Colaboração especial por Livia Figueiredo

Casar é um daqueles momentos que toda mulher, pelo menos uma vez na vida, já pensou, sonhou. O homem perfeito, flores, música, bolo, vestido. Ah, o vestido, aquele em que você se sente perfeita, linda.Há umas semanas atrás a querida Paula Bastos escreveu uma matéria aqui falando sobre a escolha do vestido perfeito, aquele que se encaixa perfeitamente nos seus sonhos e hoje eu vim falar de um assunto que muitas vezes as noivas não consideram com a mesma dedicação: a escolha do fotógrafo.

IMG_4772

A razão pela qual venho aqui é uma tentativa de ajudar as noivas plus size a considerar com cuidado a escolha do profissional que vai documentar um dos dias que elas mais sonharam. Eu não estou aqui só por que sou fotógrafa de casamentos, estou aqui porque antes de tudo eu sou também uma mulher que sofre em ficar em frente das câmeras. Até hoje ainda sofro para ficar do outro lado da lente, fico cheia de inseguranças e ultimamente tenho reparado como alguns dos meus colegas de profissão podem agir de maneira equivocada quando se trata do público plus size.

IMG_4728

A idéia desse texto veio exatamente de um desses colegas equivocados que, em um grupo de profissionais na área de casamentos, postou uma foto de uma sessão recente dele onde citava a controversa personagem da novela das oito, Perséfone. A pessoa em questão”tirava um sarro” pelo fato da noiva ser gordinha, chamando ela de Perséfone. E eu digo gordinha por que ela era mesmo muito pouco acima do peso, a meu ver.

O que essa situação traz a tona é a importância de escolher um profissional adequado para o seu casamento e tem alguns pontos que devem ser considerados:

1. Veja o portifolio com cuidado e repare se ele já fotografou pessoas “reais”. Isso é sempre um ponto positivo. Observe como as amigas gordinhas ficaram nas fotos, o quanto elas parecem felizes, confortáveis. Não que profissionais que só trabalham com pessoas magras sejam incapacitados, mas ter experiência sempre ajuda, ainda mais pra achar os ângulos que valorizam.

 2. Procure várias referências de outras pessoas que já tenham trabalhado com ele. Não é só pra saber se o fotógrafo vai aparecer no horário, é pra saber como ele se conduz durante o casamento. Procure profissionais que sejam calorosos, gentis, amáveis e respeitosos. No dia do seu casamento isso faz toda a diferença, pois você será o centro das atenções e isso muitas vezes é mais difícil pra quem está acima do peso. Ter uma pessoa te colocando pra cima, te deixando confiante é sempre importante.

3. Faça reuniões com o seu fotógrafo. Eu sei que a vida é corrida, mas reserve um tempo para que ele possa te conhecer para que você se sinta confortável com ele. E procure profissionais que queiram te conhecer, saber o que faz de você especial: serão eles que verão a mulher linda que você já é. Eu sempre recomendo uma sessão pré-casamento, aquelas famosas sessões de noivado, que permitem que você tenha uma prévia de como você e seu amado(a) vão ficar nas fotos.

4. Fuja dos “eu faço baratinho”. Fotografia é uma arte e infelizmente ela não é barata. Um profissional de fotografia de casamento hoje precisa se atualizar, ter bom equipamento e estar sempre estudando e isso tem um custo. Claro que você pode achar que aquele seu primo que tem uma câmera “profissional” dá na mesma, mas confie em mim, não dá. A sensibilidade e a técnica necessária pra fazer as fotos de um dia tão importante são coisas que não estão simplesmente em um clique do botão da câmera, vem com tempo, estudo e uma pitada de talento, então leve isso em consideração.

5. Você é linda pelo que você é, tenha isso em mente. Muitas noivas que me procuram já chegam me pedindo Photoshop logo no primeiro encontro. O que eu digo pra elas é que Photoshop é sim uma ótima ferramenta, mas ela não muda quem você é, não muda sua essência. Eu posso trocar seu corpo pelo da Gisele Bundchen no Photoshop, mas eu tenho certeza que o seu noivo(a)/marido(esposa)/namorado(a) está com você pelo que você é e nem um centímetro a menos. Procure profissionais capazes, que saibam mexer com Photoshop, mas usem isso para enaltecer o que é belo em você.

Só depois desses passos eu acredito que uma noiva pode estar confiante na sua escolha. Tome seu tempo, analise, converse, pesquise, informação nunca é demais. Certeza que o resultado compensará!

IMG_5194

Para conhecer o trabalho da Lívia, tirar dúvidas e se inspirar para o seu casamento, acesse: www.liviafigueiredo.com https://www.facebook.com/LiviaFigueiredosPhotography. Essa linda é minha amiga do coração e faz um trabalho encantador. Quando ela me contou a história da fotógrafa tirando o sarro na cliente gorda, eu corri pedir ajuda pra ela dar dicas do coração para vocês! Ah, todas as fotos desse post são dela! <3

Comentários

Recomendados

Um comentário

Responder

Ótimas dicas!
Eu amei a minha: https://www.facebook.com/larissamarguliesfotografia/photos_albums
Tem fotografo que faz cara feia, acho que acham que as grodas nao dão boas fotos. Hunf

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *