“Em uma sociedade que lucra com a sua dúvida sobre seu próprio valor, gostar de si mesma é um ato rebelde”

ACEITAÇÃO - GRANDES MULHERESEsta frase, que finaliza o vídeo que vocês verão abaixo, é muito usada entre pessoas do “movimento plus size” e é uma grande verdade. Sempre escrevi sobre como o capitalismo faz com que você nunca seja boa o suficiente e você nunca será porque se emagrecer, seu cabelo não estará bom ou sua orelha será grande demais, seus seios muito pequenos: sempre haverá uma imperfeição porque eles precisam lucrar e a aceitação para ficar cada vez mais longe.

No dia 29 de agosto de 2015 Amy resolveu fazer um experimento social: ela se propôs a ficar apenas de biquíni, por aproximadamente uma hora, em uma feira local na cidade de Boisa, Idaho, Estados Unidos. Ela se vendou e ficou segurando marcadores. Em sua frente, uma placa que dizia: “Estou aqui representando cada pessoa que já sofreu por alguma questão de autoestima porque todos os corpos têm valor. Para apoiar a aceitação, desenhe um coração no meu corpo.” Ela temeu que esta ideia audaciosa pudesse lhe expor ao ridículo, mas ela ganhou não só corações como abraços e mensagens positivas de amor próprio.

Foi muito por acaso que vi este vídeo que me fez chorar. A atitude de Amy foi não só brilhante como muito corajosa porque dar a cara a tapa não é para qualquer uma; se expor de forma tão delicada muito menos. A gente nunca sabe o que esperar das pessoas e a ignorância e o preconceito não são ilusões das nossas cabeças. Todos os corpos são bonitos e têm valor. Na realidade, por que existe essa obsessão em ter um corpo assim ou assado quando a função principal dele é nos manter vivas? Há pessoas para gostar de todos os tipos: desde as muito magras até as muito gordas – me absterei de comentários sobre saúde desta vez porque não é meu ponto -, então por que você nunca acha que é boa o suficiente? Mesmo minhas amigas que são obcecadas por malhação e dieta que, para nós têm o tal do “corpo idealizado” nunca se mostram satisfeitas. Entenda, de uma vez por todas: essa satisfação não deve vir da validação de ninguém. Você precisa conseguir enxergar que você não é apenas um corpo, que o seu valor não está nele. A aceitação é um processo diário e não é fácil mesmo, mas de pouquinho em pouquinho a gente vai desenvolvendo e conhecendo mais a grande mulher que somos. Você não está sozinha: existem pessoas no mundo como Amy e eu que estamos aqui para te ajudar nessa jornada porque todas nós temos valor!

Comentários

Recomendados

2 comments

Responder

Paula do céu, me emocionei, meu olho encheu de lagrimas, mas foram lagrimas de um sentimento bom. Senti orgulho dessa menina linda que bravamente se expôs. Realmente não é para qualquer uma, eu mesma não sei se teria coragem, mas amei a atitude dela e das pessoas que a cercaram.
Muitas das vezes os problemas são nossos, a aceitação (ou falta dela) vem de nós mesmos e esta na hora de enxergarmos que valemos muito mais do que imaginamos.
Parabéns pela matéria.

Responder

Este texto e vídeo realmente encheu meus olhos de lágrimas… Também tenho uma condição qque mexe muito com minha auto-estima, tenho alopécia androgenética, que avançou consideravelmente mesmo com os tratamentos disponíveis hoje em dia (minha mãe tb tem, hoje ela quase não tem mais cabelo). Ainda não consigo aceitar esta minha condição e às vezes sinto muito vergonha de mim, de sair, confesso que me isolei um pouco. Enfim, tento trabalhar minha mente e seguir, uns dias melhores, outros piores…

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *