Hoje eu fiquei chateada. Chateadíssima, para ser sincera. Não vi televisão ontem à noite, mas nem precisei. Ao acordar, me deparei com vários tweets e inboxes dirigidos à minha pessoa perguntando se eu havia visto o comercial da Marisa. Fui ver. Quase caí da cadeira: me senti traída por minha loja do coração. Vocês que me leem sabem bem que as lojas em que eu mais compro são justamente a C&A e a Marisa e sou sempre só elogio para ambas, gratuitamente, sem nenhum tipo de parceria nem nada.

Sou apenas uma mulher que consome, que ama moda e quer se vestir bem. Eu via em duas das maiores lojas de departamento do Brasil a possibilidade de encontrar roupas bacanas, com um preço acessível. Meus looks do dia estão cheios de peças da Marisa. No ano passado, eles ganharam ainda mais o meu, e o coração de tantas outras brasileiras, ao desenvolver uma linha plus size e ao dizer que criavam moda para valorizar todos os biótipos de mulheres e, ontem, de repente, a marca se posiciona na mídia com o seguinte comercial:

Eu fiquei chocada. Eu fiquei triste e me senti, como mulher e como consumidora, não só chocada, mas me intelectualmente ofendida. A Marisa pode querer dizer um milhão de coisas, pode alegar isso e aquilo, mas a verdade é a seguinte: não há como dizer que uma marca que vangloria as dietas malucas que inúmeras mulheres fazem para atingir o “corpo perfeito” que a mídia prega não está fazendo apologia a um padrão irreal para 90% da população.

Toda mulher faz dieta. Oi, eu faço dieta, mas sou gorda e ser gorda não significa que sou uma pessoa infeliz ou que nenhum homem me deseje com a aparência que tenho. O comercial da Marisa diz: “TUDO VALE A PENA”. Quer dizer, tudo vale a pena para ser magra: vale enfiar o dedo na garganta, então? Vale desmaiar de fome? Vale passar a vida contando calorias? Reflita! E quando a moça desfila em frente aos rapazes, quer dizer que todos os homens do mundo só gostam daquele tipo de mulher? Desculpe, mas tenho amigos que não pegariam uma mulher com aquele corpo magrinho porque gostam de “carne”. Gosto é gosto, por isso mesmo não se pode dizer que aquilo é o ideal, é o que todos querem, é o que todos admiram.

Enquanto eu e tantas outras pessoas batalham para dar voz a uma minoria que, por décadas é deixada de lado e, aos poucos estamos conquistando espaço e respeito, vem uma das maiores marcas do Brasil e me apronta uma dessas. É deprimente. Cadê o posicionamento do ano passado de valorizar todas as belezas? A Marisa se esqueceu que grande parte das pessoas que investem dinheiro em suas coleções vestem tamanhos acima do 44? Cadê a inteligência de mercado neste momento? Infeliz o trabalho da agência de publicidade que sugeriu esta ação, mas mais infeliz ainda foram as pessoas que assinaram o documento permitindo a execução desta ideia.

Não vou dizer para ninguém boicotar a Marisa, cada um faz o que quer, mas o que eu quero que vocês entendam é que gordo ou magro, TODOS TEMOS O DIREITO de aproveitarmos o verão, de sermos felizes e de arrancarmos suspiros de outras pessoas porque o mundo é assim: a beleza está na diversidade, nas diferenças e nas peculiaridades de cada um. Aquele clichê do “e se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo?” é bem verdade. Não se deixe levar, não se deixe abater. O importante é sua saúde. Coma sim, chuchu, quinoa, baby cenoura e o caramba a quatro que eles mencionam no comercial, mas coma com saúde, coma combinando, coma sem se torturar. Ninguém precisa fazer nada radical para ser feliz, pois temos a vida toda pela frente. Gordo ou magro, tenha saúde.

Comentários

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118 comments

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Concordo plenamente Paula, fiquei super chateada também!

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O comercial em questão mostra o relato de uma mulher que através de alimentação saudável (ela não cita nada de absurdo) consegue atingir um corpo esbelto, nada da magreza patológica das modelos.

Lamento, meninas, mas “ser gordinha” é uma doença, mesmo que haja quem goste, a obesidade sempre apresenta riscos. A ideia de algumas lojas de convencer a pessoa obesa de que ela é linda assim e por isso faz roupas para tamanho GG é apenas uma maneira bem irresponsável de fazê-la comprar enquanto incentiva-a a continuar acima do peso, arriscando-se a ter vários problemas de saúde. Triste…

E quem fala isso é um ex-gordo que já perdeu doze quilos, com alimentação saudável, contando calorias sem paranóia e fazendo exercícios. Ao contrário do que muita gente pensa, emagrecer é fácil, desde que você encare como um processo lento, mas possível.

P.S.: fico pensando se as meninas que denunciaram esse comercial ao CONAR também fizeram o mesmo quando teve um comercial da Bom Bril comparando homens a cachorros e chegando até a incitar a bater em nós com o jornal. Amnésia seletiva é triste, não?

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Leandro, 1000 desculpas, mas ser saudável é uma coisa… fazer apologia de que mulher só é bonita se for magra, é completamnete diferente.
Eu, por exemplo, nunca terei um corpo como o da moça da propaganda, pois o meu biotipo é mais cheinho, e tenho um hábito de vida saudável. Minha mãe é fofinha, minha avó também era.
E, como todas as mulheres cheinhas, me ofendi com o seu comentário, afirmando que estar acima do peso é doença! Que deselegante, rs.
Ou melhor, quem o chamou à conversa?

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Eu também sou cheiinha mas nem por isso não tenho saúde, ser gordinha não significa ser doente, outra ideia errada é toda vez que se fala ou se mostra imagem de gordinhos sempre mostra comendo Fast food, chocolate e tudo muito exagerado, ah me poupe em tudo a preconceitos contra gordinhos , eu sou gorda sim e me alimento de forma saudável, sou vegetariana, sou adepta a comida natureba a mais de 4 anos , crio receitas saudáveis, não tomo nem refrigerantes etcc…Penso que as gordinhas devem sim querer emagrecer e todas querem inclusive eu , mas não pra seguir um padrão imposto pela a porcaria da mídia de nosso país,

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Leandro me desculpa, mas comer chuchu, baby cenoura e quinoa é ter uma alimentação saudável pra você? Isso não é um absurdo?
É porque há pessoas que pensam como você que estima-se que no Brasil bulimia e anorexia afetam 100.000 adolescentes, dos quais 90% são garotas.
Porque as mídias transmitem nada mais do que a representação social. A culpa não é da mídia, é de pessoas que pensam que um gordo não pode ser feliz sendo gordo.
Tem muitas pessoas que estão acima do peso e estão com exames bem melhores do que as anorexicas ou até do que muita gente com o padrão “normal”.

Se você perdeu SOMENTE DOZE QUILOS, vc não é um ex-gordo, vc no mínimo devia ser cheinho. E deve ter feito isso porque não se amava e porque não aguentou a pressão das pessoas à sua volta.

Você tem todo o direito de ter opiniões diferentes, isso é ser saudável, agora dizer que uma loja não pode fazer roupas bonitas para mulheres GG? Vai andar o que pelada? Vai se matar por não haver roupas? Vai viver de camisetão como era antes?

Acorda, a mulher se vestindo bem e se valorizando não há homem que não se interesse por ela.

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Fabi:

Novamente: excesso de peso não é saudável e gordura visceral é altamente perigosa. Quem diz isso não sou eu, são médicos. E é possível ter corpo igual ao da moça da propaganda, exercitando-se e alimentando-se corretamente. Se a genética de sua família favorece a obesidade, é preciso ter mais controle, mas ainda assim é algo alcançável. E ao iniciar uma conversa em fórum público em vez de um meio de comunicação privado como o MSN, por exemplo, você autoriza qualquer um a participar.

Daniela:

Não, não é absurdo, desde que FAÇAM PARTE de uma alimentação saudável. O comercial não afirma que ela comeu APENAS isso. Concordo 100% que a magreza das modelos é patológica (o corpo precisa de gordura também, mas não em excesso). Gordos podem ser felizes (o comercial não fala que não), mas muitas pessoas se incomodam (e com razão) com sua obesidade e correr atrás para se livrar dela. Eu sou uma dessas pessoas.

Claro que gorda(o)s tem todo o direito de ter roupas elegantes, o que critico são lojas que VALORIZAM um estado perigoso de saúde como a obesidade para ganhar dinheiro. Não é: “Você é obesa e tem que emagrecer para sua saúde, mas temos roupas para você enquanto você ainda não atinge seu objetivo.” O que a mídia agora faz é: “Você é linda mesmo sendo “grande”, “fofinha”, “cheinha” e vamos te deixar ainda mais linda, é só comprar com a gente.” Critico também a hipocrisia de muitas gordinhas que dizem que são lindas com “o corpo que tem”, mas curiosamente babam por atores com corpo sarado.

E é bom lembrar que eu perdi 12 quilos emagrecendo, mas também faço musculação. Boa parte de meus 88 quilos são de massa muscular.

Agora vc se posicionou de maneira que deu pra entender sua mensagem.
Há homens que preferem as mais cheinhas, assim como eu não gosto de homem musculoso.
Há mulheres que gostam de ser magérrimas e há mulheres que gostam de ser saradas. Assim como há gordinhas felizes. E há gordinhas tristes.
Não sou obesa, só cheinha. Para mim doze quilos me deixaria num nível adequado em relação ao IMC.
Isso já me rendeu uma bulimia na adolescência que eu demorei anos para tratar.
A minha preocupação com esse tipo de propaganda é que insinua que tudo vale a pena pra ficar no padrão de beleza. Daí vai uma adolescente, que não formou sua opinião a respeito e começa a fazer loucuras.
As lojas não fazem roupas para as gordinhas se aceitarem. Eu faço regime, vivo no efeito sanfona, mas hoje me sinto melhor por poder me vestir bem.
Vc não imagina o quanto é triste comprar uma calça com o corte reto, que vai até o umbigo, sem nenhum brilhinho, tendo 16 anos (como eu tinha na época). Isso não me estimulava em nada a emagrecer, ao contrário, só me deixava pra baixo e me fazia comer ainda mais.
Há tempos atrás comprei um vestido preto, nunca uso saia nem vestido que não seja longo. As pessoas me elogiaram tanto, e isso fez com que me desse vontade de fazer regime pra me sentir melhor naquele vestido. Estou seis quilos mais magra depois desse episódio e talvez mesmo chegando no peso que quero, vou continuar sendo grande por ter ossos grandes. Talvez se eu continuasse me escondendo em camisetões não tentaria ficar melhor. Me acostumaria e assim poderia ser pior 🙂

Aí, faz tento execício, come comidinha saudável, fica magrinha e ‘linda’ – nem sempre, e de repente vem um caminhão passa por cima e já era!!! Passou a vida toda se privando do que gosta e morre do mesmo jeito que qualquer um. Sua hora só Deus sabe, e como cada vida é única, não sei se vale a pena se privar tanto de tudo pela aparência. Mesmo porque, sendo tão saudável você terá a tendência de viver muito e aí automaticamente tudo despenca, mesmo tendo todos os cuidados possíveis e imagináveis.
bjs a todos

Ao senhor leandro Correia
VC poderia pelo menos nos provar que vc é uma pessoa assim, super saudavel e que um dia bem proximo chegará ao corpo da modelo, pois pelo contrario vc poderia pelo menos respeitar as pessoas mais cheinhas pois a questao aqui ,nao é apologia a obesidade e sim a forma que a loja deixou bem claro forma de se consequir usar suas mais nova roupas, que pelo visto nos gordinhas se dependermos dela no momento andarremos nuas.

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“A ideia de algumas lojas de convencer a pessoa obesa de que ela é linda assim e por isso faz roupas para tamanho GG é apenas uma maneira bem irresponsável de fazê-la comprar enquanto incentiva-a a continuar acima do peso, arriscando-se a ter vários problemas de saúde.”

Sim, as lojas não devem fazer mais roupas para quem está acima do “peso ideal” para que estas pessoas aprendar com a vergonha de andarem com sacos de farinha – já que, seguindo o seu racícionio, não deveria existir roupas GG para comprar – que o legal é ser número 38/36.

Sério, fico assustada com esse tipo de pensamento. Leandro, a doença está na sua mente, nesse seu raciocínio grotesco.

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Ana, leia meu post seguinte.

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Amei a sua resposta, Ana…

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ADOREI!!!!
Concordo em gênero, numero e grau com seu texto. Acho uma verdadeira aberração essa apologia a ‘corpos perfeitos’, às dietas malucas, ou ao relaxo que dizem dos gordos; Duvido que alguém seja gordo por simples relaxo, muitos fatores estão envolvidos e se olharmos a fundo, existem fatores diversos que influenciam isso e podem gerar transtornos gravíssimos a varias pessoas. É fundamental levantar a bandeira do RESPEITO ao biotipo e não a protótipos de venda!!! Sou gordinha, sou saudável, sou bonita e sou, principalmente FELIZ!!!!
Parabéns pelo site!!!

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Nem tem o que falar, você falou tudo!
Comercialzinho infeliz!

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Mandei uma reclamação pro CONAR, façam o mesmo! http://www.conar.org.br/

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Mandou uma reclamação pro Conar alegando o que??? “Não gostei do comercial da Marisa, tirem do ar”????

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Nossa, que horror!
Eu, assim como vc faço compras na Marisa quase semanalmente e achei bem abusivo também o comercial.
Eu vivo de dieta e já fiz coisas absurdas para perder peso. Hoje, sou feliz assim, e quero melhorar as minhas curvas, mas não perdê-las, e não quero perder o prazer de comer, beber e me divertir por causa disso.
Concordo com a sua postagem no face #marisafail

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Realmente a loja perdeu a noção da coisa, quer humilhar as mulheres gordinhas,bah choquei!!

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Pior impossível achei totalmente sem noção de Brasil como gordinha e brasileira fique muito decepcionada porque ainda existe nesse país apologia a magreza,queria ver se fosse o contrario dizendo que ela comeu o que queria e ainda foi ser feliz!!!

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Nossa é muita falta de consideração em, concordo com você. O importante é ser feliz, não importa o numero do seu maniquím…

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Parabéns querida por usar bem as palavras e nos defender! Sou GORDINHA SIM E TENHO DIREITO DE CURTIR O VERãO TBEM!

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Realmente de muito mal gosto, como você disse todos temos o direito de aproveitar o verão mesmo não tendo aquele corpo esquelético…Você simplesmente falou tudo. Adorei o post.

Beijos

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Tbm concordo o comercial é horrível,muito mal bolado. Porém podemos dar a nossa resposta usando as redes sociais.

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Simplesmente SUPER apoiada. Ótimo texto! Parabéns!

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Nossa… Realmente é lastimável!! Mais gordinhas unidas, jamais serão vencidas!!!

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Ví o comercial ontem na TV e mesmo sendo magrinha pensei isso tudo o que você escreveu. Ridículo da parte da empresa ter feito um comercial desses pra apresentar a linha de verão, poxa não podia ter pensado em nada melhor não?

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Não sei pq,mas não me surpreendi. É exatamente nessa epóca do ano que começam os apelos ao “corpo pro verão”, “corpo pro biquíne”…meu corpo é pra todas as estações. Fazer sacrifícios ou viver deles? Mulher,reveja seus conceitos,sua vida.

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a Marisa já não é como antes faz tempo parei de comprar lá as peças de péssima qualidade e modelagem,eu comprava qdo ainda faziam peças de qualidade e q duravam com tecidos mais leves como seda ,,crepe de seda etc… e agora só tecidos descartáveis e modelagem de vovó , não gostei e a numeração grande não tem moda jovem infelizmente afff infelizes eles perdendo mercado azar pra eles e q venham as novas marcas e lojas !!! Essas sim estão pensando é nós plus size !!!

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Na verdade nunca gostei dessa “lojinha” metida a besta. As poucas vezes que entrei numa delas, foi quase que arrastada para acompanhar alguem. Lendo isso que voces postaram hoje, chego a conclusão que meu 6o. sentido não estava errado : Um Dia Iriam Se Revelar…. Temos muitas opções de compras pq levar nosso rico dinheirinho prá quem não nos dá valor e nos desmerece publicamente ??? Assinado “gostosa feliz ” . rsrsrsrs

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Oi Paula!
Ontem eu vi esse comercial, e fiquei chateada, e mais me senti humilhada, pq a marca faz uma apologia sobre fazer TUDO para ficar magra no verão (tudo inclui dedo na goela tb?) e eu ser obrigada a comprar de qualquer forma, pq muitas vezes não tem a melhor qualidade, formato e etc. Mas tem o preço melhor e eu tenho que comprar e aceitar isso, pq afinal é o que tem pra hoje….

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Acho que o TUDO varia de pessoa pra pessoa. O seu TUDO inclui???
O comercial não mostra a modelo fazendo isso….

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Eu nem tinha reparado nisso, mas você me abriu os olhos. Caramba :\

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Nossa, tô até suando frio… Também reclamei pro Conar.

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Gente, reclamar O QUE pro Conar????
“Sou gordinha e fiquei ofendida com o comercial da Marisa”?????

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gente isso é um absurdo ,por acaso os clientes da MARISA são só a magrinhas me decepicionei muito.não esperava isso de uma loja tao famosa!!

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Tomei conhecimento desse comercial por causa do teu blog. Ótimo post! Me identifiquei contigo e com essa história, que é bem similar a minha. Beijos

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Querida, PARABÉNS! Amei seu post! E viva as gordurinhas…rs Bj

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que chatice hein, deixa a propaganda falar o que quiser. Se vc nao se incomoda por ser gorda tb não deveria se incomodar por alguém gostar de ser magro, achar isso bonito e correr atrás disso.
O mundo ta muito chato.

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Concordo, por isso sempre terá essa briga de gordas x magras.. ninguém aceita nada..

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Gente, eu achei o texto muito exagerado, e muito “politicamente correto”. Assim como existem pessoas que se sentem bem em ter seu corpo com algumas gordurinhas, outras não e isso também deve ser respeitado! Sou cheinha, e vivo no efeito sanfona, não me sinto bem com uns quilos a mais. Mas eu não me sinto bem pq sou “manipulada” pela mídia da magreza ou por questão pessoal? Questão pessoal responde essa pergunta. Eu não acho bonito e muito menos sinônimo de saúde, como você colocou. enfim…

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Hana,

Se você me conhecesse, conhecesse o meu trabalho e lesse os meus textos, você veria que não tem absolutamente nada de politicamente correto nesse texto e que muito menos sou uma gordinha recalcada, como você disse. Você tem sua opinião, eu tenho a minha. Eu vim aqui dizer exatamente o que penso. O que as outras pessoas pensam, aí já não me cabe!

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Olha, desculpe interromper mas não pude deixar de comentar:

A partir do momento que vc cria um blog e abre para comentários, a opinião dos outros te cabe e muito!
Assim como a sua também, porque nós lemos sua opinião e damos a nossa….
Agora se realmente a opinião “das outras pessoas” ,e nela eu me incluo, não te cabe, significa que estou perdendo meu tempo lendo e comentando?
Poxa, que decepção!

Aline,

Não sei onde foi que você leu que eu não estou lendo e considerando a opinião das pessoas, mas li cada comentário e respeito totalmente o direito das pessoas comentarem o que querem. Cada um tem sua opinião e eu não tenho problema algum com isso. Vim, no meu blog, expressar a minha.
Acabei de publicar outro texto que é justamente para esclarecer algumas coisas que li nos comentários. Fique à vontade para ler e comentar, agora não diga besteiras de dizer que eu não estou lendo e levando em consideração o que as pessoas me escrevem. Você não me conhece! O que eu disse sobre “não me cabe o que as pessoas pensam”, quero dizer que eu não posso mudar o que cada um pensa, justamente porque cada pessoa tem a sua opinião. Eu tenho a minha, as pessoas as delas.

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Não achei nada demais… a moça queria emagrecer, fez dieta e conseguiu. Se fosse uma gordinha na propaganda no lugar da magrinha as pessoas iam cair matando do mesmo jeito alegando o absurdo da ditadura das gordinhas para emagrecer e bla bla bla. O tema é polêmico, isso é um fato. Outro fato é que as mulheres são chatas e quando o tema é dieta todas a maioria se sente injustiçada…. então concluo achando que o erro mesmo é tocar no assunto.

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Paula, achei o seu texto um pouco exagerado. E as pessoas que sao magras, e que realmente, comem chuchu o ano inteiro, para manterem o corpo. Também merecem respeito e atenção da mídia. Como vc disse, na máxima “o que seria do azul senão fosse amarelo”, também vale neste caso : o que seria dos gordinhos senão fossem os magrinhos e vice-versa.

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Vanessa, as pessoas magras porque comem chuchu o dia inteiro merecem respeito, mas também merecem ajuda. Pois isso transparece um disturbio alimentar. O que ninguém fala é que tem tanta gente sofrendo de bulimia, anorexia ou qualquer outro disturbio quanto pessoas obesas. E isso também mata.

Responder

Aleski você falou tudo o que eu queria dizer!

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Oi Paula,
Tudo bem?
Antes de mais nada gostaria de dizer o quanto gostei do seu blog. Só o que tenho visto últimamente são “publi posts”, looks do dia idênticos, mas enfim, isso é um outro assunto. Você foi muito corajosa ao fazer um post desses e tem um texto muito bom meus parabéns.
Quanto ao comercial, ainda não tinha visto (melhor nem ter visto mesmo). Achei muito mau feito, super de mau gosto, enfim… desnecessário para uma loja de tanto sucesso e a tantos anos no mercado como a Marisa.
O que me preocupa, são as meninas novinhas que veem esse tipo de coisa e querem copiar. Depois ficam doentes….
Lamentável.

tomara que isso não se repita.

bJos para vc e voltarei sempre

Pri

http://www.styledchicas.blogspot.com.br

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Concordo plenamente e acho lamentável da parte da Marisa.

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Falou tudo! Parabéns pela colocação.
Mulheres vivem lutando pelos direito disso e aquilo, contra machismo e sei la o que e esquecem de lutar por elas mesmas, pelo direito de ter o corpo como ele é e se satisfazer com isso.

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Muitos vão desfazer as pessoas que estão decepcionadas com a Marisa, entrando no assunto de saúde, corpo ideal bla blá… Mas a questão que essas redes de loja tem que focar é que seja a pessoa plus size (seja ela satisfeita ou não com o corpo, fazendo dieta ou não) ela precisa se vestir!!! É algo óbvio mas é frustrante, no fim a alegria de você emagrecer (seja pra qualquer tamanho) não é a felicidade de enfim poder comprar roupa, é enfim poder usar roupas bonita e não aqueles lixos que fazem pra tamanho maior. Mesmo tendo uma linha plus size, as opções ainda são vastas, tão perdendo de investir num grande (haha!) publico.

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“Viver bem o verão”. Ou seja, gordinhas não podem pisar na praia, esperem o inverno para poder esconder seus corpos não perfeitos da sociedade.
Sinceramente, a Marisa precisa rescindir contrato com a agência que vem cuidando dos comerciais, porque não é a primeira mancada que a loja dá esse ano. Quem lembra desse comercial que dizia que só tem um homem pra cada 96 mulheres, então temos que correr e comprar lingerie pra garantir o nosso? http://www.youtube.com/watch?v=bjL6eDMsyeU

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eu tenho outra opinião…a mensagem que eu entendi e que fale a pena se esforçar para alcançar os objetivos de ficar bem com você mesma,pois toda mulher sendo gorda ou magra quer se sentir bem no verão e ir para praia…a mulher do comercial fez um esforço para se sentir bem… não vi isso contra as gordinhas…mas concordo que nos comerciais deveriam colocar uma modelo gordinha para todos verem e tirar da cabeça que as preferidas são as magras e gostosas…..e acho tmb que todas as lojas deveriam ter todos os números ,para todos consumirem e se sentirem aceitos pela sociedade …pq sou magra demais e as roupas p adulto nao me servem tenho que usar roupas de crianças e tenho 28 anos…na marisa mesmo nao tem roupas para mim…

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Oi Paulinha (ja me fazendo de íntima),
não conhecia seu blog, cheguei aqui através do link da Shame no twitter, mas enfim, preciso dizer que apoio e muito tudo que vc escreveu. Quando vi esse comercial da Marisa tb me senti ofendida, como se as mulheres só fossem felizes fazendo dietas malucas e que um corpo magro é a coisa mais importante da vida da gente. Olha, D. Marisa, não é não. Não sou magrela, tb não sou gordinha. Tenho um corpo normal, com minhas gordurinhas, celulites, enfim, vou a academia, me cuido, e isso me faz feliz, mas não a neurose. E esse comercial me ofendeu e muito. Como acredito que tenha ofendido a maior parte das mulheres que não vivem em busca de um corpo magro apenas. Parabéns pelo texto!

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E tem mais né: como se o seu corpo fosse apenas pra desfilar para os homens, e não para ser feliz consigo mesma, dá licença?

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Vocês bem que querem um motivo pra poder reclamar, né? Pelo amor de Deus, não pode existir uma propaganda leve e bem humorada pra quem faz dieta? Parece aquelas mulherzinhas semi-feministas chatongas que reclamam que tudo é culpa da sociedade patriarcal machista ZzZzzZZZ… O Grandes Mulheres caiu legal no meu conceito.

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Também acho que estão sempre atrás de um motivo pra reclamar! Ô povo insatisfeito com tudo, meu Deus…

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Amada, gostaria de saber aonde uma pessoa comer bem seja maluquice. Pois ela não cita em nenhum momento que a pessoa em questão fez dieta da moda, mas sim comeu legumes, fibras para se sentir bem com o próprio corpo para o verão.
Não conheço seu blog, muito menos vc, mas se vc for gordinha mesmo, com ctz deve ter feito uma dieta ou pensando em começar com a proximidade do verão. E se vc não for com ctz tb pensou!!! Isso é natural!!!!
Meu deus, acho mais que vc deve estar querendo propagar seu blog ou criar uma polêmica, pois não vi absolutamente nada de anormal nessa propagando. Menos, flor.

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Marcela, realmente vc não conhece o blog e nem a Paulinha e não entendeu a mensagem que ela quis passar.
A frase final “tudo vale a pena pra viver bem o verão” é extremamente perigosa.
Vomitar pra vc vale a pena?

É só isso que ela quis mostrar. E outra comer só o que ela citou ali, não é comer bem, me desculpa.

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UMA VERGONHA!
Fiz uma reclamação na CONAR também!
Uma empresa desse tamanho fazer uma porcaria dessas?? PELO AMOR!

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Realmente lamentável ver uma propaganda dessas…. concordo com sua indignação, pois tb estou indignada…….

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Sei que meu comentário vai ser bombardeado por “como assim” e etc, mas como todas se expressaram aqui sobre o comercial, eu acho que posso deixar a minha opinião, como consumidora e como profissional da área.

A marca em questão, não está fazendo apologias a magreza excessiva, muito menos dando a entender que os homens só vão olhar para mulheres magras.
O conceito criado, para a propaganda, foi para estímulos e não apologias, foi a ideia de uma mulher que correu atrás de um objetivo e hoje (época do verão), está se sentindo bem com o que ela é, não pelo fato de ser magra. Infelizmente, os padrões de beleza são os que aparecem em comerciais (como o da marca concorrente, Riachuelo).
E, essa mulher, se sentindo bem com ela mesma (que afinal de contas, é o que todas nós buscamos), a faz se sentir bem com as roupas vendidas pela loja.

Gente, acho que antes de denunciar para o Conar um comercial como este, devemos prestar atenção na real mensagem passada. Ou, vocês acham que uma empresa do porte da Marisa aprovaria um comercial que fizesse apologias a magreza excessiva, correndo o risco de ser multada pelo Conar? Fora, perder os milhões que foram investidos?

Repensem. Analisem sem pré-conceitos sobre o assunto e vejam se é isso mesmo que está sendo abordado.
Com certeza, algumas irão concordar comigo.

P.S.: Antes que me bombardeiem, eu não sou magra, sempre fui cheinha e não me ofendi em momento nenhum com o comercial – até porque entendi logo de cara qual era o conceito abordado.

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A campanha devia ter seguido o inverso, que a Marisa tem roupa para cheinhas como magrinhas, no verão ou inverno. Seria bem mais feliz assim!

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Que decepção já não gostava da Marisa agora piorou.

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Concordo em partes com vc. Acho que eles foram realmente um pouco radicais em passar a imagem de que só magrinhas podem usar as roupas deles e aproveitar o verão.
Mas por outro lado eu entendo o sentido do comercial. Eu faço RA faz algum tempo e sei o quanto é difícil ficar comendo chuchu, quinoa, baby cenoura e o caramba a quatro pra tentar emagrecer e ter um corpo mais saudável.
Não é fácil!!!!!! Chegar naquele corpo lá é o sonho de muita gente e NÃO É FÁCIL.
Não sou adepta a radicalismos, mas temos que concordar que quem quer aquele corpitxo precisa comer muitas dessas coisas saudáveis e diminuir muito as guloseimas. Todo mundo sabe disso!!!!
Então, pra mim o que eles quiseram passar é: “foi difícil, mas consegui”.
Bem, é isso.

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eu fui sabado na marisa
e só tem roupas pra magrelas
lamentável!!!

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Ai gente, sério mesmo? Revi esse comercial duas vezes pra ver se achava alguma ofensa às gordinhas, mas juro que não achei nada demais! A mensagem do comercial é simples: se você faz regime, se voce come alimentos com baixa caloria, o resultado é emagrecer e voce se sente bem consigo mesma…e porque nao? Todo mundo sabe que nao é facil! E aonde que o comercial faz analogia à bulimia ou à qualquer outro disturbo alimentar? Que exagero!!! Desculpa, post de gordinha recalcada, ao meu ver….

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Revi diversas vezes e não achei absolutamente NADA demais!

Responder

Para quem acha que “isso é implicância de feminista chata” recomendo a leitura desse texto http://papodehomem.com.br/feminismo/ (TODO, não venham em 5 minutos reclamar sem nem ter lido, ok?)
Bom pra pensar e rever conceitos…

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Eu fiquei tão chocada com o comercial, que quando ele acabou tudo o que consegui dizer pro meu marido foi “quer dizer que meu verão não vai ser feliz?” Lamentável a postura da Marisa…

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Porque sempre quando empresas fazem um comercial “desse tipo” as pessoas falam que é ofensa com “gordos” e afins, porque não enxergam como um incentivo ou algo do genero, para uma alimentação saudável, praticar esportes, sei lá, pensar positivo.
Estou fora do peso, posso dizer que gordinha até e de uns tempos para cá eu criei vergonha na cara e comecei a mudar todos os meus hábitos, principalmente alimentação. Mas em nenhum momento me senti ofendida. Hoje as pessoas levam tudo no pé da letra, tudo é motivo de racismo, homofobia, preconceito. “não me toque não que rele”.

A propósito, já vi em várias lojas Marisa roupas “plus size” e a empresa está investindo nisso … acredito que não seria contraditório a publicidade da mesma.

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A mesma Marisa que não assinou o tratado contra a exploração do trabalho infantil? Ah, tá!

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.
Enquanto existir o padrão da MAGREZA ,sempre teremos esses comerciais é uma pena.

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É Pessoal, infelizmente, uma campanha publicitária é criada para atingir metas: Vendas, Vendas, Reais, Reais!
São poucas as agencias e poucas empresas que tentam conciliar lucros com a atenção ao consumidor.
A discriminação é algo que me encomoda muito e por isso estou desenvolvendo uma marca de roupas voltadas ao público plus size.
Fechei parceria com empresas das quais sou cliente a um certo tempo.
Quero fazer diferença, independente do meu custo de produção.
Meu objetivo é trazer conforto para a mulher brasileira, que não é representada nas passarelas e nas propagandas comerciais.
Hoje existem mecanismos na internet, que nos facilitam a compra sem a necessidade de termos cartões das lojas que não nos consideram como público preferencial.
Acessem minha página, curtam, deêm a opinião de vocês.
Villa Cotone
http://www.facebook.com/pages/Villa-Cotone/387714854627514

Responder

Eu entendo sua revolta, mas por mais que a gente ache que vai conseguir mudar as coisas essa ditadura da magreza não vai passar tão cedo, ainda vamos sofrer muito preconceito. Beijo

Responder

Assino embaixo! Um desrespeito à mulher!
Beijos.

Responder

Realmente, acho nada a ver o que você entendeu! Se tivesse uma gordinha desfilando ali, as magrelas teriam que se ofender, então!? O comercial foi uma mensagem e uma motivação, eu acho. Pra que a gente possa sempre estar evoluindo na maneira que achar certo, e sucessivamente ser feliz na melhor forma que achar! Todas nós fazemos sacrificios e ainda mais no verão, isso é fato. E ali eu não vi apologia nenhuma a dietas malucas ou sei lá o que você entendeu, você generalizou demais, na minha opinião.

Responder

Eu sou bem magra (1,70 e 50kg), como o que quero e nunca fiz dieta. Não é verdade que toda a mulher faz dieta.

Responder

Vi o comercial e nem percebi isso!!!
Agora concordo com vc!!

ericatutty.blogspot.com.br

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nossa me senti ate mal quando vi o comercial,foi de péssimo gosto agente tem que reclamar mesmo bjsss.

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não acompanho teu blog.
Olha, eu sinceramente não achei nada demais. Admito sou magra, e se eu fosse um pouco cheinha tentaria emagrecer sim.

O que as mulheres surtam é que elas querem ficar magras a todo custo e esquecem que cada um tem um metabolismo. Acho que o que a propaganda quis demonstrar é que vc sendo cheinha (feliz ou não com o seu peso) sempre quer dar uma melhorada não é mesmo?
Vai dizer, que uma mulher que veste 46, não daria pulos de alegria, sabendo que emagreceu e começou a vestir 44?

Sinceramente, acho que qm se ofendeu com tal propaganda é que deve ter um GRANDE TRAUMA com relação ao peso.

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Seu post ficou bem escrito, mas eu não concordo com grande parte dele. Acho que atualmente as pessoas estão muito sensíveis, ficam buscando demais (demais) nas entrelinhas para achar algo politicamente incorreto. Claro que é possível ser feliz e linda estando acima do peso. Mas a partir do momento que a pessoa que está acima do peso quer emagrecer e consegue atingir seu objetivo, isso não é bom? Curtir o biquini com o corpo (dela) que ela almejou? Não foi mencionado que ela fez dietas malucas, mas vegetais fazem parte de uma alimentação saudável e guloseimas não fazem.. não existe mágica. Bjin

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adorei seu blog !!!
tenho 23 anos, sempre fui gorda ,e criticada pela familia ,ja chorei muito nessa vida , mais sempre tentei colocar na minha mente que eu cresci assim e devo me amar assim do jeito que sou ,hoje sou cristã me acho linda ,bela , é feliz !!!!
o meu Deus me aceitou do formato que tenho e me ama dessa maneira.
continue assim, e seja abençoada em nome de Jesus. beijokas amiga….

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Hum, pelo título achei que vc fosse falar da recusa da Marisa em assinar o pacto em que se compromete a não utilizar trabalho escravo. http://oglobo.globo.com/economia/rede-de-lojas-marisa-fica-de-fora-do-pacto-contra-escravidao-6381584

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Cara, achei o comercial um absurdo. Tbm me senti traída pela marca, da qual eu sou consumidora assídua. Levanto e carrego a bandeira da diversidade, de “viva a diferença”, de beleza em todas as pessoas, sejam elas como forem.
Fazer dieta deve ser questão de saúde, não um sacrifício abusivo pra atingir um tipo físico que, quase sempre, não é o seu biotipo. Regimes e dietas são interessantes pra se sentir mais bonita, desde que seja uma opção pessoal e não uma loucura pra parecer com a mulher da televisão. São interessantes também quando não privam quem faz de um dos melhores prazeres da vida: comer.
E ser bonito(a) é mais auto aceitação do que peso. Ser gordinha é ótimo, ser magrinha também é. Mas é preciso aceitar o que a natureza te deu e cuidar disso, não se matar pra atingir um visual que acaba parecendo doentio.

E se o problema foi “não entender a mensagem da campanha” , o erro da agência já começa aí: um comercial tendencioso e de sentido dúbio.

Ah, desculpa. Mas o “politicamente correto” ainda me atrai mais do que o “liberalmente incorreto”.

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Paula querida, será que nós magras temos que nos desculpar todas as vezes por incomodar as que gostariam de ser também mas eximem-se de sacrifícios como “comer chuchu, pepino, baby cenoura”, fazer exercícios diariamente??? Será que você não entendeu a mensagem? Não é para fazer QUALQUER COISA, é para comer o que é certo e ficar com um corpo que te deixe satisfeita. E não me venha com a conversa de que você é feliz assim, porque se fosse, um comercial com uma linda e magra modelo (note, linda e magra, não linda PORQUE é magra, ok?) não lhe causaria toda essa indignação. Tenho diversas amigas fofinhas que se divertem com seu peso e não o encaram como algo que deva levar uma loja que fez uma baita homenagem às que se esforçaram para estarem como querem a CONAR. Gente, hello! Vivemos num país com liberdade de expressão! Se vejo na televisão um comercial com uma atriz negra dizendo o quanto se orgulha da sua cor de pele, ou uma gordinha dizendo que acha seu corpo lindo eu não me dou o direito de me ofender porque sou branca e magra! Cada um com seu conceito. Pensem menos em si mesmas e procurem um psicólogo para tratar quaisquer conflitos entre seus corpos e mentes, mas deixem quem está bem demonstrar isso ao mundo!

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Paulinha, achei de um preconceito absurdo essa propaganda. Quer dizer, a pessoa fica comendo alface o ano todo só pra poder caber em uma roupa de numeração pequena e ser admirada pelos homens?
Como você mesma citou, nem todos os homens apreciam magreza, algumas podem levar até a morte com distúrbios alimentares.
O fato é que a população brasileira está acima do peso. Está na hora das lojas repensarem os tamanhos que vendem, afinal nem todo mundo tem corpinho da Gisele Bundchen não é mesmo??
Big Beijos

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Pois bem, eu nao comi chuchu nem quinoa e mesmo assim emagreci 15 kg e vou passar esse meu verão maravilhosamente bem. Agradeço apenas a Deus, por ter me dado força de vontade pra vencer a obesidade. E a marisa com suas roupas xexelentas (essas desse comercial mesmo, estão uó) podem se danar.

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mimimi versão sea world, é isso???

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Se tu for abrir o olhar e pensar que todos os comerciais da Marisa são voltados APENAS para mulheres heterossexuais, visto que elas se arrumam para HOMENS olharem e ficarem com elas… como se ter e agradar um homem fosse tudo na vida. Como se não houvessem consumidoras lésbicas. Só estou abrindo um novo olhar sobre. Os estereótipos de gênero vão muito além (somente modelos brancas, magras e héteros, por exemplo). E a coisa fica tão descarada que se disfarça de “mas é assim que é, sempre foi e sempre será”. Me sinto agredida diariamente por diversas propagandas machistas e preconceituosas que se travestem de humor e “homenagens”.

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QUER DIZER QUE SE EU NAO VESTIR 38 NAO VOU SER FELIZ,QUE SE EU NAO TOMAR SOPA RALA ,,NAO VOU SER FELIZ,QUE DROGA DE COMERCIAL E ESSE,ALTO VERAO ,POR FAVOR ,PENSEM ANTES DE COLOCAR NA MIDIA UM PROPAGANDO TAO RIDICULA COMO ESSA.
ALGUEM ME RESPONDE :
O QUE VOU FAZER COM MINHAS ROUPAS 48 JA QUE NAO VOU SER FELIZ A MARISA VAI DEVOLVER MEU DINHEIRO(QUER DIZER QUE PELO OLHAR DA MARISA SE NAO USAR 38 EU NAO VOU SER FELIZ,)

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Meu Deusss!!!!…..Agora está explicado o porquê que as mulheres são assim paranóicas (Desculpe-me as normais). Quantos comentários absurdos contra a loja, totalmente sem nexo, tudo por uma questão de visão. To começando a entender porque os relacionamentos muitas vezes difíceis…#JesusMariaJosé
kkkkkk….

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Coisa boa que as mulheres estão cada vez mais críticas, cultas e ativas em seu papel social.

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Para o Leandro e afins dos comentários lá em cima.. Pessoas se voces não acompanham o trabalho da Paula Bastos, por favor não entrem e em comentem, é a mesma coisa de entrar em uma comunidade de gays, negros e etc e dizer que o preconceito não existe, existe sim e esta na pele de quem passa por ele,e somente esse grupo de pessoas vão senti-lo de tal forma, portanto voces perderem seus preciosos tempo pra escrever , criticar sobre algo que não conhecem ou não sentem se torna tão ridiculo. Agora continuando para os autores dos comentários acima, gostaria de esclarecer a senhora nutricionista ” que tem gordo saudável, e tem magro doente”, Sr. Leandro “todo obeso é doente” e tem uma outra la que diz “a obesidade não chega na velhice ou algo assim” para eles e todos que pensam da mesma forma, deixa eu tentar explicar algo a voces: A obesidade não é doença, o que causa doenças é alimentação incorreta e sedentarismo, do contrário tem pesquisas hoje de grande qualidade inclusive veiculada por grandes revistas nacional que provou que um obeso que malha é mais saudável que um magro sedentário,etc.. Voces de “fora” não estão entendendo o problema do comercial como nós seguidoras do mundo GG, o problema aqui é ele ter sido veiculado por uma marca que nos procura a fim de vender seus produtos a nosso público, a nós GG que segundo voces somos doentes, A marisa tem sim uma sessão em todas as lojas de tamanhos grandes, e com esse comercial ela vem especialmente a público oferecer outra coisa as mesmas clientes que ela propõe a venda em off, tipo judas, que nas costas nao mostra sua simpatia a a pessoa..kkkk O comentário do Sr.Leandro me motivou a escrever isso, porque normalmente ja cansei de hipocrisia leio e saio. Mas por favor dizer que as lojas erram em vender roupas grandes, de dizer que gordas são lindas! não entendo vindo de um ex-gordo, então se voce voltar a engordar vai sumir do mundo! porque realmente não é só comida que engorda, temos doenças modernas e antigas que também engordam e dai pode não ser uma questão sua de escolher ser gordo e ser magro temos o momento que pode ser passageiro ou não. Não levanto a bandeira da obesidade até porque acredito que ja nascemos mesmo tendo a obrigação de sermos magros, perante uma sociedade que julga a tudo e a todos, da mesma forma que ser gordo é ruim, ser anoréxico é o que delicia? Meninas (os) conheço meninas magrinhas que fazem dieta e academia pra engordar porque a tv mostra hoje o padrão mulher gostosa, e a sociedade impõe, se vemos uma pessoa muito magra ela esta doente, se vemos muito gorda esta doente, as meninas ai falam que são magras mais jamais se aceitariam gordinhas, não devem ser tão magras, ou se são felizes mesmo ótimo, porque conheço muitas pessoas magrinhas que também nao são tão felizes devido a nossa sociedade ser hipócrita, vamos falar a verdade aonde voce acham roupas 34 36 38 para mulheres adultas, roupas bonitas de gente real, jeans levanta bumbum nº 34..nunca vi sessão de roupa mulher PP como vejo GG…Temos um problema social com o padrão da brasileira isso sim! Não sei hoje se sou gorda ou magra…tenho padrão brasileira larga, em uma parte, fina em outra, então uso as 2 sessões PP ao GG depende da forma, da loja, do bom humor da costureira etc…Ja fui “normal ” pra sociedade, engordei na gravides e não gostei de ser gordinha ao extremo, Eu não gostei, não foi meu marido, minha vizinha ou o Sr Leandro do comentário la em cima,então “EU’ fiz uma redução de estomago para voltar ao meu cheinha normal, nada se ser que o meu corpo não aguentaria e me colocaria em uma cama, hoje voltei ao peso de solteira e sim sou gordinha e magrinha corpo (pera, violao sei la)..alguns dizem que ja ta bom, outros que preciso engordar pra dar harmonia, outros que preciso emagrecer pra dar harmonia, no entanto to dando bananas… para os Leandros, Nutricionistas, maridos, e amigos da onça, pra Marisas da vida, só não dou bananas pro meu médico que sabe realmente se minha saúde esta bem, e ah! quanto a relacionamentos, não se preocupem homens não gostam de magrinhas, gordinhas, sexy, mulher furacão, mulher pera, etcc. homem gosta de mulher cheirosa, de carinho, de beleza e de cuidados, homem gosta de amor por isso não se preocupem seu grande amor vai chegar sendo você ‘MULHER”..bjs..(desculpe Paula Bastos o espaço usado)

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Realmente, muita gente não entendeu o comercial! Ninguém está fazendo apologia a magreza e muito menos, nós GORDAS, estamos afrontando as magras. Primeiro, que magra raramente vai passar pelo péssimo sentimento de entrar em uma loja e não ter uma peça sequer que vista bem. Segundo e como a minha amiga acima falou, se a Marisa disponibiliza uma seção plus size, porque ela faz uma propaganda assim? Não que eu tenha me ofendido horrores com isso, até porque a loja tem que vender, mas ela poderia ter feito outro tipo de propaganda, na qual inclui todas as mulheres e não só aquelas, que fazem regime para entrar no verão. Até porque, muitas fazem dietas e não conseguem perder peso (eu por exemplo) e nem por isso, deixam de curtir uma praia ou piscina.
E outra coisa, sou gorda e vou fazer redução de estômago, Também já fui super magrinha, mas mesmo quando fui magra e vou ser magra de novo, gostaria de ver uma propaganda assim.
Mas na verdade, quem saiu no lucro foi a própria Marisa, que agora caiu ainda mais na boca do povo!

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Que exagero!
O comercial, em momento algum, se mostra contra as gordas. Tanto que não tem um antes (com a moça gorda) e um depois (com ela magra)…
Daqui há pouco o pessoal que não tem dentes vai reclamar dos comerciais de creme dental, pois só mostram bocas cheias…afff

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Eu não disse que vc não lê os comentários.
O que eu quero dizer é que o que os outros pensam cabe sim a você a partir do momento que vc abre suas opiniões pra discussão.
Esse é um assunto muito polêmico e sempre vai ser….

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Como se ser magra fosse uma maravilha… ter que apertar as roupas pra não cair, escolher as roupas certas pra não te deixar parecendo um esqueleto… eles colocam um biotipo que poucas nascem, magrinhas e com corpo, desculpe a expressão mas você sabe, com bunda, seios, porque magrinhas mesmo ou tem um ou tem outro. Decepção mesmo :-/

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Olha,eu não consigo entender aonde está a dificuldade em ver que a mensagem que o comercial passou foi : Você tem que emagrecer!!!
Primeiro, vi muitas pessoas comentando que sim, essa foi a mensagem mas que é uma coisa positiva.
Positiva pra quem? Quando você diz que alguém precisa emagrecer, sem saber o histórico médico, psicológico e sem nem tê-la vista, isso é um perigo.
E foi exatamente isso que esse comercial fez. Além disso tudo, ele não cita a saúde hora alguma como vantagem ou benefício dessa suposta ” conquista de um objetivo”, o que eu consigo ver e que o comercial mostra claramente é que , as vantagens são : ficar mais magra para ser admirada pelos homens, e caber sem sentir vergonha em um biquini da marca Marisa. Na minha opinião é uma sucessão de erros.

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Não há nada de errado em querer emagrecer, em fazer dietas etc. Cada um faz o que quer. Agora uma empresa como a Marisa veicular isso em um comercial realmente não pegou bem! Ainda mais uma marca tão popular como esta. Além disso não devemos nos esquecer que o estereótipo genérico da brasileira é mulher com curvas, do tipo gostosa mesmo. E digamos a verdade, com todo respeito: uma garota com o biotipo da modelo passando NÃO chama toda essa atenção masculina a propaganda quis veicular. #Fato.

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Ô Paula se eu fosse vc nem ligava… vc é bonita demais menina! Mas a Marisa deu uma cagadinha com esse comercial hein?

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Ai que querida, você! Obrigada pelo elogio, viu? <3

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Talvez a Marisa tenha feito uma propaganda equivocada, que atingiu e prejudicou um público mais diretamente. E, infelizmente, todas as lojas fazem isso.
Mas, também nunca vi uma modelo míope, uma modelo estrábica, uma modelo com dentes tortos, ou até mesmo uma modelo que tivesse alguma deficiência física.
Penso que estes últimos casos, as consequências são piores.

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Olá, Paula Bastos. Cai no seu site por acaso e também fiquei chocada ao ver o comercial.
Fico preocupada com alguns comentários aqui, cada um tem o direito de expor suas opiniões, mas há muitos equívocos em algumas opiniões.
Por que denunciar o comercial ao Conar, alguém perguntou, por que é gordinha e ficou ofendida?
O comercial é passível de reclamação por quem se sentiu ofendida sim, mas também por ridicularizar a alimentação saudável, incentivar as dietas restritivas e perigosas a saúde e defender um biotipo corporal de ser o único aceitável e pela irresponsabilidade destas tais mensagens, nem sempre percebidas de imediato pelo telespectador, em um pais onde há grande índices de obesidade sim, mas também de adolescentes com transtornos alimentares (bulimia e anorexia) e casos de depressão por distorção da imagem corporal, principalmente em mulheres.
Sou magra, já estive acima do peso na adolescência e perdi os quilos a mais com reeducação alimentar. E sou nutricionista e sanitarista.
É importante deixar claro que não há uma apologia ao excesso de peso das pessoas que se indignaram com o comercial, este pode é prejudicial a saúde sim. Porém é importante ressaltar que ninguém é obeso por que quer, há vários tipos de obesidade e de fatores desencadeantes que vão além do consumo energético e gasto calórico, este pré-conceito com quem está acima do peso adequada para uma boa saúde (e não necessariamente corresponde ao imc ideal) só dificulta a adesão ao tratamento. Assim como ser magro também não é sinal de ser saudável. O comercial em questão em nenhum momento fala de prática de exercícios e alimentação saudável, fala de alimentação restritiva e desprazerosa,(alfaces, pepinos , quinoa e sopas ralas que fizeram minhas refeições menos alegres e mostra os bolinhos tristes) ridicularizando o conceito e afirmando o senso comum sobre “dietas” obtidos em revistas de emagrecimento que tem o disparate de trazer a palavra saúde nas capas. Não, não vale a pena fazer qualquer coisa para ficar com o corpo da modelo e sim, todas as mulheres independentes do seu peso e do seu biotipo podem “viver bem o verão” é isso.

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Liliane,

Sensacional o seu comentário. Nada como uma pessoa da área, que realmente entende do assunto, para enxergar as coisas por um ponto de vista que eu acho muito sensato e real. Se eu pudesse, bateria palmas para você agora, pois muita gente não conseguiu entender esses aspectos que você mencionou.

Espero que com sua sensatez e sua profissão, você consiga ajudar muitas pessoas a melhorarem a saúde. Parabéns!

Um beijo e volte sempre!

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Oi, Paula,

não conhecia o blog, cheguei aqui por conta dessa postagem, acabei lendo vários outros posts do blog e voltei para comentar, porque havia muitos comentários aqui que me incomodaram MUITO!

Primeiro, o fato das pessoas reclamarem do texto “politicamente correto” e “feminista”. Por nada não, mas isso não é nenhum defeito ou problema para ser apontado.

Segundo, essa justificativa de meia-tigela que algumas pessoas usam: “se fosse uma propaganda falando bem das gordas, as magras iriam se ofender” e mimimis do tipo. É quase tão idiota quando o argumento “se existe um dia do orgulho gay, pode existir o dia do orgulho hetero”. Não, não é assim. Acontece que não são as magras que sofrem preconceito. Não são as magras que não acham roupa do seu tamanho, ou que fulano olha torto quando entra no ônibus e aperta quem tá do lado. É por isso que as gordinhas tem, sim, o direito de reclamar de uma propaganda que as oprime e discrimina. Sim, por que se felicidade é caber num biquíni e ser admirada por homens, e a sociedade te diz o tempo todo que gordinha não pode usar biquíni e botar a barriga de fora, ou que os homens não iram olhar para elas, significa que a propaganda tá te dizendo que você não pode ser feliz. Entenderam a crueldade da coisa?
Claro, a gente sempre pode dizer “ignore a propaganda”, “não compre na marisa” ou “vá à praia de biquíni assim mesmo”. As mais desencanadas fazem isso mesmo. Mas todos nós sabemos que vão ser olhadas e julgadas por pessoas que assistiram a essas propagandas – não só essa, mas todas as outras – ao longo da vida. E vão se sentir incomodadas. E mal com o próprio corpo. Quando se trata que alguém que ainda não trabalhou sua auto-estima, aí é que o desastre está feito.

Terceiro, essa coisa de relacionar quilos a mais com problemas de saúde. Sim, existem doenças relacionadas à obesidade, mas em sua maioria são relacionadas a problemas de alimentação. Eu por exemplo não estou acima do peso, mas tenho colesterol alto e anemia. Gordinhos podem ter problemas nos joelhos, mas bailarinas e jogadores de futebol também. Gordinhos podem roncar ou ter dificuldade pra respirar. Quem tem carne no nariz também. Ou seja, no fim das contas, não é esse o problema.

Sinceramente, alguns argumentos me parecem aquele momento em que o professor pede pra justificar a resposta e você inventa qualquer coisa só pra não deixar em branco, sabe? E alguns argumentos de ex-gordinhos chegam a parecer vingança. Tipo: se eu passei 10 anos para deixar de ser gordinho, fiz vários sacrifícios e não fui feliz enquanto não emagreci, quem é você para querer ser feliz gordinho?

E só para constar: eu não sou gordinha. Pelo contrário: até os 18 anos pesava só 42 quilos. Me achava horrível e tinha que ouvir gente falar “melhor assim do que ser gorda”. Isso também é muito cruel.
Aos 18, após uma dieta forçada de pão (a moça que trabalhava lá em casa cozinhava muito mal, daí eu comia uns 6 pães por dia pra matar a fome) e ao uso de anticoncepcional, cheguei aos 50. Tenho um pé de barriga bem charmoso (not) que me acompanha desde que era muito magra, mas parei de me incomodar tanto com ele, e hoje até levo na esportiva minha pochetinha.

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Tayane,

Eu simplesmente amei tudo o que você escreveu e a forma como você se colocou. Meu ponto de vista é bem parecido com o seu. Também me impressionei com alguns argumentos, mas os dos que se intitulam ex-gordos me impressionaram ainda mais…

Um grande beijo e volte sempre!

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Paula, Obrigada pelo comentário e elogio. Parabéns pelo blog também!!
Infelizmente há muitas peças publicitárias sem ética e senso algum e que até ferem o código brasileiro de defesa do consumidor, principalmente as que se referem ao público infantil e atualmente há uma frente em defesa da regulamentação dos comerciais para esta faixa etária, mas isso já é outro assunto. Fato é que nosso país não tem nenhuma lei específica sobre propagandas, temos órgãos de autorregulamentação publicitária, como o CONAR e os institutos de defesa do consumidor, como o IDEC. Podemos ignorar as propagandas nais quais nos sintamos ofendidas ou que ferem a lei, ou registrar a reclamação no site do CONAR, se procedente a denuncia, o comercial poderá der modificado, retirado do ar ou/e a empresa ter uma retratação. Quanto a este especifico na Marisa, a fanpage no facebook está cheia de reclamações e muitas pessoas, assim como eu, registraram esta no site deste orgão que mencionei.
Fica a dica!
Bons ventos!

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O comercial foi de uma irresponsabilidade absurda mesmo. Ele não prega a busca por um estilo de vida saudável, e sim uma série de “sacrifícios” para se enquadrar em um determinado padrão, para “poder aproveitar o verão” (oi? só tenho o direito de ir a praia se estiver magra?) e para ser admirada.

A insistência nessa ditadura da beleza cruel às mulheres em tempos de luta pela aceitação do próprio corpo é inadimissível. A Marisa devia se inspirar em campanhas como a da Dove, “Pela Beleza Real”, que mostram os diferentes tipos de beleza, muito além desse padrão que a mídia impõe. É importantíssimo que a gente demonstre a nossa indignação, seja na página da loja no facebook, no youtube, ou nas redes sociais! Precisamos mostrar à empresa que a sua estratégia de marketing não apenas é péssima, como também ofensiva às mulheres!

Ótimo post 🙂 beijos!

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Eu vi o vídeo da Marisa. Sou uma ex-gordinha e eu mesma me senti constrangida. O vídeo mostra os homens “babando” por causa de uma bela mulher – ou por uma pessoa magra? A questão da dieta: saúde ou emagrecimento forçado para ser bem aceito na sociedade? Parabéns pela postagem!

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Quanta reação exagerada, minha gente!!
É preciso levar as coisas menos a sério…

O seu verão só não vai ser feliz se você não quiser. E ficar perdendo com bobagens como essa é o primeiro passo para mandar a felicidade plantar batatas.

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Parabéns pelas sábias palavras! Compartilho de suas ideias!

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Nunca vi este comercial, mas está cansativo este “rotulagem” da sociedade de que ser magra é se sentir bem, estar feliz ou ser saudável. As pessoas esquecem que no mundo, milhares de mulheres morrem por causa da anorexia e no meu ponto de vista a anorexia é somente uma consequência, por que o que mata mesmo é preconceito das pessoas que definem um padrão de mulher ou homem perfeito. Obesidade é uma coisa, agora ter curvas acentuadas e ser excluída da sociedade, mídia, moda e etc é uma bobagem e estamos em pleno século XXI.

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Adorei seu Comentário Paula eu também me senti igual a você entristecida uma vez que sempre comprei na Marisa. Agora depois desta propaganda não entro mais até minha filha que gostava de comprar lá. Fui com ela no Domingo e ela brigou comigo para não comprar nada . Pois me senti discriminada pois só é feliz quem é magra?

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Só vi hoje por conta de um comentário no face.Em relação ao primeiro texto , da Paula Bastos, ela termina com ” magra ou gorda tenha saúde”.Gordo , aquele considerado obeso pelo IMC, não tem saúde. A curto prazo, articulações , coluna , sistema respiratório(pulmão não é feito para ter um monte de peso sobre ele)são prejudicados, a médio e longo prazo cardiovascular, mundialmente conhecido.Obviamente a pessoa que diz que é gorda e feliz não deve manter este discurso ao longo do tempo se ela não tomar uma providencia. E a propósito não vi nada de dieta maluca no vídeo( que tb só vi hj).
Sou educadora em diabetes e sei o quanto a “obesidade é a mãe de quase todas as doenças”, como diz um médico que eu admiro muito.
Entendi que o comercial mostrou que as pessoas devem ter objetivo e lutar por eles , usou o controle de peso como exemplo e pano de fundo para mostrar o preço das roupas.
Se você mesma disse que nesta loja tem roupa tamanho grande, qual o problema? Ou vc quer que a loja faça um comercial mostrando pessoas obesas para divulgar sua linha EG?Com isso ela tb será criticada, por mim por exemplo, por estar ” estimulando” a manutenção da obesidade.
Beijo

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Concordo Plenamente!!!

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Engraçado, tanta revolta por um comercial, que me lembre o escândalo da descoberta de trabalho escravo nas confecções da Marisa não deu tanto o que falar assim, né?
Pensem melhor, revejam os seus conceitos, será mesmo que a “magreza” pregada no comercial é o foco?
Desculpem, mas não me surpreendo. Não esperaria nada menos vindo de uma marca que usa trabalho escravo, e ainda acho muito bem feito o “tapa na cara” de muitas consumidoras.
É a MINHA opinião, desculpem.

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Ótima resposta, eu quando vi essa propaganda fiquei muito chateada também.

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