Eu li atentamente todos os comentários feitos em meu texto sobre o comercial da Marisa. Há quem concorde, há quem discorde. Algumas pessoas me chamaram de coisas que não sou, quiseram enfiar o dedo na minha cara sem me conhecer, sem ter lido qualquer outro tipo de texto que eu tenha escrito, sem conhecer o meu trabalho. Pois bem, quero esclarecer algumas coisas extras que talvez não tenham ficado claras para algumas pessoas e acho válido explicar.

Não preciso escrever textos “politicamente corretos”, não sou feminista, não sou recalcada e muito menos tenho qualquer tipo de preconceito contra as magras. Eu nasci gorda e quis ser magra a vida inteira. Minha família por parte de mãe é toda magra, de corpo lindo. Tenho prima que foi miss e minha própria mãe sempre foi muito magra. Eu passei a vida fazendo dieta, tentando emagrecer, tentando me enquadrar porque por uns 27 anos – hoje tenho 29 -, acreditei que eu só seria feliz e aceita se eu fosse magra, se coubesse nas roupas da moda.

Faço dieta até hoje. Leio sobre nutrição, alimentação e dietas. Vou a médicos, faço exames, faço academia e estou numa luta incansável para melhorar minha saúde. Quando criei este blog em 2009, eu era uma pessoa miserável, infeliz, que não tinha autoestima, que se sentia um lixo por não ser aceita pela sociedade. Foi com muito carinho e dedicação, com muita leitura, esforço, terapia e convivência com outras mulheres que eu fui aprendendo, paulatinamente, a ver que eu tinha a minha beleza, a minha personalidade, o meu carisma e muitos outros valores que iam além do meu corpo. Se vocês derem uma busca no blog e lerem textos que batizo de “editorais”, verão que eu estou longe da tal “aceitação” que muita gente prega por aí, só que talvez aceitação para mim tenha um sentido diferente.

Hoje eu tenho esse blog e faço todo o trabalho que faço para ajudar outras mulheres, que assim como eu, nunca tiveram informação direcionada, que nunca foram valorizadas por nada e que sempre foram consideradas apenas “corpos imperfeitos” e não pessoas. Essa tal aceitação que muita gente fala é um processo bem longo e demorado, especialmente se houver sequelas de toda uma vida de rejeição, de bullying, de insegurança e de baixa autoestima. Você não acorda um dia e diz “yupiiiii…tô me achando o máximo, eu me aceito totalmente” e é assim para sempre. Há dias em que mesmo com todos os meus quilos a mais, eu me acho incrível e há dias em que eu me sinto uma loser. Todas as pessoas são assim: homens, mulheres, gordos e magros. Isso é parte da essência humana.

Será que muita gente por aí tem noção de que a obesidade é sim uma doença e que o peso extra não é adquirido por você simplesmente comer feito um porco? Claro que tem gente que é gorda por simplesmente comer muito, mas não é assim com todo gordo. Há uma série de fatores que fazem com que mesmo que você faça todas as dietas, seja um martírio perder 100 gramas. Eu tenho problemas de metabolismo e tenho que me esforçar duas vezes mais do que uma pessoa normal, por exemplo, para perder um quilo. Pensa que é fácil? Você vai ao nutricionista, vai ao médico, malha, come bonitinho e o peso demora um infinito pra mudar. E enquanto isso, o que você faz? Você não tem o direito de querer se vestir bem, de ser feliz, de ter uma vida “normal”?

A escolha do que você é, é sua. Se você quer ser magra, parabéns. Se quer ser gorda, é o que eu sempre digo: você cuida da sua saúde? Conheço gordas que são muito mais saudáveis e têm exames impecáveis enquanto amigas minhas que têm o corpo escultural estão cheias de problemas de colesterol, triglicérides e o escambau. É verdade, sabia? Eu sou gorda, mas eu me cuido e estou tentando emagrecer um pouco sim porque eu preciso. Nunca disse, eu nenhum texto meu, que eu achava que ser gorda era o máximo. Nunca fiz apologia à obesidade e nunca falei mal da magreza. Eu queria ser magra, mas infelizmente Deus me fez com um biótipo de dinossauro. A vida é assim. Eu acordo todos os dias e penso: vou fazer o melhor que posso com aquilo que tenho. E assim vou vivendo.

Sobre a Marisa, é claro que todo mundo comemora quando perde peso. Eu dou pulinhos e faço uma dancinha feliz, agora, se vocês não leram o que eu já havia escrito, prestem atenção: o comercial diz “TUDO VALE A PENA”. Gente, é preciso ter cuidado! Vale a pena emagrecer de forma saudável, se exercitando, consultando profissionais de saúde, fazendo tudo direitinho. Vocês têm ideia de quantas meninas sofrem de distúrbios alimentares por aí? E aí me vai uma marca grande dessas e anuncia no horário da novela que tudo vale a pena. Então vale enfiar o dedo na garganta, vale fazer greve de fome, vale fazer aquelas dietas malucas da moda. Não, não vale. Você vai acabar com a sua saúde. Adianta ter o corpinho bonito e a sua saúde estar na lama? Sair desmaiando pela rua?

A Marisa poderia ter passado a mesma mensagem “motivacional” de uma forma muito diferente e positiva. Não se trata de excluir gordas, se trata de estar passando uma mensagem de uma forma muito errada para centenas de mulheres. Esse comercial tinha tudo pra ser feito de uma forma incrível, mas foi muito infeliz. Conversei com vários amigos publicitários hoje e as opiniões divergem, mas muitos concordam que a mensagem foi passada de forma distorcida. Tudo vale a pena para sermos felizes, desde que as coisas sejam feitas de forma coerente e destruir sua saúde ou fazer maluquices para perder peso não é inteligente. Faça as coisas de forma certa, busque ajuda, faça direito.

E eu cansei. Quem entendeu, entendeu. Se quiserem reclamar, fiquem à vontade. Já disse tudo o que penso no texto anterior e nesse. Respeito a opinião de todas as pessoas e tenho o direito de expor a minha no meu espaço. E antes de me criticar ou dizer que estou sendo politicamente correta – porque acredite, eu não preciso disso, não tenho rabo preso com ninguém e falo sim, tudo o que eu quero e é mega sincero – leia meus editoriais, me siga no Twitter, no Facebook ou o escambau. Sou uma pessoa extremamente transparente e digo tudo o que penso, então, aqueles que me conhecem sabem bem quais são os meus posicionamentos e aos que não me conhecem, tem um blog inteiro aí pra fuçar e pra ter ideia de quem eu sou.

Beijos,

Comentários

Recomendados

28 comments

Responder

Paula,acho que a gente se conheceu em 2010 se não estou enganada. E pude ver pessoalmente o quanto vc é digna dinteligência,me refiro ao fato que vc escreve com conhecimento de causa.
Sabe o que é mais foda pra mim? é que minha filha,assim como eu vai sofrer por causa de pessoas iguais as que comentaram aqui te acusando/e¹ou/não entendendo a sua posição.
Aliás,minha filha já sofre,pq a cada blusa que não cabe mais nela,ela passa o dia seguinte comendo metade ou não comendo;me diz como explicar pra uma criança de 8 anos que o mundo é essa merda toda,mas mesmo assim a gente tem que ser forte,mas não muito senão estamos fazendo apologia à obesidade.
Puta que o pariu,que gente burra,que gente preguiçosa de leitura,de informação.
Desculpa,mas né,como tu disse,enche.

Exijo um abraço seu assim que eu voltar pra sampa.

Responder

Bia, você sempre querida! Que bom que você sabe que eu sou a mesma exata pessoa na realidade e no mundo virtual e o seu abraço está guardado com todo o carinho do mundo!
<3

Responder

Paula, como me sinto bem e me identifico lendo seus textos!
Sinto uma verdade e uma sinceridade tão grande em vc, continue assim e não deixe de ser você por qualquer crítica que apareça por aí!
A-D-O-R-O o Grandes Mulheres!
Beijos!

Responder

Oi Paula!!!Apesar de entrar no seu blog todos os dias, acho q nunca registrei minhas opiniões a respeito, até pq geralmente você escreve com louvor tudo o que penso. Infelizmente vivemos numa sociedade gerada pela hipocrisia que ninguém sabe o seu papel – valoriza-se mais as coisas do que as pessoas…e estamos onde estamos. Pessoas alienadas valorizam um corpo esquecendo-se da questão da saúde – é obvio que nem todo gordo é doente, e nem todo magro é saudável. E vice versa.
Você foi bombardeada por comentários maldosos e do senso comum – releva!!rsrs As pessoas precisam estudar, sair do mundinho do conforto onde só a “minha opinião é importante e é certa” pq daí eu acreditarei que viveremos numa sociedade mais justa. O que falta pra todo mundo é algo básico, que se aprende em casa, na família (e que alguns abrem mão com o passar do tempo) chamado RESPEITO. E foi isso que faltou no fatídico comercial.
Beijos!!

Responder

Paula, apesar de concordar que a Marisa passou a mensagem de forma errada, tem uma coisa que precisa ser dita.

NAO EXISTE ser gorda e saudavel. Obesidade e saudavel sao duas palavras absolutamente antagonicas.

O papo de gordinha saudavel é mais uma desculpa pro gordo justificar que nao “consegue” emagrecer… e, que, nao é tão ruim assim ser gordo, porque é “saudável”.

Pode ser que hj, com menos de 30 anos, seus exames estejam OK. Continue obesa e vamos ver o que verá com mais de 35, 40? É inevitável. E, ainda assim, acho muuuuito dificil alguma coisinha ainda nao ter aparecido… seja uma dificuldade respiratoria, uma dor no joelho/coluna/articulacoes… uma esteatose mais fraca (gordura no figado)… enfim.

Falo com conhecimento de causa. Também tinha esse discurso. Emagreci, demorei mais de ano, mas emagreci mais de 40 kilos. Comer saudavel e fazer exercicio, pode ate ter o metabolismo mais lento, mas SIM emagrece. Nao ha contestacoes contra isso. Nao existe quem nao emagreca fazendo as coisas direito e com determinacao e paciencia.

Entao… cuidado ao falar de gordinha saudavel. A obesidade é uma doença, que SIM, NECESSARIAMENTE, traz diversas comorbidades. De novo: NECESSARIAMENTE.

Se cuida.

Responder

Olha me desculpa mais obesidade sim não é saudavel, mais vc dizer que NÃO existe gorinha saudavel não é verdadeiro.
Procure um medico e verifique, pois eu mesma tive que ouvir do endocrino e do ortopedista que eu NUNCA vou atingir o meu peso ideal, e nem chegar perto desse peso ideal ( OU melhor dizendo para vc PESO SAUDAVEL) pois meu corpo não sera capaz, posso emagrecer mais não td o que seria policamente correto.

Acho sim que a propaganda foi infeliz nas escolhas de imagens e na forma como foi narrada, mais teremos que avaliar cada um da sua forma, Dou os PARABENS para a Paula pelos dois textos, pelo simples fato dela demonstrar a propria indignação.

Responder

Meu Deus, como eu queria não ter lido esse seu post Flavinha.

Não vou comentar muito não, pq não vou perder meu tempo.

Uma pessoa magra pode ter anemia, pode ter câncer assim como uma gorda, uma pessoa magra pode ter trigricéris assim como uma gorda, pode ter colesterol, celulite, diabetes.
Me poupe!

Que vergonha :/

Responder

Descordo. Sou saudável, vegetariana, pratico volei, bebo mta agua, mas em contra partida tenho distúrbio hormonais desde magra, que me engordarame nao consigo emagrecer. Mas no entanto sou saudavel SIM. As questoes hormonais no meu caso sao inevitáveis e de dificil tratamento. Saudável virou a minha mente e meu corpo quando eu me aceitei e me amei assim como sou hoje. E minha pressao e meus hemogramas dao um baile no das minhas irmas magras e que praticam esportes.

Responder

Não me senti ofendida com a propaganda da Marisa, mas concordo plenamente que ela passou uma mensagem errada. Além disso, vangloriou uma coisa que a sociedade tenta mudar: a busca por um corpo perfeito. Não existe corpo perfeito, porque cada um tem seu biotipo e quem tem que dizer se você é ou não saudável é o médico. Você vai ao médico e ele diz: você precisa reduzir este tipo de alimentação e perder tantos quilos etc. Pronto, é apenas o médico quem deve nos dizer o que é saudável, o que devemos perder e melhorar. Vamos deixar os profissionais da saúde cumprir seus papéis, não me senti ofendida porque acho que não é propaganda de TV que deve dizer o que é bom para mim. E como você disse Paula, só quem é obeso sabe como é difícil emagrecer, comer diferente, aguentar os olhares na rua, escutar as piadinhas de obeso. Infelizmente, o ser humano ainda não aprendeu a lidar com diferenças, o brasileiro reage mal diante do negro, do obeso, das diferentes religiões, pois a intelorância nos permeia todos os dias. E reagem mal também quando escutam uma opinião diferente, por isso que seu post anterior gerou polêmica, porque as pessoas não aprenderam a respeitar a opinião alheia. Se vieram aqui e leram seu texto, e não concordaram, fecha a janela do navegador e pronto. A vida é simples demais, as pessoas é que complicam. Bjos.

Responder

Olha,eu não consigo entender aonde está a dificuldade em ver que a mensagem que o comercial passou foi : Você tem que emagrecer!!!
Primeiro, vi muitas pessoas comentando que sim, essa foi a mensagem mas que é uma coisa positiva.
Positiva pra quem? Quando você diz que alguém precisa emagrecer, sem saber o histórico médico, psicológico e sem nem tê-la vista, isso é um perigo.
E foi exatamente isso que esse comercial fez. Além disso tudo, ele não cita a saúde hora alguma como vantagem ou benefício dessa suposta ” conquista de um objetivo”, o que eu consigo ver e que o comercial mostra claramente é que , as vantagens são : ficar mais magra para ser admirada pelos homens, e caber sem ter sentir vergonha em um biquini da marca Marisa. Na minha opinião é uma sucessão de erros.

Responder

Olha,eu não consigo entender aonde está a dificuldade em ver que a mensagem que o comercial passou foi : Você tem que emagrecer!!!
Primeiro, vi muitas pessoas comentando que sim, essa foi a mensagem mas que é uma coisa positiva.
Positiva pra quem? Quando você diz que alguém precisa emagrecer, sem saber o histórico médico, psicológico e sem nem tê-la vista, isso é um perigo.
E foi exatamente isso que esse comercial fez. Além disso tudo, ele não cita a saúde hora alguma como vantagem ou benefício dessa suposta ” conquista de um objetivo”, o que eu consigo ver e que o comercial mostra claramente é que , as vantagens são : ficar mais magra para ser admirada pelos homens, e caber sem sentir vergonha em um biquini da marca Marisa. Na minha opinião é uma sucessão de erros.

Responder

Amei seu blog, o conheci ontem pelo post da Marisa. Gostei muito dos teus textos. Blogs como o seu mostram que a moda é democratica, e que se pode ficar bem vestida seja qual for seu estilo ou tipo físico. Parabéns!

Responder

¨O papo de gordinha saudavel é mais uma desculpa pro gordo justificar que nao “consegue” emagrecer…”
Espera aí, então com essa afirmação se for magra será eterna???AH, será que entendi direito? toda gordinha é doente, e as magras não tem pressão alta, colesterol,enfim doenças é só para gordos???… vou falar de mim então: Tenho hj 34, sou gordinha, hj me amo como sou sabe pq? Descobri que a vida é muito curta para passar o tempo me recriminando pelas gordurinhas a mais… aos 25 anos descobri que tinha pseudo-tumor cerebral, a batalha para emagrecer era constante… regimes que debilitaram ainda mais minha saúde,aos 27 chorava a minha morte, mas eu tenho minhas filhas não podia me entregar, precisava lutar por elas, aos 29 eu estava tão doente psicologicamente que não me olhava no espelho,não gostava de sair de casa e nem receber visitas, sabe pq? As pessoas la fora não me ajudavam, mas criticas eram constantes… quantas vezes sozinha planejei uma forma de acabar com minha vida… você que critica não chorou comigo… não que eu me lembre.E para completar, com regimes e remédios não emagrecia, descobri a causa problema de Hormônio, tentativas para emagrecer eram vãs… não podendo fazer exercícios por causa do tumor cerebral…a escolha tinha que ser feita ou ficar ali depressiva me consumindo na tristeza, ou levantar a cabeça e ver que apesar de todos esses detalhes eu sou linda, vencedora, e tenho sim o direito de ser feliz gordinha como sou… a segunda escolha claro foi minha saída, e quando me deparo com um comentário lamentavel desses, eu choro, pq sei que muitas mulheres ainda não conseguiram superar e aceitar-se gordinha, e esse tipo de comentario infeliz, as levam cada vez mais para o fundo do poço.Eu digo sempre: Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é! Obesidade é sim uma doença, porém ninguém é gordo pq quer… você não conhece ma história de vida, a genética dessa pessoa, então não julgue… se não pode ajudar, manter silêncio,também é uma demonstração de inteligência.
ÉH, GORDINHA…E GOSTOSA!!!

Responder

Eu acho que seu texto ficou muito bem escrito e o que eu vejo é que vc está vendo as coisas por um lado e quem discorda, em partes, com vc está vendo de outro.
Eu sempre fui gordinha. Quando criança meus apelidos começavam em baleia assassina e por aí iam!
Quando eu cresci um pouco mais minha mãe cuidou mais da alimentação e entramos num peso mais saudável. Aí dois anos pra cá engordei cerca de 15 kg e hoje estou lutando pra voltar ao meu peso “normal”. Na minha família temos diabetes, hipotiroidismo, pressão alta e uma genética nada boa pros magrinhos. Meu metabolismo é extremamente lento!
Eu posso comer todas as coisas mais saudáveis do mundo e mesmo assim fico dias sem conseguir ir ao banheiro. Já fui em médicos, nutricionistas, endocrinologistas, ginecologistas…
E por isso eu entendi o sentido do comercial de querer valorizar quem se esforçou muito pra chegar num objetivo. Lá não fala que todo mundo tem que ser assim, que todas tem AQUELE objetivo. Mas PRA QUEM TEM, ali vai a mensagem. E eu entendo que quando ele fala que tudo vale a pena, é tudo que ele mostrou lá: comer os chuchus, cenouras e sei lá o que….É difícil ser saudável! Uma das minhas paixões é cozinhar, a outra é comer! E não to falando de coisas lights….Então vencer a tentação é complicado e vc mesma disse, quando a gente emagrece é uma felicidade!
Espero ter me expressado melhor e eu admiro seu blog e acho que acima de tudo devemos ter uma alimentação saudável e sem privações.

Responder

Não sejamos hipócritas. Não há apologia à magreza, há apenas uma mulher feliz, por ter seus objetivos alcançados depois de uma alimentação um pouco mais restritiva. Ela não diz “obrigada à todas as vezes que vomitei depois do almço, obrigada à todas as vezes que fui dormir com fome, obrigada a todas as vezes que fiquei o dia todo sem comer e quase morri de inanição” não é nada disso; A questão é que ela apenas ‘agradeceu’ a alimentos que não são tão gostosos como os que a mídia tenta nos enfiar (mc donalds, doces, cervejas, etc) e que a fizeram emagrecer e não à desenvolver disturbios alimentares.

Eu sou uma gordinha na luta contra a balança e sei bem o que é o verão para uma gordinha! E não digo que é porque ela não usa bíquini! Biquini é o menor dos problemas! Gordinha no verão fica mais cansada, fica com as pernas machucas porque elas ‘assam’ depois de qualquer caminhadinha, sentem o calor em proporções dobradas, as roupas mais fesquinhas e leves não caem bem ou nem chegam a servir, suam e suam muito mesmo logo após sair de um banho, a maquiagem nem dura, pq o rosto parece que vai derreter…Cada um tem sua opinião, mas demandar tanta atenção a um comercial que apenas expressa o bem estar de uma mulher, é demais.

Responder

Em nenhum momento o comercial dá a entender que os benefícios desse suposto “objetivo alcançado” é a saúde, muito pelo contrário. Se você analisar a sequência das cenas, perceberá que as supostas vantagens do regime foram : “ficar mais atraente aos olhos dos homens”, e “caber sem vergonha alguna num biquini Marisa”. Note que na narrativa não tem qualquer menção há saúde ou benefícios da alimentação correta, só o relato da suposta dieta, e da vitória do objetivo conquistado. O que tiramos disso? Simples, a mensagem é clara : ” Pra vc se adequar aos padrões , merecer ser admirada como mulher e poder curtir o verão você tem que fazer dieta”. Comercial machista e preconceituoso.

Responder

Acabei caindo no seu blog por causa do bafafa da Marisa.

Estou com esse comercial desde ontem na minha cabeça. Só martelando. Cheguei a uma conclusão.

Certas pessoas simplesmente não conseguem enxergar porque esse tipo de comercial faz mal para a sociedade. Talvez, essas mesmas pessoas sejam as atingidas, já que não notam a mensagem por tras da mensagem.

Porque, é tão claro, mas essas pessoas não conseguem enxergar. Simples, elas não conseguem enxergar! Assim como as pessoas que acham que está tudo bem fazer piadas com estupro acham que é só humor, e quem não gosta é que não tem senso de humor.

Para mim, esses comerciais são um problema muito grave, e deveriam sim ser proibidos. Há espaço para comerciais inteligentes, porque temos que aceitar esses?

Tem como controlar quem vai assistir? Não tem. E se uma menina de 8 anos desavisada assiste, aprende, e acredita que “tudo” vale a pena. Quer dizer que vale a pena vender a alma ao diabo? Quer dizer que vale a pena matar e roubar?

Outra coisa que eu fiquei pensando. A maioria das pessoas não tem treinamento de lógica. Aquela lógica que se aprende em curso de programação. A lógica matemática. Então, quando se fala que pode haver um gordo saudável, a pessoa sem treinamento em lógica acha que quer dizer que todo gordo é saudável.

Numa prova de calculo, uma das questões era para mostrar o contrario de “para todo A entâo B”, qual é o contrário detodo? Eu já pensei o contrário de todo é nada.

Pois não é. O contrário de “para todo A entao” é, “existe pelo menos um A que não satisfaz B”. Eu não sabia, tive que aprender. E pra mim foi um choque, porque eu sempre achei que logicamente o contrário de todo é nada.

Ou seja, as pessoas não estão acostumadas a pensar de forma lógica e de validar seus argumentos antes de expressar suas opiniões.

Mas, no fundo, eu acho triste. Elas não enxergam um palmo na frente do nariz. Isso sim.

Você disse em algum post (ou esse, ou o primeiro) que você não é feminista. Mas sabe? Eu sou. Porque se não sou eu defender o posicionamento igualitário das mulheres no mundo, então quem há de se valer pelas mulheres? Pra mim, o comercial é antes de tudo machista, porque pinta a mulher com aquele esteriótipo de invejosa e ardilosa. Não dá para saber se quem fez foi um homem ou uma mulher, mas que ele é machista é. Há mulheres no mundo que pensam com mais inteligência.

E só pra constar, sou gordinha. Do tipo que aprendeu a se amar e a não se cobrar perfeição. Mas que ainda busca o equilíbrio.

E, você acabou de ganhar mais uma seguidora. Não sou de deixar muitos comentários, mas vou te seguir. Você me pareceu muito inteligente, e inteligência é artigo raro.

Abraços!

Responder

Acredito que muitas ai nao entenderam minha mensagem.
Mas, tudo bem. Eh evidente e claro que todos somos suscetiveis a doenca, meu ponto foi: o obeso necessariamente vai ter comorbidades com o passar do tempo…
Isso eh um fato. E justamente por eu ter essa certeza, que resolvi emagrecer. Como uma moca ai acima disse: no verao, eu ficava inchada, com dores, etc. Isso tudo eh horrivel. As chances de um obeso ter problemas serios de saude sao maiores do que de um magro. E, vejam, estou falando de obesos, IMC acima de 35. Gordinhos a realidade eh diferente… Eh facil apontar o dedo a mim e me chamar de ignorante. Ok. A realidade eh tao cruel quanto eh mesmo…. A obesidade traz doencas e eu levanto sim a bandeira de termos que ficar mais magras, pra ter mais expectativa de vida e tentar reduzir as chances de doencas ligadas a obesidade. Em momento algum eu disse que magro nao pode ter colesterol, eh obvio que pode e tem. Mas, vejam as estatisticas, consultem seus medicos… Repito com toda certeza do mundo: obeso saudavel nao existe. Va fazer um check up, as comorbidades nao nos perdoam…. obesidade a longo prazo eh muito perigoso, gente. A realidade eh essa…. Eh tao cruel quanto eh mesmo. E eu nao sou do tipo que passo o pano, pq foi na base do choque que sai dos meus 127 kg… Eh isso. Desculpa se ofendi alguem, mas eh o que eu penso. E to bastante longe de ser ignorante, ate pq ninguem sabe minha formacao aqui, mas isso nao vem ao caso.

Responder

Sinceramente nem sei ao certo o por que de estar comentando. Estou sem palavras com o seu texto. Tive uma amiga que teve problemas sérios por não estar dentro dos “padrões” da sociedade. Infelizmente ela não está mais aqui para contar a história, mas vi de perto o quão cruel é a sociedade. Também não me enquadro a esses padrões de corpos perfeitos e sarados e concordo com você, a aceitação não é fácil. Parabéns por ser essa pessoa que você é. Linda!

Responder

Eu já acompanho você há algum tempo e costumo concordar com você, eu sou gorda e tenho níveis de colesterol, triglicérides e glicemia normais, como o melhor possível e tento me exercitar. Nesse caso não senti tanto quanto você a discriminação porque acho que todos os comerciais de moda são discriminatórios, apesar da forma deste ser mais explícita, mas entendo perfeitamente seu ponto de vista quanto a pessoas que de repente começam a criticar sua opinião sem ao menos te “conhecer” um pouco.
Infelizmente acho que sempre que tornamos nossas opiniões públicas estamos sujeitas a pessoas sem noção vir falar baboseiras, o importante e que você sabe quem é, está lutando por sua saúde física e mental e apesar de às vezes as palavras machucarem tem que deixar passar. Fique com Deus.

Responder

Me explica uma coisa, Paula: por que você não é feminista? Você não acha certo que mulheres lutem por direitos IGUAIS? Ou você é mulher e acha que lutar por igualdade é errado?

Dúvida que surgiu quando li: “Não preciso escrever textos “politicamente corretos”, não sou feminista, não sou recalcada e muito menos tenho qualquer tipo de preconceito contra as magras. ”

É uma dúvida verdadeira, quero mesmo saber o motivo.

Responder

Marília, eu não gosto de rótulos e sim, se eu não acreditasse que todas as pessoas deveriam ter direitos iguais, eu nem faria o trabalho que faço. Sou apenas uma pessoa como outra qualquer. Quando me chamaram de “feminista” sem me conhecer, quiseram dar uma conotação com a qual eu não me identifiquei no momento e, sinceramente, agora não me lembro em qual dos 200 e tantos comentários estavam dizendo isso. Não gosto desses rótulos, portanto não me considero feminista. Sou apenas uma mulher que luta pelas coisas que acho certo, pelo o que quero melhorar. Ponto final.

Responder

Ser feminista não é um defeito como pintam que seja. Me entristece mulheres levarem o termo para uma conotação errada, ruim… Talvez você não quisesse ser “femista”, não?

De qualquer modo, agradeço pela resposta.

Responder

Marília, quem disse que eu acho que seja um defeito? Eu simplesmente não me prendo a rótulos. Acho que já expliquei que luto pelos direitos com os quais concordo e isso faz de mim uma pessoa, uma cidadã. Não preciso dizer que sou feminista ou qualquer outra coisa para fazer a minha parte.

Responder

Oi Paula, eu vi seu blog no Jornal Hoje e fiquei suuper curiiosa pra fuçar tudo, e confesso que amei !
Eu acho que vc posta sua opinião sem criticar e sem preconceito nenhum.
Eu só tenho 13 anos e por mais q meus amigos digam q nao sou gorda, ainda ouço muito isso dos outros, mas dps q li seu blog, me ajudou, é mt bom pensar q tem gnt q nem eu q se aceita, mas que quer melhorar. Ah, e vc é linda, e adorei seu cabelo *–*

Responder

Toda mulher acima do peso é linda, sensual, inteligentes, modernas, simpáticas, amigas, e acima de tudo muito amadas. Todas tem o rosto lindo, expressivo, um sorriso contagiante. Ou alguns preferem a magreza, basta dar uma olhada na Débora Secco na novela, me deu dó quando a vi. Sejam feliz, há gosto de todos os tipos, e as que fazem o melhor casamento são as “gordinhas”. Sucesso e felicidades à todas (magras e gordas). O importante é ser feliz.

Responder

Gordinhas lindas, o importante é ser feliz! Paula vc é muito linda, sucesso!

Responder

Eu sou bem magra,entre no manequim 36 de boa ,é a minha genetica.não engordo .Sofro preconceito igual as gordinhas por que no brasil a moda é ser sarada com aquelas pernas gigantes.
Se eu fosse alta seria bom por que eu poderia ser modelo,mas tenho 1 e 65 de altura então não rola .
As pessoas acham que todo mundo que é magro é magro por que gosta,faz dieta e não é bem assim .

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *