Rio de Janeiro. Sentada numa mesa de hotel esperando meu jantar chegar, comecei a pensar em como aquela solidão momentânea estava me incomodando. Cenas dos últimos dias começaram a vir em mente e foi impossível não analisar alguns fatos e a verdade que bateu, forte como uma onda que arrebenta na rocha, é que eu tinha uma reticências na minha vida que sempre virava um ponto e vírgula e, depois, voltava a virar reticências que virava outro ponto e vírgula e assim dava sequência a um círculo vicioso. Num ímpeto, depois de ficar com uma frase martelando em minha cabeça, decidi colocar um ponto final no parágrafo mais longo e doloroso da minha vida.

Pode até parecer drama, mas acho que muita gente – além de mim – chega a se acostumar com o sofrimento porque acha que merece aquilo ou que, então, não merece nada. Se contenta com migalhas, se agarra a ilusões que não são pautadas no presente e muito menos em ações que demonstrem qualquer motivo real para não quebrar aquele ciclo. É preciso ter muita coragem para desapegar, inclusive do sofrimento, e colocar um ponto final em uma situação que, de tão dolorosa, chegou a ser seu porto seguro por um tempo. Quando não se tem nada fica difícil até de desistir daquilo que mais te traz dor.

reticênciasAlgumas pessoas ou situações são como drogas que nos entorpecem e viciam, por isso é tão importante termos boa autoestima e muito amor próprio. Quando sabemos o nosso valor, quando temos noção daquilo que merecemos e, claro, quando também confiamos em Deus e entregamos a Ele os principais anseios do nosso coração, não nos colocamos nesses buracos, nesses círculos viciosos que só nos trazem dor e sofrimento. Minhas projeções de felicidade em cima de uma pessoa que conheci anos atrás e já foi pauta de dezenas de editoriais meus só me levaram para lugares obscuros e cheios de dor dentro do meu próprio coração. Às vezes a gente acha que não vai conseguir passar por esse período de desintoxicação, mas a gente consegue, sim.

Se você, assim como eu, tem reticências ou pontos e vírgulas em sua vida, pense em quais situações estão pedindo por um ponto final. Vai doer agora, mas vai passar e daqui um tempo você olhará para trás e verá que você deu mais valor a você do que a uma outra pessoa e, de verdade, é disso que a gente precisa todos os dias: de amor próprio porque ninguém deve ser mais importante do que você; nenhuma ilusão vai te fazer mais feliz do que encarar a realidade de que você pode ser feliz ou sozinha ou com outra pessoa ou com outras situações. Não postergue: crie coragem e, num ato de amor a si mesma, faça o que precisa ser feito hoje!

Comentários

Recomendados

7 comments

Responder

Oi Paula, querida! Adoro seu blog. Concordo com você, há coisas na vida que definitivamente necessitam de um ponto final ou as reticências as tornarão indefinidas e intermináveis. Quando colocamos um generoso ponto final em certas linhas da vida, abrimos um novo parágrafo, para coisas que jamais imaginamos viver! Então, bom parágrafo novo pra você!

Responder

Gostei muito deste texto, você realmente falou a verdade, muitas situações na nossa vida, nos vamos deixando criar espaços e depois para nos livrarmos da situação fica muito difícil, é preciso muita coragem….Na minha situação me sinto sem forças de mudar essa rotina de sofrimento!

Responder

Ficamos nos fazendo de vitimas, nos sentindo culpadas, as vezes a culpa não é nossa.É preciso aceitar isso.
“Seja feliz com o você tem!”
Claro, temos nossos dias de baixo astral, faz parte da vida mas digo que é quando a bateria precisa ser recarregada.

Responder

Olá, Paula! Como sempre, você toca exatamente em pontos que nos deparamos ao longo da vida. Também estou num processo de desapego, e digo que é muito mais difícil do que pensava. Mas procuro me conscientizar disso, de que mereço mais e que o Senhor tem algo muito melhor pra mim. Muito obrigada por compartilhar algo tão lindo como isso. Beijos! 😀

Responder

Nossa… super me identifiquei com seu post!
Pra mim, dar um ponto final numa situação é muito difícil (sofro demais e tento dar mais uma chance).. mas quando esse ponto final é dado, normalmente não volto atrás e sigo leve…. pois sei que dei o melhor de mim!

Responder

Muito bom Paulinha! Amei seu post!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *