É engraçado como às vezes uma simples pergunta te faz refletir sobre algo muito mais complexo, que vai além daquela superficialidade que enxergamos em um primeiro momento. Ontem postei na página do Facebook do blog o que vocês, leitoras, gostariam que eu escrevesse sobre relacionado ao Réveillon, mais especificamente falando, de moda. Aí várias pessoas responderam – graças a Deus porque eu amo quando as pessoas interagem – e de repente me peguei refletindo na resposta de algumas garotas.

Umas queriam dicas de maquiagem e outras queriam saber coisas mais específicas, do tipo “posso usar vestido longo” ou “branco vai ficar bem em mim”…e, de repente, comecei a pensar em um milhão de coisas para escrever, mas esse editorial tinha que vir antes de tudo. Quem acompanha meu trabalho desde o começo sabe que não gosto de seguir regras. Sabe aquela coisa de “gorda não pode isso, gorda tem que usar aquilo”? Pois é…eu não gosto dessas coisas. Sempre defendi que todo mundo pode tudo.

É claro que tudo depende, pois os corpos são diferentes. O que pode vestir bem em mim pode não ficar legal em você e vice-versa, mas quem sou eu para te dizer “NÃO USE”? Sou totalmente contra qualquer tipo de ditadura e acho que cada pessoa tem o direito de decidir o que vestir. Você pode decidir vestir um tipo de roupa que alguém não vai gostar ou que não vai, necessariamente, valorizar o seu corpo, mas aí vem o paradigma: e se você se sentir incrivelmente linda com aquele look e ele te fizer um bem danado? Então você vai deixar de usá-lo, de fazer bem a si mesma por causa de uma regra? Por causa do que os outros irão pensar?

NÃO FAÇA ISSO!

Ilustração de Emilie BartiauxComo blogueira, como jornalista de moda, procuro sempre trazer dicas e ideias para vocês, mas nunca ditar nada. Eu sempre digo e sempre direi que o espelho é seu melhor amigo. Vista algo, olhe bem para ele e seja franca: aquela combinação está fazendo você se sentir linda, maravilhosa e vitaminada? Então esqueça os outros e se coloque em primeiro lugar e saia vaporosa, esbanjando charme e segurança. Se não gostou, então tente achar outra coisa que a faça sentir assim.

Temos que parar com essa bobagem de passar a vida tentando agradar aos outros ou tentando nos encaixar em padrões impostos pelos outros. Isso talvez seja parte do amadurecimento na adolescência, mas você não pode deixar que esse período se arraste pelo resto de sua vida. É baixinha e quer usar longo? Use! Quer passar o Réveillon em um tubinho branco? Passe! Faça o que te faz feliz e deixe os outros pra lá. As pessoas são assim: se não repararem nas gordurinhas que você tem, certamente vão achar outra coisa para falar quando sentirem necessidade, por isso você precisa aplicar o amor próprio como primeira regra para viver uma vida feliz. Pare de tentar agradar aos outros e foque em agradar a si mesma!

Vou fazer os posts com dicas de looks e tudo o mais para a virada de ano, mas antes de subir qualquer um deles, eu precisava vir aqui te dizer isso. Aproveite que um novo ano vem aí e reflita sobre seus hábitos, sobre seus valores: você está mais preocupada em agradar aos outros ou a si mesma? Até quando vai postergar suas vontades e desejos com medo de estar fazendo feio? É claro que você pode pesquisar, estudar e experimentar coisas para ver o que te valoriza, o que cai bem no seu tipo de corpo, mas para isso é preciso correr riscos, é preciso tentar. Não tenha medo e não se esqueça que o espelho é o seu melhor amigo e que a honestidade consigo mesma é que vai te fazer amadurecer e conseguir ser uma grande mulher, cada vez mais!

Quem aceita este desafio? Vamos tentar ser alguém melhor para nós mesmas?

Comentários

Recomendados

10 comments

Responder

VC DISSE TUDO QUE EU PENSO ! AS VEZES É DIFICIL DEIXAR DE LADO AS CRITICAS , MAS É O MELHOR A SE FAZER…

http://sermulhereisso.wordpress.com/

Responder

Adorei esse post, porque também vivo recebendo perguntas de algumas meninas sobre o que devem vestir… dar dicas sobre o que está na moda é uma coisa falar que isso ou aquilo não pode pois engorda, não fica bem é outra coisa… sempre fui na contramão dessas ditaduras… sempre usei branco, listras, estampas e não tô nem aí…. as pessoas tem que parar de procurar aprovação de outras em tudo na vida… se fossemos seguir todos os conselhos do mundo não seríamos mais nós mesmos….

Responder

É exatamente isso, Silvia: “se fôssemos seguir todos os conselhos do mundo não seríamos mais nós mesmos…”

🙂

Responder

Nada a dizer… só vim deixar meus aplausos: CLAP CLAP CLAP!!!! Muito bem dito (ou escrito 😉 )!

Responder

Descobri ontem o seu blog.Achei maravilhoso.Parabéns.Você é muito linda.

Responder

Adorei o post…acho o seguinte..a gente deve usar o que nos cai bem..eu uso branco, longo…Eu adorei o seu blog.

Responder

Simplesmente amei falou tudo 😀

Responder

Adorei…

Muito bom.

Seria ótimo se todos pensassem assim!!!

Estou adorando o blog todo!!!

Responder

Oi, Lígia,

Fico muito feliz que você esteja gostando do blog! Espero que volte sempre! <3

Beijos

Responder

Disse tudo!
Tô com vc e não abro!
Sempre linda, por dentro e por fora…
😉

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *