É, meninas…o inverno foi embora e agora os raios de sol começam a brilhar cada vez mais fortes.  Sei que muita gente fica apavorada quando as estações mais quentes chegam porque, claro, além de passar calor e às vezes ser um tanto desconfortável, também é época de praia e piscina. Serei muito franca com vocês: eu era uma dessas pessoas que tinha pavor de receber um convite para ir ao clube ou à praia. Como eu ia expor esse meu corpanzil por aí? E aquele bando de gente me encarando? Um dia me dei conta de que meu amor pela água – sim, sou praticamente um pato – era tão grande e eu me sentia tão feliz estando em uma piscina e principalmente no mar que eu estava deixando de viver a minha vida e de fazer coisas que me faziam muito feliz por conta do julgamento alheio. Que coisa mais triste!

Já parou para pensar até que ponto você deixa de viver e de fazer coisas que te fazem bem por medo? O que o outro vai pensar ou dizer é problema dele. Sim, eu sei como é difícil usar um negócio tão pequeno em um corpo que não é o idealizado pra sair “desfilando” por aí. É claro que ainda hoje fico meio receosa de tirar a canga na frente de várias pessoas. Se são desconhecidos me sinto um tico menos desconfortável, mas na frente de amigos ainda sofro e muito.  Para quem não se encaixa no que a sociedade tem como “ideal”, algo que parece ser tão bobo para os outros é uma verdadeira batalha para nós. Enfrentar esse medo, lidar com o julgamento alheio é algo que vamos desenvolvendo ao longo da vida e que vem com o tempo, mas não espere o tempo passar para viver algo que te faz bem.

biquini

Sinto na pele o quanto é difícil se expor, perceber que alguém está te medindo, reparando em algo, mas vou me anular por causa do julgamento alheio? Essas pessoas enfrentam meus problemas, pagam minhas contas, vivem a minha vida? Não! Tenho uma amiga que diz assim: “Vou pra praia com minhas banhas e meu biquíni. Se alguém se incomodar, que não olhe em minha direção. Simples assim.” Você tem a opção de usar um maiô ou biquínis mais “cobertos”, mas estou falando de como você se sente, sabe? É hora de enfrentar esse medo, de vencer mais uma barreira e de não deixar com que as pessoas te reprimam para algo que pode te dar prazer e te fazer feliz. Você tem tanto direito de vestir um biquíni e de ir feliz À praia como qualquer outra mulher magra, consegue entender?

Sei que vocês vão pedir, então já adianto a informação: depois eu farei um post com dicas de onde comprar biquíni e de tipos diferentes que ficam bacana em nós, mas a regra geral é simples: use aquilo que você gosta, que faz você se sentir bem. Eu me surpreendi porque comprei nesse fim de semana um biquíni que é mais cavado e eu achei que ficou legal. Na realidade um biquíni maior só vai tampar mais a minha pele porque o meu tamanho de corpo não vai mudar nem um biquininho, nem em um biquinão e nem em um maiô. Tudo depende da sua cabeça, de como você se sente, entende? A primavera acabou de começar, então comece a trabalhar isso dentro de você para que seja possível desfrutar de todos os prazeres das estações mais quentes!

Comentários

Recomendados

13 comments

Responder

Belíssimo texto Paula, passei por isso nesse último final de semana, minhas amigas são magras e ainda estavam com o namorado.
Então fiquei o tempo todo de short, até que tcharãn, o sol se escondeu de vez e eu fui dar uma refrescada no chuveiro, retirei o short e enquanto estava lá só ouvi os elogios do meu traseiro grande, haha. Sabe as vezes a gente que esconder vai resolver alguma coisa, mas não vai, no fim você vai estar deixando de aproveitar aquilo que te faaz bem. E uns olhares, elogios e cantadas, faz bem a qualquer mulher nessas horas! 🙂

Responder

Com certeza, Camila! A vida é curta demais pra gente ficar com receio de aproveitar. Se quiserem falar, que falem! Como eu disse no texto, essas pessoas não pagam nossas contas e não resolvem os nossos problemas, então eu quero mais é que se danem!

Um beijão

Responder

Ai, Paula, você, como sempre, dizendo tudo!

Responder

Ahhh menina linda, que gostoso ouvir isso de você! <3

Responder

Sou daquelas que deixou de sair na adolescência (o começo dela, ao menos) por conta do excesso de peso. Nem tava tão acima do peso quanto hj, mas morria de vergonha de usar roupas de banho. E da única vez que fui forçada a usar, ouvi tanta piada que me encolhi. Não perdia as férias na praia com meus pais, não conhecia ninguém, logo, pouco me importava. Foi só na faculdade que surgiu um momento: e agora, uso ou não biquíni. Mas como não ia deixar de sair por isso, botei minha roupinha e saí. Alguma vantagem do grupo: me chamavam de deusa, linda. rs Ali comecei a construir minha autoestima positiva. Não por me aceitarem, mas por me ver assim, deusa, de biquíni. Desde então capricho nas cores, estampas, ADORO que o biquíni contraste com minha pele. Sou dessas.

Responder

Eu passei muito por isso e fui muito zoada por gente babaca na adolescência e hoje eu olho pro meu corpo de adolescente e vejo o quanto ele era lindo e eu era idiota. É sempre assim! Hoje eu ainda fico meio com vergonha de sair de biquíni na frente de pessoas conhecidas e tudo, mas estou trabalhando isso em mim porque não quero deixar de desfrutar momentos de alegria por causa do julgamento alheio. Arrasou, Mabia! <3

Responder

Eu estou engatinhando nessa coisa de perder o medo de me expor pra fazer aquilo que gosto (tb amo piscina e praia) e hoje, meia hora antes de eu vir ler esse post chegou meu primeiro biquíni. Quer dizer, antes eu usava mas apenas aqui em casa e só com meu marido, mas agora resolvi que não vou mais pra praia e ficar só no quiosque pra não precisar tirar o vestidão. Comprei um desses modelos maiores, da fabricante Lehona, na loja virtual da spetacullus. Tem vários modelos “grandões” e eu achei que ficou um arraso em mim. To super segura em usá-lo. Um ótimo verão pra todas nós!

Responder

Que bárbaro, linha à linha, o que escreveu. É isso mesmo Paula. Suas matérias com certeza ajudam muitas pessoas refletirem e viverem suas vidas sem se importarem com o que os outros estão pensando delas. Mais uma vez parabéns pela sobrinha e jornalista linda!!! Bjs.

Responder

Awwwn tia, muito obrigada! Fico feliz em ter um lado meio “psicóloga” e poder ajudar às pessoas. Isso é o que me deixa mais feliz!

Um beijão

Responder

Adorei o texto. e tenho uma dica maravilhosa. Na cidade de Caldas Novas, em Goiania, tem lojas de fábrica maravilhosas que fazem biquinis maravilhoso, de todos os tamanhos e modelo super transados, e como é fabrica, eles tbm fazem ajustes, enfim, na última vez que estive lá comprei 10 modelos diferentes e lindos. Meninas e joguem, se mostrem e sejam felizes

Responder

vixi eu amo biquini, em gordinhas fica mto mais lindo, todo cheio de carne… é só comprar no tamanho certo, nao pode apertar, tem que servir q nem aquela calcinha véia “praqueles dias”.

Responder

Na prática creio que a maioria de nós, mulheres Plus Size, não gostamos de nos expor na praia, justamente por não encontrarmos peças adequadas para o nosso corpo. Quando encontramos, a parte de cima não fica tão bem ajustada (melões apertados ou escapando para os lados) e a parte de baixo (muito pequena e apertada ou muito grande, tipo calçolão). Senhores produtores de lingerie tamanhos grandes, se mulher gostasse de calçolão, até as magras usariam!

Responder

Nossa! muito bom msm….haha ! vllw

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *