Esta semana uma moça me escreveu pedindo um conselho específico e o que achei curioso é que a dúvida dela é também a dúvida de várias outras mulheres que me procuram, então decidi escrever um editorial falando sobre, pois acredito que vai ajudar muitas de vocês a refletir. Vou copiar um pequeno trecho do e-mail dela:

“Eu me amo assim e gostaria que outra pessoa também me amasse, mas acho que fiquei traumatizada. Eu penso que ninguém jamais vai poder gostar de mim enquanto eu for gorda. Vivo num dilema: ao mesmo tempo em que acho que ninguém vai gostar de mim assim, não faço nada para emagrecer; só me resta crer que vou morrer solteira. Agora estou completamente apaixonada por um cara que conheci, mas dessa vez quero investir, acho que é o cara da minha vida e não posso deixar essa chance passar, mas não sei o que fazer. Sempre acho que vou ser rejeitada por ser gorda, que as pessoas devem pensar “o que essa gorda quer comigo” ou “ela não acha mesmo que vou gostar dela né?!”

Não sei se sou a pessoa mais apropriada para dar conselhos amorosos porque quem me lê de verdade sabe que essa área da minha vida é a mais fracassada de todas e me identifiquei com várias das falas da moça que me escreveu, que inclusive é bem mais nova que eu – tenho 32, pra quem não se lembra. Nessa mesma fase dos 20 eu era extremamente insegura, já muito machucada e sequelada pelo o que outros caras haviam feito comigo e eu colocava toda a responsabilidade da minha felicidade em cima da minha aparência. Eu pensava exatamente como ela: que se eu não emagrecesse, nenhum cara iria gostar de mim e me assumir, até porque na idade dela o que eu mais ouvia era: “você é tão linda, mas precisa emagrecer”. Os carinhas por quem eu me interessava mandavam essa real na minha cara sem dó nem piedade, então sim, fui amadurecendo com a idade, mas me tornando cada vez mais insegura e mais desesperada para me encaixar no padrão que a sociedade pedia porque aí sim alguém iria gostar de mim de verdade e eu teria a chance de ser feliz.

Posso praticamente afirmar que a grande maioria das mulheres que sempre sofreram com o sobrepeso, como eu, se identificam com o que a moça disse e com o que escrevi no parágrafo acima. A gente aprendeu a colocar a culpa de tudo em cima do peso, da nossa aparência que as pessoas julgam não ser “boa ou bonita o suficiente” pelo simples fato de sermos gordas e isso com certeza foi reafirmado diversas vezes por alguns homens por quem você se apaixonou no caminho. Às vezes um cara até gosta de você e, se tivesse culhões de verdade, ele te assumiria, mas na cabeça do homem – geralmente isso acontece mais nos 20 anos, mas se estende para os 30 em vários casos também – ele precisa se reafirmar perante os amigos, família e para si mesmo provando que ele pode pegar uma mulher que “todos desejariam”. Muitos dos meus amigos já se envolveram em relacionamentos em que o sentimento amoroso foi o que menos existiu: eles estavam com a garota apenas por questões de validação e autoafirmação, mas na maioria das vezes eles nem conseguiam se dar conta disso e, alguns quando se davam, preferiam continuar fingindo que não sabiam de nada disso.

Creio que sempre há um ou alguns babacas que sim, nos deixam traumatizadas, mas superar esse trauma só depende de nós, por mais difícil que seja. Por mais que estejamos lutando por respeito, espaço e igualdade, não adianta: tem um número x de pessoas que não gosta de gordas e tudo bem. Cada indivíduo tem um gosto, se sente atraído por x tipo de pessoa e não adianta querer forçar algo porque aí sim tem a sequela. Gosto é gosto e também muda ao longo dos anos, com as vivências de vida. No entanto realmente acho que, quando descubro que uma pessoa pensa assim, ela está me fazendo um favor porque, de verdade, eu não gostaria de me envolver com um cara que quer ficar comigo por causa da minha aparência. Isso vale também para caras que apenas gostam de gordas, por exemplo. Somos mulheres, somos humanas, somos um todo e não apenas um corpo: eu não quero ser tratada como um objeto e gostaria de pensar que todo o meu conjunto de características físicas e comportamentais pode um dia atrair alguém.

capa relacionamento

Se você está gostando de um cara e começou uma dieta que promete te fazer enxugar 10 kg em um mês, tudo já começou muito errado. Você não tem que emagrecer para agradar ninguém: a decisão de querer eliminar peso deve vir, em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Emagrecer é um processo lento, que deve ter a ajuda de um médico ou nutricionista e, de preferência, vir aliado a exercícios físicos. Ninguém está te obrigando a ser gorda: a minha luta é para que mulheres não se odeiem pelo simples fato de não se encaixarem no estereótipo estabelecido pela sociedade, pois há muito mais gente gorda no mundo do que magra e é muito mais fácil engordar do que emagrecer, por exemplo. Se você quer emagrecer, então vá em frente, mas faça por você, de forma consciente e planejada. JAMAIS faça isso pensando em conquistar alguém, em chamar a atenção de um cara ou conquistar respeito de x pessoas. Você não é diferente de ninguém porque é gorda: seu peso não influencia no seu caráter e cabe a você se amar, se redescobrir e se aceitar para viver em paz, feliz e não deixar que o sobrepeso influencie sua personalidade se tornando uma mulher insegura, sem amor próprio e que se vitimiza constantemente.

A moça do e-mail diz que acredita que o cara por quem ela se apaixonou agora é o cara da vida dela. Olha, eu também já jurei que X caras que gostei eram o homem da minha vida. A gente se engana muito e é um erro bem comum quando somos jovens. Para um relacionamento dar certo, ambas as partes têm que estar dispostas a ceder, a mudar, a ouvir e compreender. Um relacionamento saudável tem equilíbrio, pois são duas pessoas e não apenas uma. A melhor coisa que fazemos, em meu ver, é tentar conhecer bem a pessoa antes de querer se envolver de verdade, pois às vezes nos apegamos a uma ilusão que criamos em nossa mente daquele homem e, na realidade, ele pode ser bem diferente daquilo. Sou a favor do “vá conversando, vá conhecendo”. No meu caso, como sou cristã, sempre oro e peço orientação de Deus para essas coisas, pois Ele sabe de todas as coisas e sabe se irei me ferir ou não. Nem tudo o que a gente acha é o que realmente é. Você pode paquerar o moço e não tem que ter medo de levar um fora. Se levar, bola pra frente: ele não será o primeiro e nem o último. A vida é feita de erros e acertos e não há nada demais em tentar se aproximar dele e, de repente, ouvir um não. E parem de achar que sempre que tomamos um não é porque somos gordas: para alguns caras isso pode até importar, mas lhes asseguro que não são todos os homens que se importam se somos gordas ou magras. Às vezes não rola por vários outros motivos e tudo bem, faz parte da vida. Sei que é chato, mas a gente sobrevive.

Eu poderia escrever uma Bíblia, mas vou finalizar por aqui. Não há uma fórmula para conquistar alguém, para se relacionar. Seja sempre você mesma, por mais clichê que isso pareça, pois se para conquistar alguém for preciso mudar quem você é – tanto fisicamente quanto na personalidade -, então esse alguém não é um bom encaixe para a sua vida e antes agora do que mais tarde, quando a ferida poderia ser infinitamente pior. As pessoas têm que escolher ficar com a gente porque se sentem bem ao nosso lado, porque enxergam muito além da nossa casca, porque nos admiram e aprendem com a gente, porque causamos nelas uma sensação de bem-estar. Está mesmo difícil encontrar um amor que seja legítimo nos dias de hoje em que tudo é tão efêmero e descartável, mas o segredo de tudo está em se colocar em primeiro lugar, em cair fora quando a sua intuição diz que aquele cara não é para você e ai você começa a dar desculpas para si mesma a fim de se convencer de que sim, ele serve. Uma coisa eu realmente aprendi: quando Deus traçou algo, vai acontecer. Você pode ser gorda, tímida, não saber paquerar, não sair de casa: de algum jeito esse cara vai te enxergar e vai se aproximar de você pelo todo que você é, não apenas pelo emocional ou pelo físico. A música já dizia “deixa acontecer naturalmente” e é verdade. Não vale a pena se desgastar tanto para tentar se encaixar num molde que uma outra pessoa tem do que deveria ser bom para ela. Quando é pra ser, clica, dá certo, encaixa.

Faça a sua parte, mas jamais endeuse a possibilidade de se relacionar com alguém a ponto de ter que mudar quem você é para que o outro te ame. Se isso acontecer, isso não é amor, é cilada. Aí só me resta dizer: “foge, Bino”. E se for pra ficar, a permanência será cada vez mais natural, tranquila e apenas “certa”, mesmo com toda a sua gordura e com todos os seus defeitos porque o amor verdadeiro não enxerga nada disso: o amor só vê o que é verdadeiramente bom!

Comentários

Recomendados

2 comments

Responder

Ual!!! Muito forte tudo isso né? Creio que o segredo disso tudo é sermos confiantes, mas como sermos confiantes sem nos conhecermos, sem saber quem realmente somos, não somos só aquela garota do rosto bonito , mas do corpo gordo, somos muito mais que isso!! Somos mulheres lindas, inteligentes, amadas por Deus (do contrário não estaríamos aqui), aquelas a quem Deus cuida como Pai, somos Filhas!!! O que devemos fazer é tentar não agradar aos outros, porque na maioria das vezes em que queremos muito agradar os outros deixamos de fazer aquilo que gostamos, deixamos de ser nós mesmas e o pior é que esquecemos que na verdade devemos agradar a Deus, e assim experimentar uma vida de contentamento. As nossas ações sempre serão frutos dos nossos pensamentos, em provérbios 23:7 diz que ” assim como imagina em sua alma, assim é”…, então que isso fique para nossa reflexão, o que temos pensado a respeito de nós mesmas?
Bjs, Que Deus continue te abençoando!!!!

Responder

Nossa é exatamente assim que eu me sinto…Parece q nunca serei boa o suficiente para alguém por ser gorda! E poder ler estes conselhos realmente deu um up na auto estima e me fez refletir sobre o que espero de verdade para minha vida!E como devo me aceitar e me amar como sou! Obrigada Paula…Seu blog é nota 1000! Beijo

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *