Noite de Grammys, todo aquele bafafá de tapete vermelho e, de repente, eis que a timeline do Twitter vai à loucura com a nova aparência de Adele: de cabelos mais curtos, a diva apareceu bem mais magra! Quando vi a foto, confesso que fiquei um pouco chocada, pois ela deu uma bela afinada! Após ver as fotos, a primeira coisa que me veio em mente foi que a cantora seria o comentário da semana no “mundo plus size”: Adele dizia fazer música paras os ouvidos e não estava preocupada em agradar ao público com sua aparência. Então, por que a perda de peso?

Quis aproveitar a situação de Adele para comentar algo que vem me incomodando e muito: de repente parece que o mundo se dividiu entre ser gordo e magro. Há a tal chamada ditadura da beleza e há quem lute contra ela, mas com tanta militância, indivíduos acabaram perdendo sua própria identidade e seus valores. Vou exemplificar de forma bem clara o que estou tentando dizer: não é porque faço parte do “movimento plus size” e tenho um blog sobre isso que não poderei emagrecer para não “trair o movimento”.

Nunca irei me esquecer de uma pergunta que uma amiga um dia me fez: “Se um dia você fizer uma dieta e emagrecer de verdade, ainda poderá continuar trabalhando com essa coisa de plus size?” Respondi que sim! Fui gorda a vida inteira e mesmo que um dia eu emagreça um tanto razoável, nunca terei o padrão de magreza que a sociedade quer. Sempre serei um “mulherão” e, tendo sido gordinha a vida inteira, ainda poderei tratar do assunto com propriedade e provavelmente ajudar àquelas que desejam sair dessa.

Canso de dizer que é possível ser feliz de qualquer jeito: gorda ou magra. Tudo está dentro de você. Eu ainda acho que consigo melhorar minha aparência, então, por que não posso tentar? Por medo de trair o movimento? Por medo do que as pessoas irão achar porque blogo sobre isso? Por medo de dizerem que eu era uma farsa? Só quem está na pele sabe o que sente e eu sempre disse que quero melhorar minha aparência para me sentir um pouco melhor – isso sou eu, Paula. Cada pessoa sabe onde aperta o seu calo e é o que eu digo: não é porque sou gordinha que vou me abandonar! Se Adele emagreceu porque quis ou por causa da cirurgia que fez recentemente para cuidar de seu problema de saúde ou porque a gravadora mandou, não sei, mas espero que o resultado a tenha deixado contente porque é só isso que importa: que você seja feliz como quiser.

Não adianta emagrecer achando que todos os seus problemas serão resolvidos porque não serão e também não adianta ficar gorda e passar o resto da vida infeliz. A felicidade é uma coisa muito mais ampla que isso e acredito que cada um deve buscar aquilo que realmente deseja, mas faça por você e apenas por você – os outros sempre acharão defeitos para apontar. Se você é feliz sendo gordinha e todo mundo diz que você tem que emagrecer, mande esse povo lamber sabão! Agora, se você acha que estando mais magra pode ser mais feliz, então tente e veja como é!

Enquanto a sociedade tenta, paulatinamente, aprender que há beleza em todos os biótipos e que há espaço para todos, espero que um processo individual ocorra dentro de cada um porque nós formamos essa sociedade que tanto criticamos. Se você quer ser aceita como é, não julgue quem tenta nadar contra a maré. É o que eu digo desde o começo: é possível ser feliz de qualquer jeito – gorda ou magra – mas você tem que saber que é você quem tem que se aceitar, pois os outros são apenas os outros: eles não vivem em sua pele, nem tomam decisões por você, então seja sábia e não caia nessa bobagem de se deixar levar pelo falatório coletivo! Eu sempre acreditei que a felicidade está dentro da gente e não fora, por isso você tem que se resolver internamente e se ficar magra for ajudar, ótimo, mas se não for, então trabalhe a aceitação!

E que Deus livre Adele do falatório alheio: gordinha ou mais magra, para mim ela sempre será linda, diva e um exemplo de mulher!

P.S.: Gostaria de fazer uma observação: conforme comentei e suspeitei acima, Adele realmente emagreceu por conta da cirurgia na garganta. Imagine a dificuldade para comer! A cantora está se cuidando, passando por tratamento e obviamente sua rotina pós procedimento cirúrgico mudou. Mais uma boa razão para que as pessoas deixem de falar abobrinhas impensadas. E se não ficou muito claro para alguns, gostaria de ressaltar que peguei apenas o exemplo de Adele para fazer o gancho com essa coisa de emagrecer, de “traição de movimento” e tudo mais porque quando a atriz Fabiana Karla resolveu fazer a redução do estômago, a casa caiu no “mundo plus”. Como digo no texto, acho que cada um sabe onde seu calo aperta e todos temos o direito de querer mudar, de desejar vivenciar experiências diferentes. Espero apenas que as pessoas aprendam a julgar menos o outros e suas razões e passem a cuidar mais de suas próprias vidas! ;-P

Comentários

Recomendados

13 comments

Responder

Concordo plenamente com seu texto, só gostaria de pontuar que a Adele operou a garganda, e por conta disso emagreceu 25 kg (SIM!), cirurgia esta que poderia ter dado errado e ela nunca mais cantar… então, antes magra e “traidora de movimento” do que ter seu potencial artístico calado para sempre.

Abraços

Responder

Realmente, a Adele emagreceu bastante. Talvez o fato de ser gordinha possa ter “pesado” em sua carreira, mas talvez ela tenha emagrecido após sua cirurgia nas cordas vocais. Imagina só, a mulher tem uma voz maravilhosa, está fazendo sucesso no mundo inteiro e, de repente, descobre que precisa fazer uma cirurgia no seu bem mais precioso: suas cordas vocais? Os quilos a menos podem ser resultado do nervosismo pré e pós-cirúrgico.
Mas quem realmente me surpreende com a magreza é a Jennifer Hudson. Ela era mais gordinha que a Adele e agora está mais magra que tudo! Essa, sim, caiu na ditadura da magreza.

Responder

Loreta e Meiri,

É exatamente isso que vocês disseram e eu devia ter explorado melhor no texto: ela emagreceu por conta da cirurgia nas cordas vocais e a Meiri está certíssima quando diz que ela fez o que tinha que fazer e que seu bem maior são as cordas vocais e não o corpo. Ela é uma cantora magnífica, seja gordinha ou mais magra. As pessoas adoram fazer estardalhaço em cima das coisas sem antes avaliarem melhor a situação, por isso eu escrevi este texto, porque eu tinha certeza que muitos passariam dias falando a respeito disso. Imagine a dificuldade em comer depois de uma operação nas cordas vocais, de tratamento…enfim, espero que as pessoas sejam mais conscientes!

Obrigada por compartilharem seus pensamentos, meninas! Amabas arrasaram!

Beijos

Responder

Adorei o post Paulinha, concordo plenamente.
Acredito sim, que o emagrecimento tenha sido mais pela cirurgia nas cordas do que pela musica, ou pelos empresários. Ela nunca vai deixar de ser diva por conta disso e espero que o mundo das celebridades não saia por ai falando de uma mulher que resolveu ser mais feliz com ela mesma tomando essa decisão!
Se ela não se sentia bem, e agora tá feliz é o que importa!

🙂
beijinhos

Responder

Pois é, Paris… acho que a mídia acaba sendo implacável com as artistas gordas. Veja a Adele: toda matéria sobre ela sempre tem algo assim: “Gordinha, a talentosa cantora bla bla bla whiskas sachê”. Agora, repara se em matéria da katy Perry alguém escreve: “Magrinha, a cantora bla bla bla”. Não! Pq parece que é um defeito da artista estar ou ser acima do peso, e eles precisam destacar isso de alguma forma. Agora que ela emagreceu por problemas de saúde, vão exaltar sua beleza e capacidade, como se antes ela já não fosse linda e talentosa o suficiente.
Enfim… nós, gordinhas, temos que mudar esse jogo. E seus editoriais ajudam nisso. Por isso sempre leio todos e faço questão de comentar! rsrs.
Beijo!!!

Responder

Paulinha sambando na cara da sociedade mais uma vez.

Adorei o texto. Vc, como sempre, disse tudo. Tenho certeza que a Adele é feliz como é, grodinha e linda. De fato, emagreceu por conta da cirurgia. Não acrdito que ela iria ceder aos apelos da mídia e se cedeu, no sentido de ter que emagrecer. Está feliz. Deu pra ver isos no Grammy ontem.

Isso que importa, estar feliz. Ser feliz. Se aceitar e se amar. Se perder ou ganhar uns quilinhos nos fará sentir-se melhor e ser mais feliz, que seja feito!

Não existe trair moviemtno, existe força de vontade, determinaçao e nao em emagrecer, e sim em ser feliz!

Responder

Adorei, Paulinha! É por aí mesmo! ♥

Responder

ComentárioComcerteza Adele emagreceu pela cirurgia q fez, deve ter tido q beber liquido por um bom tempo, e tb pela sociedade eu creio q ela queria se ver mais bonita? ta certa ela…..ela é linda e maravilhosa de qualquer jeitooo…..amoooo

Responder

obrigada pela resposta paula 🙂

então, sobre o que falaram sobre a Jenifer Hudson, ela teve um grave problema de saúde e entrou para os vigilantes do peso, tipo uma forma de reeducação alimentar, sem remédios nem cirurgia. Eu já fiz, adiantou muito no pouco tempo que fiz, mas como eu não consegui continuar pagando as reuniões, logo reverti tudo que tinha emagracido :/
se ela se sente bem assim, quem pode culpar?

Responder

Adorei o texto Paris! Penso como você, infelizmente nós vivemos numa sociedade hoje que se preocupa em preconceituosamente não ser preconceituosa. São gays homofóbicos, Negros racistas e Plus Sizes sendo fisicofóbicos (acabei de inventar isso rs), tenho a sensação de que as pessoas esqueceram o real significado de cidadania e passam hipocritamente a luta COM o outro e não PELO o outro. Na minha opinião isso é reflexo da falta de identidade pela qual as pessoas estão passando, há tanta variabilidade na forma de pensar (o que é ótimo, biologicamente e psicologicamente falando), mas uma profunda e transbordante onda de egoísmo social, que as pessoas não conseguem se quer dividir um mesmo pensamento. Talvez eu esteja falando bobeira, mas eu acredito que nosso mal do século seja a busca desenfreada e não raciocinada/pensada por uma identidade em que parece ser errado/feio/menor você pensar como alguém, concordar com alguém. Parabéns Paris, adorei 🙂

Responder

Acho que é muito chato esse negócio do famoso (vamos pegar os famosos, porque no caso dos anônimos é mais velado) ter que se adequar ao tipo dito ideal pela sociedade, é claro que eu gostaria de ser mais magra, mas não cabide como as modelos. Pegando como exemplo a Adele que o Karl Lagerfeld teve a deselegancia de criticar porque não é o tipo que serve de cabide para suas roupas, vamos combinar que ela é linda, veste-se muito bem e não precisava ouvir uma coisa dessas.
Temos que emagrecer porque queremos ou porque precisamos por motivo de saúde, não porque incomodamos os outros. Bjs

Responder

Passei por situação semelhante mas não em relação a perda de peso. Eu tive alopecia (queda total dos cabelos) e decidi permanecer careca e encontrei várias outras mulheres na mesma situação e sofrendo horrores, se sentindo menos femininas. Criei na época um blog chamado Bald Beauty que foi um sucesso. Era minha causa, minha bandeira. Sei que ajudei um monte de gente. Um dia a minha dermatologista me falou que havia um tratamento natural, alternativo e perguntou se eu queria tentar. Eu relutei pq acharia que estaria traindo a causa, mas ao mesmo tempo eu estava perdendo trabalhos devido a careca. Decidi tentar e deu certo. Então foi o caos. Fui acusada até de ter inventado ter alopecia. Quem tem alopecia sabe que ela se manifesta de forma diferente em cada mulher. Em algumas pode ser reversível e em outras não. Tentei continuar com o blog mas a maioria se voltou contra mim. Foi um horror eu sentir que não estava sendo compreendida, foi horrível notar que elas se sentiram traídas e perceber que com o blog eu havia perdido meu direito de mudar. Como foi dito aqui, cada um sabe onde o seu calo aperta e ninguém tem o direito de julgar ninguém.

Responder

Adoro seus textos,sempre venho aqui dá uma lida.Seu blog pra mim é excelente, eu também não concordo com o padrao de beleza imposto na sociedade,eu sempre fui muito magrinha (até antes de casar) e sempre escutava as pessoas me criticarem por ser magra de mais, depois que casei mudei e engordei um kilos, hoje eu queria perder 2 kg. mas sou feliz do jeito que sou.E sim, eu odeio quando as pessoas criticam as outras por seu biotipo,seja magra ou gordinha o importante é gente se sentir bem,eu gosto de mencionar o caráter sou daquelas que gostam das pessoas pelo que elas são por dentro.Concerteza virei aqui sempre adoro seu blog.Bjos.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *