Vou começar este post dizendo que estou de saco cheio num nível que só quem está muito perto de mim ultimamente é capaz de entender. Só vim escrever isso aqui porque existem pessoas que não entenderam a minha atitude de responder o menino que veio me ofender aqui no blog gratuitamente e se surpreenderam. Bem, eu também me surpreenderia se fosse o contrário porque quem me conhece sabe muito bem que não é do meu feitio dar o tipo de resposta que eu dei. E não, eu não vou colocar link e nem print do ocorrido porque quem viu, viu. Quem não viu nem precisa ler isso aqui porque não vai entender nada. Isso é uma explicação para quem acompanhou o caso.

Nada do que eu escrevi foi irracional num momento de raiva, nada. Eu sabia exatamente o que eu estava fazendo e fiz propositalmente. Por que? Porque eu quis ferir, simples assim. Eu quis, pela primeira vez na vida, devolver uma resposta que fosse tão dolorosa quanto os anos de zombação, preconceito e discriminação que eu vivi. Eu sabia muito bem quais seriam os tipos de argumento que poderiam fazer o tal menino se sentir um nada e eu usei de todos eles, inclusive apelando para a namorada. Nada do que eu escrevi foi um surto de fúria. Eu fui fria, eu fui cruel. Eu fui um espelho do que a sociedade faz comigo.

Já li e ouvi coisas infinitamente piores do que as que o menino me escreveu, podem ter certeza. Quando você não sabe responder e passa a vida inteira ouvindo e engolindo, é esse tipo de coisa que acontece: uma resposta toda atravessada que de repente te endemoniza. Porque sim, há pessoas que nem me conhecem e me acham um monstro neste momento. Com essas aí eu nem me preocupo porque se nem Jesus agradou a todos, quem serei eu para agradar, mas não quero desapontar quem me lê, quem acompanha meu trabalho e gosta do que eu faço.

Quem é realmente leitora do blog sabe perfeitamente que eu não sou uma pessoa bem resolvida, que acha que ser gorda é o máximo e que eu me acho maravilhosa assim. Eu falo de como eu me sinto em inúmeros textos pessoais e sou sincera até demais, mais até do que deveria. Me exponho pra caramba, falo sempre o que estou pensando e sentindo. Estou longe de viver em paz comigo mesma porque sim, sou uma vítima dessa sociedade doentia, mas a mesma vítima que apanha, fere. Depois de tanto apanhar, você aprende a bater com a própria sociedade.

Eu usei todos os argumentos possíveis para fazer o menino se sentir um nada: apelei para classe social, para o português dele, para a namorada, para a aparência… O meu “beijinho no ombro” pra ele foi escroto pra caramba e não faz parte dos meus valores, do que eu prego ou do que eu acredito. Repito: eu fiz propositalmente para ferir, assim como me feriram uma vida toda e eu nunca fiz absolutamente nada. Chega uma hora que o saco estoura e eu não queria sair por cima e dar uma resposta inteligente – que eu poderia ter dado – eu quis simplesmente ferir, quis devolver na mesma moeda o que fizeram comigo esse tempo todo.

Write-letter-computer-008

A ficha caiu pra mim quando vi meu priminho entrando no meio do confronto pra me defender usando argumentos homofóbicos em relação ao menino que me ofendeu. Ele é uma criança. Foi ai que percebi o quanto a minha atitude não era exemplar, o quanto a minha angústia extrapolada não ia mudar em nada a minha vida para o positivo, mas sim “queimar o meu filme” e passar a imagem de alguém que eu não sou. Alguns amigos estranharam minha resposta, vieram questionar e, quando expliquei, eles entenderam minha reação, embora também não concordassem, mas de repente estranhos estavam falando sobre mim, me julgando… Aí eu vi o tamanho da porcaria que estava feita porque eu não ganhei nada com essa resposta além do prazer momentâneo de ofender. E olha agora eu tendo que vir aqui me explicar e ficar remexendo nessa porcaria toda e o menino que me ofendeu lá, sem nem imaginar que isso tudo está acontecendo, de boa na lagoa com toda a mediocridade preconceituosa dele. Sobrou pra mim.

Não vou me delongar porque acho que vocês conseguiram entender qual foi o meu objetivo e porque eu fiz isso. Me arrependo de ter falado as coisas que eu falei, pois eu poderia ter dado um outro tipo de resposta pra ele, inclusive nenhuma, mas decidi deixar todo o reflexo maldoso do que fizeram comigo a vida toda transparecer em uma resposta cheia de preconceito, de maldade, de julgamentos. Eu sou apenas humana e não Jesus e tenho meus momentos de fraqueza e de raiva.

O que eu escrevi e parece ser contraditório a tudo o que eu digo e prego não foi inconsciente, eu repito. Não são coisas em que acredito: não me acho melhor que aquele menino por ganhar mais do que ele, não acho que ele mereça ser queimado na fogueira por usar roupa falsificada, mas eu sabia o poder que isso teria de fazê-lo se sentir um zé ninguém porque é isso que a sociedade faz com a gente de inúmeras formas: sofremos preconceito por ser pobre, gordo, gay, negro e muitos outros…citei apenas os mais comuns. Eu fiz um “combo da humilhação” e joguei ali pra ele. Porque eu sou gorda, sou mulher e um menino veio, inclusive, questionar minha vida amorosa dizendo que eu estava fadada ao fracasso e eu respondi também para me validar, ou vocês acham que o ser humano não tem necessidade de afirmação? Então usei o argumento social para mostrar que eu era uma mulher bem sucedida, dona do seu próprio nariz que não precisa de um homem para se bancar porque eu faço por onde. Há muitas coisas envolvidas nessa resposta e eu não vou ficar explicando item por item, mas isso é só pra vocês terem ideia do porque eu apelei para várias coisas.

No fim disso tudo, a lição que fica pra mim é que eu estava certa fazendo o que fiz a vida toda: ouvindo e não respondendo. Quando quis dar uma resposta, deu nessa meleca toda. E eu aprendi que eu tenho a capacidade de ferir e de ser cruel e que sou um reflexo doentio da sociedade tanto quanto ela é doente comigo. A gente vive em sociedade, não estamos imunes ao que vemos e ouvimos todos os dias, então vamos ter cuidado porque não vamos combater preconceito com preconceito. O silêncio acaba sempre sendo a melhor resposta e a gente ainda amadurece porque quando você não responde, tem que aprender a lidar com todos os sentimentos horríveis que aquilo te causou. E eu vou seguir minha vida deletando esse tipo de gente que me ofende sem dizer nada porque, no final, não vale a pena.

Comentários

Recomendados

19 comments

Responder

Olá Paula….
Não se desculpe, faço minhas suas palavras….

Responder

Não acho que deverias se explicar. Não vi o rolo que deu através do Face, mas concordo que chega uma hora que não tem mais como aguentar.

Eu sempre engoli muita coisa… principalmente do meu pai e da minha ex-madrasta. Hoje, chega a um ponto que eu mesma me detono antes dos outros… eu falo que sim, eu sou um lixo, sim eu sou uma perdedora, sim, eu não sirvo pra nada e que eu nem deveria estar viva porque sou um estorvo na vida dos outros.

É o modo que achei para não ser incomodada, concordar com todas as coisas ruins que falam sobre mim. E as boas? As boas nem levo em consideração, porque se existem tantas coisas ruins de mim, não devem ter coisas boas.

Mas não se justifique não… tua resposta com certeza foi a resposta que todas nós “gordas imensas” não conseguimos dar as ofensas diárias que sofremos.

Responder

Nossa Isa fiquei horrorizada com o que escreveu sobre vc, é uma pena que as pessoas ainda consigam machucar tanto a ponto de acabar com a auto-estima de outra, não te conheço mais tenho certeza de que vc deve ser um ser maravilhoso com muitos talentos escondidos esperando pra desabrochar!!
Que os outros nos chamem de lixo, nos achem um lixo va la mais vc não pode se achar um lixo, nem ser um lixo!!
Beijos ♥

Responder

Eu aposto que você não é um lixo, aposto que você não é uma perdedora. Aposto que você é uma boa pessoa, com muitas qualidades. Nunca, nunca se diminua na frente dos outros nem para si mesma. Eu sei que foi o mecanismo de defesa que você criou, entendo perfeitamente. Mas se autovalorizar também funciona muito bem e faz bem. Vou te contar uma história: uma vez, uma mulher com quem trabalhava chegou pra mim e uma amiga e disse: A sua bunda é muito pequena. Em compensação, a dela (eu, no caso) é enorme, né? Aí eu falei: É muito linda, né? Meu namorado adora! Aposto que você queria uma igual.
Ela nunca mais me incomodou, nunca mais disse nada. Sabe por quê? Porque essas pessoas vazias esperam que você, por ser gordinha, se sinta horrorosa. Quando você mostra que não é o padrão que esperam, eles ficam tão desconcertados que nunca mais te incomodam. Vai por mim 😉
E eu não ia falar nada sobre o babaca que falou aquelas idiotices no post da Paula, mas não posso deixar de comentar que ri muito com o que ele disse. Eu não consegui me segurar quando li que a maneira que ele mede o valor de uma pessoa é pela capacidade de pegá-la no colo ou não. Caráter, bondade, simpatia, tudo isso é secundário… Só dando risada mesmo…
Paula, vc é maravilhosa, inteligente e linda! Admiro muito você e queria saber me vestir bem como você, mas eu chego lá 😉
Bjos!

Responder

Vi a resposta ao menino e achei o máximo.
Sinto o mesmo e já usei os mesmos argumentos para contra atacar.
O menino, ao que parece, é apenas um menino mesmo.
Por isso melhor ainda me pareceu sua resposta, já que se ninguém falar nada vai crescer e se transformar no demente, que ao que parece, já é.
Mas, também já sofri as consquencias de falar o que penso, por isso concordo que o silêncio é e vai ser sempre a melhor resposta.

Responder

Paula,
Não li o que aconteceu porém pode ter certeza que estou contigo e que as vezes extrapolamos pois cansamos de tudo e acabamos falando o que ta engasgado na garganta, comigo já aconteceu muitas vezes, passei minha vida todas aguentando tudo e nunca falei nada, só que chega uma hora que cansa que magoa demais, que aquilo ta fazendo mal pra ti e parece que ta doendo por dentro sei la é uma sensação que só quem passa sabe. Admiro tua pessoa e tu fizeste o que eu faria sem nem por nem tirar tem que ser assim pra aprenderem a dar valor para as pessoas, aprenderem a respeitar o próximo. Não li o que ele te disse mas te apoio com certeza pois eu gosto muito do que tu escreve e me identifico contigo. Pode contar com meu apoio, beijo.

Responder

Oi Paula, foi de fato uma pena tudo o que aconteceu, sou vítima constante de todo tipo de preconceito inclusive na minha própria família, entendi sua fúria perfeitamente embora não tenha concordado com seu ato visto que vc é uma pessoa pública e muito inteligente, que bom que vc repensou suas ações e se entendeu consiga mesma de resto deixa rolar.
Parabéns por mais essa atitude inteligente e siga com seu blog maravilhoso que me inspira todos os dias!!
Beijos ♥

Responder

Oi Paula!!!

Eu ví tudo o que aconteceu no face…vc sabe que eu cheguei a compartilhar o que vc escreveu?! Mas depois sumiu…rsss

Eu não acho que vc foi muito grossa com aquele mocinho não, ele nos ofendeu gratuitamente, pra quem quisesse ver!!! Que cara idiota!!!

E sobre a sua auto-estima, vc é linda!!! Chick!!! E te adoro desde quando comecei a te seguir no face!!!

Bjoo

Responder

Adorei…Bjos!

Responder

Paula,
Eu confesso que ontem, qnd eu li, tbm achei que aquela não era sua forma natural de lidar com situações como esta. Mas eu me senti representada por você… Um dia as coisas explodem e a gente sente a necessidade de se fazer ser ouvida porque as agressões são tão gratuitas que chegam a ser absurdas.
Eu entendo o motivo do seu post de hj e isso nos possibilita a aprender junto com você.
Obrigada por ser tão franca nos seus posts e tão sincera com vc mesma, porque tenha certeza que isso ajuda muita gente!
Um beijo,
Mel

Responder

Paula, sei que isso pode parecer um pouco estranho, mas eu nunca te admirei – e amei hehe – tanto quanto no momento em que li sua resposta àquela criatura que somos obrigados a chamar de humano. Você escreveu tudo o que eu sempre quis despejar na cara de cada uma das Barbies humanas que riam, se achando melhores do que eu, e de cada cara que me olhou com “dó”. E tenho certeza de que todos que já passaram por algo semelhante sentiram uma alegriazinha explodindo no peito ao ler sua resposta muito bem dada. Então não se desculpe. Pense que você apenas teve a coragem que muitos não têm. Você mais uma vez nos deu voz.

Responder

Paula, eu entendi a sua reação diante da ofensa e também da repercussão do ocorrido. Sei como é querer devolver tudo o que nos obrigaram a engolir por anos. Achei legal que você tenha chegado à conclusão de que o troco na mesma moeda não te deu mais do que um breve momento de desabafo, e que no fim, apelar pra isso te faz apenas igual às pessoas preconceituosas.
Como você mesma disse, você se expõe e muito aqui, e por isso imagino o tanto de ofensa que já te fizeram por causa do blog. Portanto, não se culpe por esse deslize, é apenas humano. Uma pessoa que têm prazer em ofender o outro e está sempre procurando um alvo deve ter muitos problemas de auto-estima, mais até do que nós. Fazer os outros se sentirem miseráveis é o combustível daqueles que precisam se certificar de que existem pessoas com uma vida “pior” que a delas e “ajudar” pra que isso continue.
Então, toda vez que você cogitar em fazer isso de novo, seja na internet ou fora dela, lembre-se que têm pessoas que gostam muito de você do jeito que é. Até mesmo as fãs que infelizmente não te conhecem pessoalmente (oi, presente! :D). E que aqueles que se incomodam com você são tão insignificantes na sua vida que não vale a pena guardar rancor.
Beijos!

Responder

Oi Paula adoro seu blog e adoro vc muito mais, não acompanhei nada, li agora este texto seu e vc esta de Parabéns, tem hora que não conseguimos engolir os sapos da vida e precisamos sim desabafar e colocar tudo para fora. Gostei muito do que vc fez !!! Você é uma Vitoriosa !!!!!

Responder

Relaxa!!!! As pessoas q realmente importam pra vc vão entender !!!

Responder

Como assim… vc não tem valor?!
Claro que tem!!!
Ninguém vem ao mundo a passeio… se as pessoas ao seu redor não sabem reconhecer isso é pq vc está andando com as pessoas erradas!!!
Acredite em vc!!!
Eu nem te conheço, mas acredito em vc!!!
Nunca duvide do valor que vc tem!!!
NUNCAAAAAAAA!!!!!!!!!!!

Responder

Oi Paula! Então, eu conheci seu blog há pouco tempo, e acho que li uns 60% dos seus posts no mesmo dia (adoro fazer isso rs)… Vejo que realmente você tem problemas com auto estima por causa do peso, e eu também tenho. Sempre fui gordinha, umas épocas mais e outras menos, mas pra colaborar ainda mais com a situação, eu tenho quadril largo, culote e 1,53 de altura.
Até que ano passado eu emagreci uns poucos quilos, e me vi feliz e satisfeita comigo mesma, amei ficar magra! Só que aí eu conheci uma menina, colega de trabalho (que hoje é uma grande amiga) e ela é gorda! Sem quadril, com braços e barriga gordinhos, e tem um namorado! Na verdade, quase um marido… E ele é magro, bonito, inteligente e louco por ela (que tem uma auto estima invejável)!

Então realmente, somos nós que fazemos nossa felicidade, não o nosso peso, ou quanto temos na conta bancária, e pelo visto você não está 100% por causa do seu peso, certo? Por que não mudar? Fazer uma dieta severa, muito exercício físico e ver “da colé” (sou de salvador tb)? Ou então somente se libertar desta pressão que sofremos pra ter o corpo perfeito? Digo até por mim, que quando engordo um grama sequer, fico me odiando…

Enfim, uma reflexão pra mim e pra você…
Fique bem e poste mais! Beijos

Responder

Paula, sua linda… Perdi a situação por andar afk, mas entendo perfeitamente sua situação!! Já passei por mais do que isso, pois estou na classificação geral de “minorias” por uns 5 itens diferentes, e a sociedade sabe nos ensinar a sermos cruéis…
Já aprendi que responder não pode, pois esperam apenas que ouçamos caladas e baixemos a cabeça, pois dizer que gorda é pra morrer virgem, pode… Que mulher tem que ficar do fogão pro tanque, pode… Que gay/bi é tudo promíscuo, pode… Que religião alheia é piada mas a minha não, pode….
Agora, querer responder, pois cansou de ser pisado, NÃO!! Olhaaa que coisa mais linda e cheia de graça… Aí é coisa de gente feia… Tsc tsc tsc!!
Você fez o que seu sangue vermelho e quente te pediu, implorou quase, pra fazer… E eu não te culpo por isso… Infelizmente o ser humano esquece odas as 960123424 coisas boas que vc já fez ou disse, depois do PRIMEIRO erro… Agora é voltar pro casulo? Eu diria que não…
Continue se defendendo, continue dando respostas inteligente, “quebre” a pessoa dando-lhe flores quando ela tiver reunido os amigos pra briga, e deixe que aqueles que o ajudariam a te julgar o chamem de covarde, fraco e desumano… E busque a pipoca se possível 😉
Não se deixe abater, gata!! Pois aqueles que te entendem e apoiam, e a força que vem de si e de suas crenças (personalidade, ideologia, afins) não te deixarão cair…
Bjssss… E sempre que precisar, nos escreva!! <3

Responder

Oi Paula ! Te entendo bem, voce fez o que tinha que ser feito, somos humanos.Em tempos modernos com a tecnologia avançada (face, instagram, etc) , fica fácil denegrir, prejulgar, no popular acabar com a pessoa.
Acredito que mesmo com toda modernidade o que jamais sai de moda é o “RESPEITO”.
Simples assim !!!!

Responder

As pessoas são idiotas demais!!!Elas querem respeito e que gostem delas do jeito que elas são…mas, quando chega na hora delas, a hist é outra!!!Pisam na jaca….tratam mal…falam mal…. e, ainda, se acham no direito de falar o que quer na sua cara sem te conhecer!Tem mais mesmo que mandar tomar naquele lugar!!!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *