Não sei você, mas eu estou naquela crise de quem vai fazer 30 anos e, por isso, reavaliando toda a minha vida com um olhar muito mais crítico do que geralmente já faço. Algo que não tem saído de minha cabeça é: por que passamos a vida nos prendendo a fórmulas que não fazem o menor sentido? Posso dizer que, claro, dentro dos padrões atuais da minha geração, tenho uma vida até que boa. Estou construindo uma carreira legal, meu nome hoje já tem algum valor dentro do mercado que escolhi atuar, moro sozinha, pago minhas contas e sou dona da minha vida; tenho poucos e muito bons amigos, uma família maravilhosa que me apoia e, à beira dos 30, a única coisa que realmente me falta é aquele cara legal que muitas de nós sempre sonhamos em ter.

Já vivi histórias de amor das mais malucas, que poderiam virar filme. Quem me acompanha desde sempre tem um pouco de noção das aventuras que já vivi e do quanto já quebrei a cara, mas quando você cresceu em uma geração que, aos 30 anos as pessoas já tinham estabelecido família, você começa a sentir aquele medo do “será que vai acontecer comigo”? E aí, minha amiga, vêm as fórmulas:

– “Você precisa desencanar porque é aí que a coisa acontece”;

– “Tira isso da sua cabeça porque senão nunca vai acontecer’;

– “Você nunca vai achar alguém ficando em casa e trabalhando do jeito que você trabalha”;

– ‘Você precisa achar alguém que seja desconectado das redes sociais porque todos aqueles com quem você já se envolveu eram furada”;

– “Você precisa de um cara mais velho e experiente…”

E por aí a lista vai. Entenderam onde quero chegar? O ser humano sempre precisou de um norte, sempre trabalhou com regras, mas se tem algo que aprendi nesses 29 anos é que, para viver uma história de amor ou para conhecer um cara legal, não existe um parâmetro. As coisas irão acontecer na ausência de regras ou seguindo tudo aquilo que já te disseram. Não existe uma fórmula certa ou absoluta. Eu nunca deixei de desejar encontrar um cara incrível para partilhar a vida comigo. É, nunca desencanei porque tenho a maravilhosa capacidade de estar muito focada na carreira e desejando um grande amor fervorosamente. Entende? Quer dizer que então, porque eu desejo e sempre desejei, nunca virá?

Um dia uma pessoa disse o seguinte: “eu nunca mais terei nada com ela”. Será? Como se pode ter tanta certeza de algo se a vida dá tantas voltas e se os caminhos mudam e se cruzam constantemente? Hoje você pode não ver mais nada em mim. Semana que vem você pode estar perdidamente apaixonado. Não há como ter certeza de nada. Pode ser que eu viva a minha vida sozinha, sem esse cara incrível que sempre desejei a meu lado e, nem por isso, estarei fadada à infelicidade. Tudo na vida depende da energia que colocamos nas coisas, da vontade genuína, da pureza de coração, das intenções. Há milhares de coisas que faço que me fazem feliz, que me realizam. Não podemos levar a vida a ferro e fogo, como dizem.

Me cansei de ouvir das pessoas o que eu tinha ou o que eu não deveria fazer sendo que às vezes meu coração berrava para que eu o deixasse livre para que ele sentisse o que bem quisesse sentir. Aí eu ficava lutando contra e perdia tempo, energia e lágrimas para que um dia, então, eu simplesmente me rendesse. Adiantava? Não…eu só postergava a liberdade de sentir, de viver. A verdade é que não dá para evitar tanto assim as desilusões e elas fazem parte da construção do nosso eu, do nosso caráter. Se a vida estiver tentando te ensinar algo e você fizer um bloqueio disso, pode ter certeza que ela usará inúmeras situações até que você aprenda. Não há como fugir, por isso, pra que viver à base de fórmulas?

Nossos amigos e familiares sempre têm as melhores intenções quando nos aconselham. Eles não querem nos ver sofrer, mas às vezes simplesmente não adianta. É aquilo e ponto. Naquele momento você precisa se dar o direito de viver e de sentir o que está dentro de você.  Vai passar quando tiver que passar. E o cara dos seus sonhos pode sim, um dia tocar a sua campainha porque se perdeu na rua ou trombar em você em uma livraria ou, de repente, ser aquela pessoa que sempre esteve ao seu lado e você nunca havia percebido. E ele pode sim, ser mais novo, todo conectado às redes sociais, ou baladeiro enquanto eu sou mais caseira. Ele pode ser qualquer coisa porque todos somos um conjunto de fatores grande com a capacidade de adaptação.

Não vou começar a frequentar a noite paulistana ou mudar a minha vida ou o que está em meu coração para encontrar esse grande amor. Se ele tiver que acontecer, será quando tiver que ser e se Deus move montanhas, isso significa que pode ser de qualquer jeito. As coisas acontecerão quando alguém olhar para mim e pensar que eu sou “um problema que vale a pena encarar” – sim, eu tenho uma personalidade forte, mas tenho um coração maior ainda. (Roubei sua frase, Alyce, porque neste momento tenho licença poética para isso)

E hoje eu não ligo mais para as fórmulas. Tanta gente já me disse que eu deveria parar de escrever meus editoriais porque eu assustava os caras. Ah é mesmo? Bem, se alguém se assusta com minhas palavras, então certamente essa pessoa não é uma boa companhia para a minha vida, certo? Um dos caras que eu mais gostei eu conheci justamente assim…ele me lendo e se identificando com o que eu estava dizendo. Não há fórmulas, não há mágica, não há regras. A gente tem que simplesmente ser fiel aos nossos próprios valores e, se você assim como eu tem essa capacidade de canalizar energia para coisas diferentes ao mesmo tempo, não se culpe. Você é só mais uma pessoa querendo fazer seu coração feliz.

Comentários

Recomendados

12 comments

Responder

Nossa arrasou no texto…

http://sermulhereisso.wordpress.com/

Responder

Você já rouba meu coração todos os dias, pode roubar as frases também!
Você é tão incrível que eu não consigo pensar em defeitos, antes de colocar na frente milhares de qualidades sempre tão grandiosas (porque nada seu é pequeno).
E acredito que um dia alguém fará o mesmo.

Quem gosta de coisa fácil certamente não sabe dar valor em nada e sinceramente não é disso que você precisa.
Ninguém precisa.

Continua sendo uma das pessoas mais incríveis que conheci e sim, continua sendo um problema.
Mas um problema que vale a pena <3

Responder

Awnnn…assim você me deixa chorona. Que bom que eu tenho você em minha vida pra poder aprender e compartilhar. Sou muita grata por nossa amizade! <3

E somos duas problemáticas que valem muito a pena. Eu sei disso.

Responder

É exatamente isso que eu sempre disse: se eu tiver que mudar ou deixar de fazer algo pra alguém querer ficar comigo, certamente não vou querer esta pessoa …
Se eu, com todo o meu jeito nada delicado de ser, louca e tudo mais, encontrei o amor onde e qdo menos esperava, sem seguir regras e em menos de um ano estamos ai, de casa nova e tudo mais, tenho certeza que você também ira 😉

Bjus

Responder

Sabe, Paula… eu acho que por mais que hoje em dia as mulheres tenham outras ambições, sonhos, desejos na vida ( e tem mesmo que ter!), no fundinho, lá no fundinho, a gente ainda sonha com o “príncipe encantado”. Mas é óbvio que jamais podemos colocar nossa felicidade em alguma coisa ou alguém…casar, ou procurar alguém “pra ser feliz” é enganoso; legal é ser feliz, mesmo que seja só e quando pintar alguém… ser feliz junto! E se for tranqueira, a gente tá tão bem consigo mesma, que naõ aceitará qualquer coisa, preferirá esperar o próximo da fila…rs
Também passei pela crise dos 30…hoje tenho 35. Achei que estava fadada à ser solteira, maaaas sabe aquilo que você falou sobre “nunca diga nunca”? Pois é… casei ano passado (fiz 1 aninho de casada ontem, 20/11) com um ex-namorado que há 8 anos não desistia de mim! E que bom que não desistiu! kkk
Concordo com você: não dá pra seguir uma fórmula, afinal, as pessoas são diferentes e cada caso é um caso, mas fundamentalmente penso que se colocarmos as coisas nas mãos de quem tem todas as “coisas nas mãos”, elas se encaixam do jeito certo, na hora certa! ELE não te “dá” alguém pronto, ou escolhe pra você, mas coloca no seu caminho, pessoas com quem você poderia dar muito certo!
Bem, escrevi demais! kkk…Bjoss

Responder

Olá! também passo por esta crise…completei 30 anos e sou solteira, encalhadarsrs juro que bate um desespero de ficar sozinha sem familia e filhos já que sempre imaginei pelo menos estar casada com esta idade. Mas creio em Deus e espero que “alguem preparado me encontre”. Sei como é chato ouvir piadas e comentarios maldosos, mas ficar com “bosta” nem pensar !!! Sou mais eu, sei que mereço o melhor

Responder

Ô Paulinha… Que texto lindo! Parecia que eu te ouvia falando na minha cabeça enquanto lia, é bem assim mesmo, a gente escuta tanta coisa de tanta gente o tempo todo, tantos planos infalíveis pra isso ou aquilo, que no final das contas ou a gente acaba perdido no meio de tanta dica e informação, sem saber o que fazer, ou acaba dando ouvidos à nossa voz mais sábia… A intuição. Adorei, adorei, divulgado lá na page sem dúvidas! <3 Muito amor pelas suas palavras, e só o que a gente deseja para as pessoas que a gente gosta, é que tudo dê certo, e já está, não é? 🙂
Beijo!

Responder

Ah, a crise dos 30! rsrsrs Engraçado, para mim, fazer 30 anos foi bem tranquilo, mas vi/vejo amigas passando pela tal crise e posso entender!
Só queria fazer um comentário sobre a questão do “desencana que aí acontece”. Eu costumo falar isso para algumas amigas e o sentido disso, para mim pelo menos, é deixar a ansiedade de lado. Posso estar enganada, mas acho que, às vezes, algumas mulheres ficam tão ansiosas por encontrar um marido que “se juntam” com qualquer um e, aí, a coisa pode não funcionar. Ou, por conta dessa ansiedade, acabam assustando os rapazes (sabe aquele lance de sair falando de casamento e filhos no primeiro encontro? rsrs) Como eu disse, posso estar muito enganada, mas acho que essa ansiedade exagerada para “resolver logo o problema” pode, sim, atrapalhar.
Reparou que eu chamei “casamento” de “resolver logo o problema”? Acho que muito dessa ansiedade vem de padrões que a sociedade nos impõe (sim, não existem só padrões de beleza). Na nossa sociedade, mesmo que isso não seja falado abertamente, para você ser uma pessoa bem sucedida e feliz, deve ser casado e ter filhos (e dois cachorros… rs). E isso vale especialmente para mulheres (um homem solteiro é mais bem aceito que uma mulher solteira). Mesmo inconscientemente, acredito que muita gente acabe querendo tanto casar e ter filhos por conta desse padrão imposto. Veja bem, não estou dizendo que isso valha para você, Paula, ou qualquer leitora aqui, ok? Mas acredito que muitas pessoas querem tão desesperadamente casar e ter filhos só para serem mais bem aceitas pela família e pela sociedade (afinal, é um saco a famosa pergunta “e o namorado?”).
Comecei a pensar sobre isso quando passei a rebater a pergunta “Mas por que vc não quer ter filhos?” (sim, eu não quero ter filhos e é um saco ter que ouvir toda hora as pessoas questionando minha decisão) com um “E vc? Por que vc QUER ter filhos?”. Muitas pessoas não sabem dizer. Claramente nunca se perguntaram. Mas o mais absurdo é ouvir gente falando “Ah, porque é normal, né?”. Sei lá, mas acho que esse não é um bom motivo para ter filhos…
Enfim, era só um comentário e divaguei demais… Adorei seu texto! Acho extremamente importante essa reflexão! E que venham os 40!!!! rsrsrsr

Bjs

Responder

Monica,

Eu concordo muito com o que você disse. Também acho que a ansiedade faz com que muitas pessoas metam os pés pelas mãos e façam escolhas ruins. Quando escrevi o texto, nem pensei por esse lado, pois eu estava falando mais sobre essa coisa de todo mundo palpitar que a gente tem que fazer isso ou aquilo, sentir assim ou assado. Eu jamais me envolveria com um cara – e digo envolvimento mesmo, profundo, de relacionamento sério – sem achar que eu poderia construir um futuro ao lado dele porque antes feliz sozinha do que infeliz acompanhada e sofrendo em dobro.

Adorei o seu comentário e infelizmente muita gente ainda quer se encaixar em inúmeros padrões que a sociedade impõe para que aparentemos sermos bem sucedidas: seja na carreira, na aparência, nas posses ou no estado civil. Para mim o que importa é ser feliz e ir em busca do que faz o meu coração se sentir bem!

Um bjão

Responder

Oi Paula!

E o que é mais triste dos padrões: é muito difícil reconhecer quando a gente quer algo porque quer mesmo e quando a gente quer algo porque quer, na verdade, se encaixar nos tais padrões. Haja auto-conhecimento e auto-estima!

Mas aí que tá a vantagem da idade, né? A gente vai se conhecendo melhor!

Bjs!!!

Responder

Paulinha, super me identifiquei com seu texto. Tenho mais de 30 anos e a cobrança que a sociedade tem em cima da mulher porque ela é solteira é enorme. Também tenho personalidade forte e não acho que encontrarei o homem da minha vida na balada. Na balada, a maioria quer aproveitar o momento. Quantos relacionamentos que você conhece começaram assim?
O cara que tiver que te amar, vai amar você pelo que você é. Parece clichê, mas é a verdade. Não tem princípe encantado e nem todos os homens são sapos.
As pessoas adoram palpitar na vida das outras sem se colocar no lugar do outro. Alguém está na sua pele ou dentro do seu coração para saber o que você pensa? O que você sente? Não, meu bem ninguém está.
Você é a dona do seu destino e só você sabe o que é melhor pra você, mais ninguém.
Pode ter certeza que o cara que souber enxergar a grande mulher que você é, você vai ser a pessoa mais feliz desse mundo.
Boa sorte pra nós duas.
Big Beijos

Responder

Lulu,

você é mesmo uma querida! Tudo o que você disse é bem verdade e se Deus quiser nós ainda conseguiremos realizar os mais profundos desejos de nossos corações!

Um beijo grande

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *