Já perdi as contas de quantas vezes um cara me dispensou dizendo que eu era especial, legal demais ou que ele me considerava tão sua amiga que não queria estragar tudo se envolvendo comigo. Mentiras sinceras que nunca me interessaram, no caso. Eu sou simplesmente gorda e, devido a uma incapacidade de saber lidar com a minha aparência ou mesmo por uma simples falta de interesse que seria absolutamente normal – afinal, atração é algo que simplesmente acontece ou não, independente de corpo – muitos caras me rotularam como a amiga ou como a gordinha legal da turma que, obviamente, não servia para ser a namorada dele.

Vou te dizer que eles não estão errados, pois eu realmente sou uma garota muito legal. Tenho 31 anos, tenho uma carreira que está indo muito bem, obrigada; moro sozinha e pago todas as minhas contas, sou simpática, sei me comportar, sei ser divertida, engraçada e falar de assuntos sérios; sei agradar a pais e mães e, apesar de ser uma mulher moderna, eu lavo, passo, limpo e cozinho muito bem: consigo administrar meu tempo pra tudo isso. Ah, eu amo sexo e não, não tenho problema em dizer isso porque sou adulta, sou mulher e não tenho que sentir vergonha disso. Que combo, não? Ainda assim estou solteira, vejam bem! É claro que tenho vários defeitos, mas percebi que algo em mim afugenta os homens: eu sou legal demais e talvez você também seja!

O que vou dizer agora pode não se aplicar a você e não é uma verdade absoluta, mas acontece com muita gente, inclusive comigo: quantas vezes você sentiu que tinha que compensar e ir além dos seus limites para conquistar alguém porque você estava em desvantagem por ser gorda? Quer entender isso de forma bem simples com um exemplo que é quase chocante e que já li em vários lugares? “Transar com mulheres gordas é ótimo porque, por não serem bonitas como as magras, elas se esforçam muito mais para te satisfazer, pois as bonitas acham que estão te fazendo um favor”. Sim, eu já li esse pensamento deplorável em diversos textos. Será que inconscientemente a gente não faz isso em diversas situações justamente para compensar o que achamos que falta em nós? Pra provar que somos suficientes?

694808c9055a283ec593d6f20e3a273e

Toda vez que eu começava a me envolver com alguém eu tinha aquela necessidade desesperadora de me sentir aceita, então eu queria que tudo fosse impecável: deixava a casa limpinha e perfumada, fazia alguma comida boa pro cara comer, me arrumava toda e ficava me controlando o tempo todo para tentar não cobrar ou não dizer nada que pudesse causar algum tipo de transtorno. Eu era um mix de uma máscara com o que eu achava que deveria ser para fazer dar certo e, adivinhem: nunca deu. Sabe aquela coisa de que quando a esmola é demais o santo desconfia? Hoje imagino que os caras deviam pensar: essa menina nem me namora, não é nada minha e olha tudo o que ela faz por mim…ela move mundos e fundos. Isso deve ser um pouco assustador pra muita gente e eu passei boa parte da vida me anulando para tentar agradar aos outros e, assim, tentar conquistar alguém.

Sim, eu tenho essa característica de ser fofa e agradar as pessoas, mas me pergunto quanto disso não é um exagero condicionado por mim mesma. Em algum momento de minha vida eu coloquei na cabeça que eu tinha que ir além para agradar às pessoas e acabei me colocando nesse papel de “gordinha legal”. Sou uma mulher como qualquer outra: não preciso de mais um título depreciativo e gordinha legal definitivamente não é algo que eu queira associado a mim. Comecei a pensar: por que eu tenho que dar um jeito de estar com a unha feita se fulano vier me ver? E se eu não tiver tempo de limpar a casa ou de cozinhar algo para ele? As garotas “normais” não parecem dar tanta importância a isso. Vejo amigas minhas dizerem pro cara que é pra ele ligar no delivery se estiver com fome, que a cerveja acabou e que se ele quiser mais que compre e que elas trabalham muito e estão sem tempo pra limpar a casa e que se ele estiver incomodado, que pague uma faxineira.

Isso também me faz pensar sobre a posição social da mulher que ainda tem esse estigma de ter que servir sempre ao homem. Será que algum desses caras algum dia pensou em fazer qualquer sacrifício por mim? Não, nunca. Nenhum deles, eu te garanto. Por que eu deveria me importar tanto assim? Ter um homem ao meu lado não me faz melhor do que ninguém, mas é assim que a gente se sente muitas vezes: gorda e solteira e, consequentemente, uma perdedora porque ninguém te quis. A sociedade tem a mania de colocar relacionamentos como troféus e muita gente se arrasta em uniões falidas simplesmente para manter a aparência e não aceitar a “derrota”. Nem eu e nem você precisamos nos sentir assim. Você tem que viver pra você, tem que se amar pra você e fazer tudo o que puder para se agradar e não agradar aos outros. Abandone esse rótulo de gordinha legal porque quem tiver que gostar de você vai gostar do jeito que é e ponto: não é necessário ir além para provar a alguém que você merece amor.

Agora estou tentando desconstruir tudo isso e o que faço agora é para mim: limpo a casa pra mim, cozinho pra mim, faço a unha pra mim, compro lingerie pra mim e me arrumo pra mim. Sim, eu preciso aprender a ser um pouco egocêntrica para me livrar desse rótulo que me deram quando eu mesma me coloquei nessa posição de ser a gordinha legal. Eu sou uma mulher maravilhosa e não uma gordinha legal, entendem a diferença? Você também pode ser: deixe o passado para trás, encare o desafio da mudança e dê um passo de cada vez para conseguir viver melhor. É assim que as coisas mudam, é assim que a gente progride e é isso que faz a mágica acontecer! Estamos juntas!  😉

Comentários

Recomendados

26 comments

Responder

Paula bom dia, vc acabo de ganhar uma admiradora, e parece q vc escreveu o q sempre eu perguntei a mim mesma…
estou adorando a pagina e serei fã de carteirinha. somos mulheres e não formigas pra mendiga restos…
a cada blog, cada texto sou uma mulher melhor e aceita..

bjos

Responder

Seu texto me descreve!!

Responder

Engraçado Paula nunca sofri com o lado amoroso pelo peso, mas vejo amigas sempre falando coisas que me fazem refletir, esse fim de semana uma falou: Nossa Rose preciso de alguém legal, perdi 30 quilos e agora sou bonita! A pessoas que falou isso tem 30 anos e na hora tive pena da mesma, tive pena de ver que ela realmente acreditava que não merecia alguém legal por quando estava gorda. Admiro mulheres como você Paulinha de atitude é disso que o mundo precisa.

http://www.blogtopodendo.com.br/

Responder

Posenatto Parmagnani Olha Menina , eu não sei nem o que te dizer sobre tudo que li agora , simplesmente por que você escreveu exatamente TUDO o que eu queria dizer e ninguém dá ouvidos!
Parabéns pela Iniciativa e coragem de dizer para mundo que agente tem coração sim e não só banha pelo corpo .
E tem mais , eu tenho nome não preciso e rótulo , então acho que já deu de me chamarem de ” aquela gordinha “

Responder

Passei muito tempo com os mesmos pensamentos que você e hoje acordei e passei a me amar mais e deixar de agradar as pessoas! Gosto muito dos seus textos,parabéns por seu trabalho!! 🙂

Responder

Sensacional o texto. Tbm me sinto assim em relacao a nao ter um namorado. Mas gracas a Deus eu nao me preocupo em agradar muito as pessoas com atitudes como limpar a casa, cozinhar! Mas mesmo sem isso, me percebo tentando agradar dando atencao demais, importancia demais para caras que nem sao tanta coisa assim! Costumo colocá-los num pedestal por estarem namorando a gorda! Enfim, espero q possamos um dia superar tudo isso!
Bjus e parabens pelo seu trabalho corajoso e maravilhoso!

Responder

me emocionei…

Responder

Tive que quebrar a cara para descobrir esse fato de que, na verdade, todos os agrados são uma compensação para tentarmos ser vistas. Ouvi isso de uma pessoa de quem gostei e me abriu os olhos. Eu mesma não percebia o esforço que fazia pra que me enxergassem. Quando parei de me preocupar com a opinião alheia, aí sim passei a ser observada e admirada. E, sem esforço, as pessoas me acharam mais bonita. Mais bonita sim, pq passei a me amar. Mas demorei 26 anos pra entender o que é isso. Somos mulheres e não “aquelas gordinhas”.

Responder

Esse é um problema de autoestima que talvez seja geral. Eu sempre fui magra, mas sempre me esforcei em demasia para satisfazer alguém, porque havia em mim um sentimento de culpa enorme de não estar me esforçando o bastante, de não significar muito para o outro. É um problemão. A gente precisa se amar e se conquistar antes de querer conquistar o outro. Eu sei, você se ama muito, mas se o cara não percebe isso, sinal de que ele ainda é o tipo de pessoa que encara padrões para levar a vida.
Minha cara, parte para outra. Caras assim não sabem quem estão perdendo.
Beijos!

Responder

Paula, é perfeito seu posicionamento. A gente tem que se amar acima de tudo e de todos!
Bj

Responder

Ah Paula preciso te contar umas histórias…

Responder

Me emocionei.

Responder

Bom sem palavras VC disse tudo garota. Temos que nos valorizar como mulheres. E não como rótulos

Responder

Adorei o texto… de fato já fiz muitas dessas coisas para agradar um namorado que tive. Quando terminarmos pensei vou é cuidar de mim e fazer as coisas para mim.. enfim encontrei alguém que me ama como eu sou independente de quantos quilos eu tenha, que não tira piadinhas comigo ou fica mandando indiretas dizendo que eu tenho que emagrecer… e quando pergunto o que ele acha de eu perder uns quilinhos ele responde que se isso me deixar mais feliz então que eu vá em frente… se não que eu continue do jeito que estou pois ele me ama do jeito que sou e estou! Então… ser você mesma e cuidar de você é o melhor que você pode fazer, quando uma mulher consegue isso todos a sua voltam reparam e isso mostra o quanto ela é poderosa, determinada e linda. Como alguém pode ter amar se você mesma não se ama não é mesmo?
Abraços…

Responder

Eu tenho 38 anos sou gorda , casada e um dia como eu costumo dizer ” tive um corpo” porém resolvi me aceitar há 10 anos atrás , e se tem uma coisa que descobrir nos homens é que eles adoram uma mulher gorda , só não tem coragem de admitir para os colegas , en tão gordinhas de plantão façam como eu arrumem um namorado ,marido ,companheiro,etc… que não tenha amigos e que primeiro de tudo lhe respeite, bjs

Responder

Brilhante.

Responder

Adorei seu texto. Vc está certissima
Sou sua Fã.

Responder

Fiz tudo isso, e no final das contas tive uma grande decepção, não com a pessoa, mas comigo mesma, eu me achava no direito de fazer tudo certinho porque tinha sido difícil encontrar um namorado e eu não podia perdê-lo, texto brilhante!

Responder

Cara, suuper concordo! Me identifiquei muito com esse post, pq realmente eu penso exatamente assim.
A gente vive nessa ideia machista de que temos que ser perfeitas para termos um homem, como se fossemos nada sem um homem. Tenho 23 anos, nunca namorei e não é por causa disso que eu sou menos FELIZ! Tenho meus casos, eles veem, acabam e a vida segue!
Já me cobrei muito quando eu era mais nova, mas percebo que eu me cobrava como fosse uma pendencia minha com a sociedade, sendo que a sociedade não tem exatamente NADA haver com a minha vida!
Beijos gata!

Responder

Parabéns pelo seu texto! Adorei e assim como muitas me descreveu, não me considero gordinha e o peso até q não é um problema, mas a auto estima sim… Sempre achei, como você, que tinha que me acabar para agradar os outros e só me ferrei…
Pode ter certeza que ganhou mais uma fã… Mais uma na luta para se aceitar como é…
Beijos

Responder

Nossa, você tem uma pessonalidade muito forte, só isso basta, nunca tive problemas em relação a minha beleza, mais te garanto ter o corpo perfeito não é tudo, quem é bonita também sofre as vezes, os homens me ver como objeto sexual só se aproximam pela beleza, e tudo isso me deixa triste porque eles mau me conhecem e dizem gostar logo de cara, só gostaram da aparencia, e eu sei que não vou ser pra sempre bela.
Atração fisíca é o inicial, eu sei, mais desperta muito homem mau carater que só quer se aproveitar e desfilar pra se achar.

Responder

Também sou assim… : (

Responder

Estava lendo tuas matérias e vi o ano de 2009, pensei:será que ela parou de escrever?agora vi uma de 2014.Respirei aliviada, faço minha tuas palavras,todas sem exceção.Parabéns, continua, tu é a porta voz de muitas mulheres.Beijos, Alessandra

Responder

Vixe…hahahahaha!

Fique tranquila que comecei a escrever pro blog em 2009 e se Deus quiser não pararei tão cedo, Alessandra!

Obrigada pelo carinho <3

Responder

Ahahahahah, adorei o texto!!
Mas fica a pergunta,cade o telefone de contato?! Kkkkkkk
Todas as qualidades me convencem, mas preciso saber onde fica a fila pra me candidatar né ?! =D

Responder

Obs: Esse avatar de menina ruivinha também não me ajuda! Rsrsrsrsr
Devia ter uma opção pra homens,caso agente queira elogiar!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *