Hoje, ao acordar, estava vendo o Instagram e a primeira postagem era da minha amiga Débora Fernandes. Ela compartilhou uma imagem que o site EGO fez da cantora Preta Gil com o seguinte dizer: “Tenho celulite sim e não me envergonho”. Cheguei de viagem já querendo gravar um vlog sobre esse assunto, mas decidi escrever um texto também porque nem todo mundo que me lê vai me assistir e vice-versa. Viajei para Maceió e quis aproveitar a paisagem maravilhosa para fotografar, todos os dias em que fui à praia, o biquíni que estava usando para empoderar minhas leitoras e ajudar mulheres a se desprenderem do medo de exibir seus corpos. Acredito eu que apenas uns 3% das mulheres do mundo tenham o que a mídia chama de “corpo de verão”: sarado, torneado, sem excessos, sem celulite. Só é assim quem já nasceu com uma genética muito boa e malha muito, o que não condiz com a realidade de 97% das mulheres.

preta gil

Quando me libertei do medo de usar biquíni e postei as primeiras fotos que fiz em uma piscina aqui no blog, senti que realmente tinha vencido aquele meu medo e, estando na praia, percebi que mesmo estando mais gorda do que eu normalmente sou – porque engordei uns 10 kg nesse fim de ano devido a um problema de saúde que não me cabe falar aqui -, eu estava bem tranquila com a minha imagem e nem um pouco preocupada se alguém no local estava me medindo e falando de mim. Estava em um pedaço do paraíso, curtindo minhas férias, então porque me importaria com a opinião alheia? Tenho mais o que fazer! E usei meus biquínis livre, leve e solta!

Mas vamos falar da polícia do corpo alheio que está em peso na internet, aquela que se esconde por trás da tela de um computador, aquela que não sabe diferenciar opinião de ofensa, a que se denomina rainha da verdade, que critica os outros mas não olha para si mesma e ainda ajuda a reforçar a ditadura doentia da beleza… Ah, essa polícia! No primeiro dia de praia postei uma foto com um biquíni e um dos primeiros comentários era de uma mulher caçoando muito a minha imagem dizendo que eu estava me expondo ao ridículo. Mais de 400 pessoas responderam à ela me “defendendo”, mas o que me entristeceu é que a maioria das pessoas que revidavam faziam isso usando discurso de ódio de volta e esse não é o caminho. A mulher foi preconceituosa porque estava reproduzindo o discurso da massa de que só pode usar biquíni quem tem corpão e isso é o que a gente mais ouve por aí, mas não é com xingamentos e com mais ódio que vamos ensinar a ela que as coisas não são assim. Depois de ser tão xingada ela veio me pedir desculpas por mensagem privada e eu conversei muito com ela e expliquei várias coisas. Aparentemente ela entendeu e disse que nunca mais faria isso, que ela não tinha o direito de magoar outra pessoa. Uma das coisas que tive que explicar a ela é que opinião é bem diferente de ofensa, pois os primeiros comentários dela foram bastante ofensivos e ela achando que aquilo era opinião e não era.

biquínis plus size baixa

O segundo caso, para mim, chega a ser engraçado… Postei outra foto de biquíni. Era o mesmo exato modelo do biquíni que mais elogiaram e algumas pessoas foram lá falar que estava pequeno, que meus seios ficaram feios, que ficou sobrando, caído e etc. Vejam bem: eu estava em uma praia, praticamente sem sinal de celular, de férias, relaxando e postei uma foto. Realmente eu não ajeitei meu seio no biquíni pra tirar a foto e eu vi esse detalhe antes de postar, mas nem me importei porque o conjunto da foto era mais bonito para mim. O que veio de polícia fiscalizar o meu peito e dar palpite e falar isso e aquilo não tá no gibi. E eu ainda me dei ao trabalho de explicar que estava grande – sobra bojo nesses biquínis pra mim porque meu seio é mediano e as costas largas – e elas caçoando que estava sobrando na lateral e bla bla bla. Detalhe é que se elas queriam fiscalizar tanto assim, era só olhar o outro lado do biquíni pra ver que não estava sobrando nada, foi apenas uma questão de não ter ajeitado o seio naquela hora, não estava pequeno, mas a polícia só faltou pegar uma fita métrica e medir. As discussões não acabavam: era gente querendo dar palpite nos meus seios e no que eu tinha que usar que não acabava mais. A resposta é muito simples: o corpo é meu e eu uso aquilo que eu quiser, gostem as pessoas ou não. É isso que você tem que ter em mente sempre, sempre. Você sabe o que fica bom em você, o que faz você se sentir feliz e é isso que você tem que usar. O que os outros vão pensar é problema deles.

Tem outra parte da polícia, aquela que diz assim: “se você não quer opinião, então não poste fotos, não se exponha”. Olha, eu tenho que ter mesmo uma paciência de Jó. Em primeiro lugar, eu jamais deixaria de postar algo que eu quero, que vai ajudar um monte de gente, com “medo” de julgamento de zé povinho. Não existe absolutamente nada que ninguém da polícia da internet possa dizer que vá fazer com que eu me sinta ofendida ou menosprezada porque eu fui muito bem curada disso. Minhas humilhações aconteceram até os 27 anos e tudo o que podiam ter feito para me ferir, fizeram até aí. Depois que eu me aceitei, me amei e entendi que eu não precisava ser de um jeito X para ser feliz, nada mais me abala porque eu realmente sei o meu valor, sou mais eu, então podem falar à vontade. Hoje, com 33, sou outra mulher, mas se as pessoas querem dizer o que elas bem entendem, eu vou responder o que é e aí já vem o discurso de “ai não sabe lidar com críticas”. Duas pessoas implicaram tanto que respondi a elas: “ué, se vocês estão tão incomodadas com o biquíni que escolhi e meus seios, é simples de resolver: façam uma vaquinha e me deem de presente o modelo que vocês julgam apropriado que vou usar feliz e contente” e aí elas ficaram incomodadas dizendo que eu não aceitava críticas!! Hahahahaha… Ai gente, tenho que rir alto, viu?

Escrevi tudo isso porque a real é o seguinte: você tem que ser você sempre e fazer os seus gostos. A tal “polícia” sempre vai existir porque felicidade e gente bem resolvida incomoda demais, então nem se preocupem com isso. Coloquem seus biquínis, maiôs, o que quiserem e vão à praia e à piscina com um sorriso no rosto porque ninguém tem o direito de intervir nas suas escolhas, de apontar o dedo para o seu corpo querendo dizer que algo é certo ou errado. Não existe corpo de verão: o que existe são mulheres bem resolvidas que entendem que seus corpos são partes de suas experiências de felicidade e que não são celulites, estrias, seios pequenos ou grandes, bunda ou a falta dela que vão fazer com que você deixe de aproveitar os melhores momentos do verão. E eu termino este texto com um trecho ótimo desse discurso de Preta Gil, que mandou muuuuuito bem:

“Aprendi a me amar e me valorizar pelo meu caráter. Meu corpo, minhas gordurinhas e minhas celulites não medem o meu caráter a minha garra!! Tenho celulite SIM e não tenho vergonha delas. Não vou me render nem virar escrava de um padrão de beleza que não é o meu! Eu também sou padrão de beleza, pois a maioria das mulheres brasileiras têm o meu biotipo. Gente, chega, guardem suas “opiniões” para vocês. Existem muitas mulheres que levam em consideração o que vocês falam e acabam pagando um preço alto para se encaixar no padrão imposto pela sociedade e mídia!! Tenho saúde, tenho amor e isso é o mais importante de tudo !! Tenho autoestima SIM e tenho senso, senso que um dia a terra come a nossa carne, mas a nossa alma tem que ser leve e livre!!!”

Comentários

Recomendados

28 comments

Responder

Paula sua linda!! Eu vi desde a primeira postragem,e só pensava,gente como ela tá linda,feliz. ( a praia já conhecia,morei metade da vida em Recife e sempre ia ). E sabe o melhor,a tua segunda fã(a primeira sou eu,a segunda minha adolê) só ficava babando nos biquines e perguntava se tinha pra ela;olha que fodástico,uma menina de 11 que só perguntava se eu poderia comprar igual. Meu,já disse uma vez e continuo;essa geração provavelmente não tem mais jeito(a nossa)salvo algumas ,mas a próxima,no caso das minhas crias…essa promete e,graças à emponderamento de pessoas como tu. Sou grata,por voçê existir e persistir.

Responder

Ahhh Bia, sua linda! Sua filha é uma coisa mais fofa e linda deste mundo! Manda um beijo enorme pra ela!
Ó, eu vou responder pra você o tamanho da saia ainda… ela tá lavando e eu vou olhar na etiqueta depois porque não lembro o tamanho dela! uahauhauah
Eu estava mesmo muito feliz e pouco preocupada com o que estavam pensando de mim. Eu desejo demais que a geração da sua filha seja muito diferente da nossa, de coração, porque nenhuma mulher merece viver tão amargurada por conta do corpo. Vamos nessa que a gente vai conseguir mudar esse cenário!

Beijo enorme em vocês

Responder

Como sempre lacradora!!! Arrasou! Penso a msm coisa. Opinião é uma coisa e ofensa outra bem diferente. E vemos como no exemplo q vc citou q é pura falta de educação, é ignorância pura. Por isso não da pra levar a sério quem te ofende, por mais que doa. No final aquele q te ofendeu é uma pessoa extremamente ignorante e infeliz. Ainda bem que existem pessoas como vc que nos ajudam a superar essas coisas e ainda nos dá uma voz. Obrigada!!!

Responder

Ana, que fofa você! É bem isso mesmo: eu tenho pena desse tipo de gente, mas um dia elas vão aprender!
Tô aqui pra ajudar a quebrar esses tabus e vamos que vamos <3

Responder

Paulinha,que pessoa maravilhosa é você! Meus deus do céu.
Olhando assim. Minha vida,você não tem noção do quanto ela deu um giro em todos os sentidos,graças a você,eu absorvo seus “ensinamentos” haha e tô muito orgulhosa de mim mesma.
O relacionamento que você tem com suas leitoras(e eu tbm né) é como se fosse se uma amiga que ta ali do lado,divindo as aflições,as dores,o teu blog é uma caixinha,digamos,onde eu encontro a solução pras aminhas aflições,ok,nem todas,maas,grande parte delas hahahha.
Paulinha,obrigada por existir,por ser a nossa voz,minha e das outras leitoras,por nos ajudar a superar nossos medos,e e a ser livre,ser livre é muito bom.Mesmo.
Que Deus te guarde e abençoe,obrigada por tudo,lindeza! ?❤️?

Responder

Ai gente, que coisa mais fofa! Eu fico toda abestalhada lendo isso e pode ter certeza que eu tenho vocês como minhas amigas, pois aqui todo mundo se entende e se ajuda. Vocês são minhas preciosidades e faço tudo isso para ajudá-las, pois o que importa é sermos felizes! Tamo junto <3

Responder

Paula eu adorei os seus biquínis e inclusive te imitei no instagram postando vários modelitos dos meus biquínis. Kkkkk bjs sua linda. Depois se quiser ver, ficarei lisonjeada @elianesa

Responder

@elianesaverri

Responder

Com certeza vou ver!!! Que incrível saber que vocês se inspiraram nas fotos para postar as suas também! <3

Responder

Paula sua maravilhosa, tu é mega empoderada e eu sei que nem precisava falar nada aqui, mas o que falta na policia da internet é o que fazer, elas buscam um entretenimento e ao invés de procurar alguma forma de cultura para se distraírem, se divertem ofendendo e fiscalizando o que não lhes é de direito. Continue o bom trabalho, o apoio que tu oferece pras meninas que passam pelo mesmo é muito importante e estaremos aqui te acompanhando. <3

Responder

Carlinha, sua linda! Tudo o que você disse é verdade. Acho que eles não se conformam em ver pessoas felizes e aí têm que ir lá, meter o bedelho pra ver se mela a felicidade alheia, mas aqui esse baixo astral não pega, não!!! <3

Responder

Não sou gordinha, sou a famosa magrela e posso afirmar, que morria de vergonha de ir à praia por ser magra, os olhares, os comentários me deixavam com vergonha e sempre me escondi. Hoje com 21 anos, pouco me importo com a opinião alheia. Sou magra sim, vou de biquini sim, e não, não estou passando fome ou tenho problemas (bulimia e afins).

Eu não sei o que acontece com que as pessoas se achem no direito de opinar sobre o corpo alheio. Cara, vá cuidar da sua vida, hahahah.

Parabéns Paula pela atitude, de querer mostrar isso às demais pessoas e fazer com que elas não levem esses comentários à sério, sério, dessa gente só se pede duas coisas: RESPEITO, se não souber respeitar, DISTÂNCIA!

Responder

Pati, é bem isso! Espero que você também vá à praia sem neuras! <3
Estamos juntas na luta pra quebrar esses estereótipos! 😀

Responder

Como é bom ser feliz,principalmente quando a gente aprende que a pessoa mais importante de nossa vida é a gente mesmo.Eu amo cada centímetro do meu corpo e com isso sou muito feliz.Bj linda vc é um belo exemplo de vida.

Responder

Uhulll! É isso mesmo <3

Responder

…”um dia a terra come a nossa carne, mas a nossa alma tem que ser leve e livre!!!”

Responder

Paula te acho linda, adoro seus textos e me inspiro muito em você!
Tenho 23 anos, meço 1,61, peso 92kg, visto 44, tenhos seios e-noooor-mes (TAM 54) e até meses atrás morria de vergonha por isso.
Resolvi fazer um 2016 diferente e me amar pra sempre! Comprei vários biquínis (coisa que nunca havia feito antes devido a grande dificuldade de comportar meu belo par de seios), vou à praia sempre que posso pois acho um desperdício morar no RJ e não curtir o que Deus fez pra todas nós, seja alta, baixa, magra,magrela, gordinha, gorducha ou gordona!
O que importa é o nosso interior, se estamos bem e nos amamos.
Muito obrigada por nos representar tão bem!
Beijinhos!

Responder

Camila, é isso mesmo! Não pode morar na praia e não curtir….rs! Que desperdício, já pensou????
Estou aqui para todas nós! Vamos colocar nossos biquínis e divar muito <3

Responder

Oi Paulinha ,
Arrasou…
bjokas Fran

Responder

Boa tarde, admiro voce como mulher, continue postando modelos de roupas, cabelos eu acho maravilhoso quando a pessoa se ama e posta coisas que fazem bem, tem tantas outras coisas para as pessoas se importarem, uma delas é orar e assim vai, continue assim bela, maravilhosa, isso tudo é coisa de LOUCOS, beijos. meu face é isa, nao tenho foto mais curto voce demais, sou de sao luis maranhao.

Responder

Muito obrigada pelo carinho, Regina! <3

Responder

Eu nunca, nunca, nunca vou me permitir fazer comentários sobre o corpo de outras pessoas, falando o que está “errado” na minha opinião.
Às vezes eu olho algo que acho que poderia melhorar, mas não me cabe falar isso. Eu sou super encucada com os meus seios, morro de vergonha, se falarem algo deles vou ficar mal por dias. Imagina se eu falo algo que parece bobo pra mim, mas pode te machucar de alguma forma? Eu não teria como saber, a não ser que fôssemos íntimas.
Toda vez que eu vejo algo que me incomoda no corpo de outra pessoa, eu penso em mim mesma e lembro que eu não gostaria de ver uma parte do meu corpo sendo apontada como algo feio/errado, então me calo, porque o corpo dos outros não me diz respeito.
Se você tirou foto com uma roupa, lingerie, biquíni, não é para expor o corpo e sim para falar da peça, fazer um publi, dar uma dica. A gente pode comentar sobre a roupa (com educação), nunca agir como se as pessoas fossem peças de carne num açougue, que a gente olha e fala “tá feio, preferia de outro jeito, não gosto assim”.

Responder

Bianca, ler seu comentário é até refrescante porque se todo mundo tivesse essa exata mentalidade, tudo seria muito diferente no mundo. As pessoas não conseguem se colocar no lugar das outras e acham que se está lá é porque podem falar o que quiserem e não é assim. Realmente o foco das postagens é empoderar, mostrar uma roupa, mostrar que podemos, mas sempre há quem consiga distorcer tudo.
Que bom que existem pessoas como você para me ajudar a “ensinar” quem ainda precisa aprender <3

Responder

Querida, só tenho duas coisas a te dizer: parabéns e obrigada!

Responder

Ahhhh que fofa! Precisa agradecer, não <3

Responder

Paula, adorei o post! Realmente é impressionante a quantidade de pessoas que sentem uma necessidade enorme de dizer a “opinião” delas sem se importar com o outro. E infelizmente isso não acontece só na internet, tem muita gente que faz isso pessoalmente.
As vezes eu posso escolher uma roupa que não me favoreça, mas se eu estou me sentindo bem com ela, não estou interessada em saber a opinião dos outros. Até porque, o que não agrada uma pessoa, pode agradar outra… e gosto não se discute.
Algumas pessoas comentam sem maldade, na intenção de ajudar, mas não quer dizer que não machuque ter seus defeitos apontados. O mundo seria muito mais feliz se as pessoas guardassem suas criticas para quando elas forem solicitadas. Se eu perguntar se ficou bom, estou dando brecha para ouvir opiniões, mas se não pedi ajuda, que as pessoas comentem quando gostarem.
Em tempo, adorei os seus biquínis! Um mais lindo que o outro. Tenho tido uma dificuldade enorme de encontrar biquínis legais. Parece que a maioria dos biquínis são feitos pra quem não tem peito. Tudo minusculo. Quem tem um pouco mais de peito tem pouquíssima opção de modelos que realmente caem bem. Acabo comprando sempre o mesmo modelo. Da última vez que comprei um modelo diferente, ele ficou lindo no corpo, mas quando fui pra praia, ele não ficava no lugar e eu tinha que ficar tomando conta dele o tempo todo. Um saco!

Responder

Gabi, se todas as pessoas pensassem como você, o mundo seria maravilhoso!!
Eu espero muito que a sociedade comece a se conscientizar mais para esse tipo de coisa.
Um beijo enorme

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *