Mudar não é uma coisa fácil, especialmente quando estamos falando sobre um hábito de vida que te acompanhou ao longo de muitos anos. Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes comecei o Diário da Saúde aqui no blog, tentando mudar as coisas, buscando uma melhoria de vida. Sempre acontecia algo no meio do caminho e eu largava tudo de lado e, quando dava por mim, já tinha me perdido novamente e saído completamente do trilho em que meu trenzinho estava custando aprender a andar.

Acontece que às vezes a água bate na bunda com intensidade. Passei por um problema de saúde no início do ano – não vou entrar em detalhes aqui porque não há necessidade – e engordei, em 30 dias, cinco quilos. Entrei em pânico, chorei, me senti um lixo, me senti derrotada e parei para pensar que, com 30 anos de idade, ou eu faço algo pra realmente mudar a minha vida ou as coisas vão começar a acontecer e eu continuarei indo, toda vez, ladeira abaixo.

O que me surpreende é que eu já tive tanta força de vontade e tanta determinação para vencer obstáculos tão grandes, que pareciam tão, mas tão difíceis e, parando para pensar, não consigo entender porque eu mesma me saboto e saio da linha tão facilmente. Cadê a postura e a determinação de melhorar minha saúde? Por que não persisto? Por que nunca me esforço o suficiente?

É claro que estou escrevendo tudo isso para dizer que vou começar tudo de novo e sim, há a possibilidade de que eu falhe. Não posso mentir. O que eu quero, desta vez, é levar um dia de cada vez e é buscar um comprometimento de muita fidelidade para comigo mesma. No meu caso, em particular, não dá para fazer uma dieta pensando no amanhã e também não dá para pensar em metas a longo prazo porque tudo isso me desanima. Quero pensar apenas no hoje, na próxima refeição, em emagrecer um quilo de cada vez.

Já fiz de tudo, já tentei emagrecer tantas vezes que perdi a conta, mas eu preciso…minha saúde está precisando de uma mudança de vida e ninguém pode fazer nada por mim. Quero levar um dia de cada vez e sentir que estou zelando por mim mesma. Não se trata de tentar emagrecer para caber em uma roupa ou para que eu me sinta melhor numa foto – sim, essas coisas serão muito legais se acontecerem –, pois a questão aqui é a minha saúde e o fato de que eu já não sou mais uma menininha. Estou com 30 anos e preciso começar a pensar a longo prazo.

Não sei você, mas eu pretendo começar a falar mais sobre saúde aqui no blog. Quero disponibilizar receitas light, falar mais sobre exercícios físicos e quero ajudar e ser ajudada. Se você estiver passando por uma situação similar, vamos dar força uma para a outra, vamos colaborar para que este processo seja mais leve e menos solitário. A blogueira Marina Iris, do blog By Marina, é minha amiga de infância e mudou a vida dela drasticamente e se tornou uma inspiração para mim e para tantas outras pessoas! Vale a pena acompanhar o blog dela, viu?!

E se você estiver afim, comente este post. Criei um grupo no Facebook para gordinhas que querem emagrecer e queiram fazer isso acompanhadas. Para participar, clique aqui! Podemos anos ajudar, compartilhar ideias, descobertas e quem sabe fazer até alguma coisa juntas. Não se trata de querer ser magra, de “trair um movimento” de se contradizer. Estou falando de SAÚDE. Não sei a sua, mas eu estou passando por problemas, então não posso simplesmente abandonar o barco. E a imagem que vou colocar abaixo foi certeira com o meu pensamento atual sobre começar uma reeducação de estilo de vida – porque sim, não se trata apenas de fechar a boca:

tumblr_lxvlyqAyAH1qzl99no1_500

“Se exercite para ter um corpo saudável e não para ser magrinha; coma para nutrir o seu corpo e sempre ignore os que não gostam de você, os que duvidam e os exemplos que não eram saudáveis que sempre te alimentaram . Você vale muito mais do que você imagina.”

Beijos!

Comentários

Recomendados

21 comments

Responder

Eu super topo entrar nisso!
Estou tentando emagrecer por saúde e pq eu cansei de ser gorda, admito…
Tudo vai indo bem, ai chega um feriadão, aniversários, comemorações e ai tudo vai por água abaixo de novo….
Acho legal a idéia de quem está no mesmo barco se apoiar… Confesso que eu senti muita falta disso quando comecei a dieta. Então, pode contar comigo!
Bjos

Responder

Tati, se quiser entrar no grupo, aqui está o endereço. É só pedir para entrar: https://www.facebook.com/groups/311082412347352/
Fazer dieta sozinha é muito mais difícil, especialmente quando precisa ser a longo prazo e algo que você tem que mudar pra dar certo pelo resto da vida, então vamos nessa!

Beijos e obrigada pelas palavras <3

Responder

Oi Paula, a Marina do bymarina tem um grupo no facebook!! Tem algumas dicas bem legais sobre tudo, desde alimentação, suplementação até tipos de exercícios!! Entra no grupo tb!! Inclusive teve um encontrinho aqui em Bauru dia 17 para uma caminhada/corrida (do qual infelizmente nao consegui participar, enfim).. eu sei q vc nao mora mais aqui, mas vai que um dia coincida as datas e vc possa ir? seria legal!!
Beijos!

Responder

Oi, Talita,

A Marina é minha amiga de infância…estudamos por muitos anos juntas e eu estou no grupo dela no FB há tempos, mas não falo muito por lá, apenas leio. Seria incrível participar de um dos próximos que ela for organizar. A Marina é uma pessoa muito especial, que eu gosto demais e admiro toda a mudança que ela está fazendo e como ela tem sido exemplar pra muita gente.

Beijos!

Responder

Então Paula, penso como você, já tive coragem de mudar tantas coisas na vida, já enfrentei tantos obstáculos, e tenho uma tremenda dificuldade de persistir em qualquer esforço que tenha como meta emagrecer… Com o passar dos anos, a cada tentativa frustrada, perdia cada vez mais a motivação para começar… E foi assim que cheguei na pessoa que sou hoje, penso todos os dias em como gostaria e em como preciso emagrecer (por conta de dores nas pernas e planos de engravidar daqui a alguns anos) e antes mesmo de começar já desisto, pois sei que não terei forças pra seguirei em frente… Mas, ao contrário de você, e é exatamente o que mais admiro em vc, não tenho coragem de me expor, eu não teria coragem de participar de um grupo no facebook, mas gostaria de alguma forma poder dar e receber apoio de vc e outras pessoas com nosso mesmo objetivo… Bjos

Responder

Ju,

Realmente não é todo mundo que consegue dar a cara a tapa, mas eu sempre fui assim. Acho bobeira você ter receio de participar do grupo. Eu participo de vários que só acompanho lendo e isso já me ajuda bastante. Pense com carinho sobre entrar pra ao menos receber as informações: https://www.facebook.com/groups/311082412347352/.

Espero te ver por lá! Beijos,

Paula

Responder

Parabéns pela iniciativa e força! Entendo bem esse sentimento de precisar agir enquanto ainda há tempo. Sempre fui gordinha e entre setembro e outubro de 2012 tomei a decisão que vc tomou agora. Resolvi mudar e por causa dessa mudança conheci seu blog. Graças a minha decisão comecei 2013 feliz comigo com meu corpo e voltei a valorizar minha vaidade que por vários motivos havia deixado completamente de lado e hoje recebo quase diariamente elogios e incetrivos pela mudança. Ainda tenho recaídas maso importante é sempre encontrar forças para recomeçar. Atualmente estou em fase de transição em relação ao meu vestuário, voltei a usar vestido (rsrsr) e não sei o peso exato que perdi mas fico feliz em lembrar que em algum momento de minha vida já vesti manequim 54 e hoje estou precisando de um 47, pois o 48 já fica folgado e o 46 ainda não fica bom. Mas assim como você chegarei lá. Boa sorte e conte comigo na caminhada e obrigada pelo incentgivo que você me deu para gostar mais de moda e de me aceitar como sou e desejar ser bela e feliz assim.

Responder

Kelly,

Nem sei o que te falar. Nossa, meu olho até encheu d’água aqui. Fiquei tão feliz que pude te ajudar de alguma forma. É isso mesmo: tem que se valorizar, buscar roupas que fiquem bem em você e deixar transparecer tudo o que existe de melhor em você. Parabéns pela mudança, por ter persistido, por apostar em você. Nós chegaremos lá. Vamos acreditar nisso e fazer por merecer. Seu carinho esquentou meu coração que acordou bem tristinho hoje, viu?!

Obrigada mil vezes! Beijos,

Paula

Responder

É…realmente é muito difícil, ficar escutando comentários, nossaaa vc tá diferente! Você parecia uma modelo, o que aconteceu? Já usei nº36 e hoje estou usando 40, desde meus 17 anos muita coisa aconteceu, as pessoas esquecem que a gente cresce né? Que crescemos e o nosso corpo tbm muda! oras bolas….Eu sempre tive problemas hormonais, sempre tive o efeito sanfona, passei por 2 gravidez, e hoje estou na luta para emagrecer novamente, quanto ao problema hormonal já não tenho mais, o que me ajuda a emagrecer, agora o que dificulta é o fato de estar amamentando, sinto um fome goganteeeee, e não posso parar de comer certos alimentos por causa do baby!!! Essa é a minha luta diariamente, e também sinto muito vontade de comer doces o tempo todo! 🙁

http://www.umlarparaamar.blogspot.com.br

beijos

Responder

Paula, super me identifico com as coisas que você posta, estou em um momento que emagrecer envolve minha saúde, meu bem estar e meu namoro! Preciso mudar de vida, e perder uns bons quilos.
Claro que juntas conseguiremos de uma forma mais divertida e amistosa! Agradeço pelas dicas, pela sinceridade e pela persistência que nos cultiva. Afinal de contas quando precisamos de um “up” recorremos ao seu blog. Gostaria de fazer parte do grupo também! Força pra nós e um grande beijo!

Responder

Nossa acho que hoje foi o dia de levar um choque em relação ao assunto.e começou hoje pela manha com o programa Mais Você mostrando duas pessoas que conseguiram emagrecer depois de muita luta,de algumas desistências mas no fim conseguiram.
Me animei vendo tudo o que eles contaram e concordo com tudo que disse aqui, é muito difícil a gente perde o foco muitas vezes e desanima,pra mim o mais difícil são os exercícios por isso comecei o ano com caminhadas de 1h diárias,mas já fazem duas semanas que estou sem caminhar,um desanimo total e regime sinceramente não sei por onde começar, estou perdida por isso acho que se vc nos ajudar muita gente vai vir com vc nessa eu sou uma ,nem que seja só pra pedir socorro rs.
Mais uma vez parabéns pela iniciativa,raramente comento mas estou sempre ligadinha aqui e no face 😉
Bjosss

Responder

Nossa, Paula, seu post veio a calhar! Sempre fui gordinha e lendo blogs como o seu aprendi a me amar assim. Nunca vou ser magra-modelo, mas preciso emagrecer mais um pouquinho para chegar aonde quero. Já entrei no grupo, ‘tamo junto!

Responder

Oi Paula! Adoro seus posts que falam da obesidade, da dificuldade de emagrecer, de assuntos relacionados a preconceitos com as grandes mulheres. Claro que adoro os que dão dicas, falam de moda, roupas etc, mas estes são os que nos fazem identificar mais com você. Já te falei que seu blog teve um papel importante na nova pessoa que sou, hoje me valorizo e consigo evitar as recaídas assim: me amo e vou cuidar da minha saúde, custe o sacrifício que custar. Não importar o que acontecer, eu quero ser feliz e ter saúde, não sei se vou ficar magra, flácida ou outra coisa, mas tomei a decisão e não desisti, já foram 31 kg em 6 meses. Mas antes disso, comecei, cai e levantei várias vezes! Cair, levantar e recomeçar é uma arte, é uma coisa de grandes mulheres, fortes, não é para qualquer um. Força, estamos do seu lado! Bjs.

Responder

Adoro este blog, aprendo muitas dicas de como ser mais feminina e mesmo não sendo muito gordinha (só um pouquinho, rs) os posts aqui me ajudam a melhorar minha auto estima que é bem baixa.

Acho importantíssimo essa sua iniciativa de falar mais de saude aqui, sou nutricionista e sei o quanto é importante manter uma dieta e ritmo de vida saudáveis. Sei também o quanto é difícil realmente ver uma mudança no nosso estilo de vida.

Pretendo continuar acompanhando sempre esse blog e se puder contribuir de alguma maneira 😉

Lígia

Responder

PS: parabéns pela iniciativa!!!

E realmente, falhar uma vez não é motivo para não começar novamente!!!

Responder

Incrivel, vc colocou em palavras tudo o q eu estou sentindo no momento! O problema é que depois de tantas tentativas e erros sinto que perdi a credibilidade tanto comigo mesmo quanto com as pessoas que convivo. Qdo tento recomeçar ouço coisas do tipo: “eu já ouvi essa história tantas vezes…”. Qtas vezes bati o pé e disse que segunda eu começo…. e na quinta tudo ia por água a baixo. Mas vou tentar de novo não vou desistir quem sabe essa segunda – feira não seja aquela que vai mudar minha vida pra sempre?
Abraços!!!

Responder

Oi Paula! Eu sou muito mais de ler do que escrever, mais como vc pediu dicas eu resolvi escrever o meu relato, muito pouca gente sabe que eu estou fazendo RA, só meu marido e mais umas duas pessoas , eu não contei justamente com medo de fracassar e além encarar a mim mesma ainda ter que lidar com as cobranças de outra pessoas, se é o melhor não sei! É o meu método e pronto! Sempre fui gorda, claro já pesei 68 kilos e por pouco tempo, sempre usei remédio para emagrecer. Nunca fui capaz de fazer dieta sem ajuda de remédios. Odeio exercícios ou academias,mas adoro comer! Em 2010 me casei e vim viver Alemanha, mesmo tomando remedio pesava 80 kilos, mudança de alimentação,vinho, chocolate e o frio cheguei muito fácil nos 106,2 kilos e com eles uma hérnia de disco e dores horríveis!!! Então em outubro mudamos de cidade,estado e casa nova com andares e escadas eu parecia mais uma velha com 42 anos ! Foi aí que eu pensei tenho que fazer algo , e tem que ser AGORA! Na Alemanha não existe remedio para emagrecer e proibido! vai ter que ser na raça mesmo!! eu NÃO faço dieta , para mim não funciona!! Eu comprei um Transponder e montei uma academia no meu keller (porão) e malho todo santo dia 1:30 hr 900 ou 1000 calorias , meus deliciosos chocolates como uma vez ao mês, vinho que eu adoro não tomo mais que 100ml na sexta-feira, substitui doces por frutas e álcool por Agua, como a cada 4 hrs. Esse foi o caminho que até agora tem funcionado bem para mim. Dia 7 de novembro 2013 comecei e hoje quase 4 meses foram 12 kilos embora! Apesar de ter viajado de ferias para o nordeste do Brasil em fevereiro e ter saído da minha rotina de exercicio e alimentação não engordei nem uma grama! Tenho uma meta real e totalmente atingível, no próximo Natal quero estar 30 kilos mais leve,odeio passar fome por isso dieta alguma funciona para mim. Espero ter ajudado! Meu lema é melhor 94 kilos que 106 kkkkk abraços e muita força e sucesso na sua caminhada!!

Responder

Silvia, que incrível! Estou muito contente por você ter compartilhado essa sua vitória comigo. Estou torcendo por você e tenho certeza de que você chegará onde deseja! Estamos juntas e vamos nessa!!! A gente chega lá!

Responder

Eu amei o que disse! Acompanharei sempre, tambem tive que mudar habitos, faço hoje um tratamento pra emagrecer, ja perdi 10 kgs, mas claro que não é facil! Porém gratificante! Força!

Bjos!

Responder

Obrigada Marília! Fiquei muito feliz em saber que você está indo bem! Eu também chego lá, se Deus quiser!
Um beijão

Responder

Paula, você falou, quero dizer, escreveu exatamente tuuuudoo que eu precisava ouvir/ler. Também estou chegando aos 30 e isso tb me aflige, não quero emagrecer pra ficar bonita na foto, quero e preciso de saúde mas sempre me atrapalho, me saboto. vou tentar seguir seu exemplo!

Beijos

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *