” E naquele momento tive vontade de chorar pela constatação que tive, pois passei muito tempo me odiando também. Hoje, eu me sinto bem na minha pele. No futuro, poderei dizer “como eu era linda e SABIA!!!!!”. Isso não é se achar ou ser metida, nem mesmo achar que não temos defeitos, mas é pensar que podemos ser lindas inclusive com nossos defeitinhos, aliás, acho que eles é que dão o charme rsrsrs. Beijão.

Responder

Ana, eu fico muito feliz em saber que você descobriu o blog e que está gostando das minhas postagens! Eu me abro e me entrego aqui porque quero que vocês realmente se sintam entendidas e amparadas por minhas palavras. Não estamos sozinhas e essa ajuda é essencial para que possamos evoluir e continuar nossa caminhada com alegria, disseminando o amor! Eu sei bem como é isso que você sentiu e a gente precisa mesmo se amar e se respeitar porque o tempo passa rápido demais para nos odiarmos: nosso corpo existe para nos trazer alegria! Conte comigo sempre!

Responder

Hoje meu marido me deu de presente exatamente este espelho e eu entrei no seu blog para procurar uma outro texto seu e me deparei com este. <3

Seja a sua propria beleza sempre!

Responder

Ju, que amor!! Que sorte de ter um marido com esse tipo de sensibilidade! Este espelho é muito lindo e eu espero que você seja realmente sempre a sua própria beleza! <3

Responder

Profundo!!!
Que assim seja!

Responder

Lindo texto. Amei !!!

Responder

Paula como é inspirador ler seus textos! Queria ter lido todos eles na minha adolescência, sei que muita coisa seria diferente hoje, mas só de poder ler eles agora, me faz tão bem que aos poucos vou voltando a ser uma mulher forte e independente de outroras.
São textos como o seu que me dão forças pra continuar depois de episodios como o de sabado. Fui renovar minha CNH no poupatempo da Sé e ia tudo bem até chegar na sala do exame médico. Peguei um médica frustrada e gordofobica que até me ameaçou não me aprovar na renovação porque não queria ouvir as suas “dicas”. Ela começou falando de exercicios e tal, e fui levando, mas ai não aguentei quando ela disse que não deveria pra me aprovar pra daqui 5 anos (que é a lei neh), pq queria me ver antes. Dai eu disse, mas isso é so um exame medico do detran, nao estou aqui pra consultar, e ela lança: ai que vc se engana, isso é uma consulta médica e vc deveria aproveitar meus 25 anos de experiencia. E quando comecei a contra atacar dizendo que era feliz, que estava satisfeita que todos os meus exames indicavam que eu sou saudável, ai o Ki Suco ferveu pra ela, pq gorda nao pode ser saudavel. Citou varias doenças que eu poderia ter, que nao chegaria aos 70 anos….enfim, falou várias coisas e eu contra atacando como podia, sem perder a pose e a compostura, mas vontade mesmo era outra, bem mais ignorante…e ai quando eu disse que ela deveria tomar cuidado ao dizer essas coisas pras pessoas, pois algumas nao poderiam reagir tao bem, ela me vem com a ameaça final, dizendo que se ela quisesse poderia me reprovar e ainda pedir um exame psiquiatrico pra mim, pq EU claramente estava fora de si e era um perigo no transito!
Já tinha passado por situações parecidas antes, com médicos querendo dar “dicas” de como emagrecer e que estava acabando com a minha e minha saúde no futuro (tipo até em exame demissional eu fui obrigada a escutar tais coisas), mas até ai neh, vc meio que espera. Agora no poupatempo? onde ela deveria apenas ver se tenho visão para continuar ou pra alterar dados na carteira, pq apta a digirir o detran ja me concedeu a anos atrás. E não envolvia o fato de ser magra ou gorda.
Mas eu nunca fui tão desreipeitada e humilhada na minha vida, mas guentei o choro na hora e fiz o meu papel dps de denuncia – la na adm do poupatempo.
Confesso que ainda não superei o causo completamente, pq o que mais doeu foi a ameaça, saber que pessoas podem mexer com a sua vida, so pq vc é feliz e eles em posições maiores que vc.
Mas continuo com a vida, pq sei que tenho direito de ser feliz independente do meu tamanho! E como a diz a frase do espelho eu vou ser a minha própria beleza!
E mais uma vez obrigada por existir!

Responder

Ai Ana, eu fiquei aqui com o coração apertado lendo seu relato. Que bom que você a denunciou porque isso é inadmissível. Ela, no papel de médica, até poderia te dar algum conselho e tal, agora te ameaçar de reprovação no exame médico é inadmissível. Estou completamente enojada. Fico feliz que você tenha tido uma postura de não se diminuir perante os ataques dela e que soube reagir da melhor forma. A sociedade é tóxica demais. Essa médica vai ter o dela, ah vai, porque a vida ensina e você continue sendo feliz, se cuidando, se amando e deixe esses episódios dolorosos pra lá porque pra cada chateação que passamos, Deus vai mandar inúmeros outros sorrisos para compensar! Tô aqui pra te ouvir sempre que precisar, viu?
Beijo grande

Responder

Se precisar voltar lá, volte com uma camera escondida, daquelas em miniatura, tem em forma de botão, pingente, etc….E mande brasa na gordofobia….ningume pode pressionar um negro a ficar branco enm um homo a virar hetero….então também não se pode obrigar ninguem a ser magro……

Responder

Eu não me canso nunca de elogiar seus textos! Como escreve bem! Suas palavras chegam direto ao coração! Vc está fazendo a coisa certa, tenha certeza disso! Bjss

Responder

Ká, só posso agradecer o carinho de leitoras tão especiais como você! <3

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *