Faz certo tempo que não escrevo um editorial. Como já disse anteriormente, gosto de escrevê-los quando o tema está realmente me incomodando para que eu possa colocar o que está no mais profundo de mim para fora, pois sei que é disso que vocês gostam. Os editoriais são pessoais e mostram meus dilemas – são diferentes de qualquer outro texto do blog, por isso eles são escritos de acordo com o que está se passando em minha vida e não há periodicidade.

E ai que estou absolutamente aporrinhada há dias e tive vontade de compartilhar este episódio com vocês. Quem me acompanha no blog e nas redes sociais sabe que eu passo por uma luta diária para me aceitar e me amar. Há dias em que estou super de bem comigo mesma e há outros em que quero sair passando um serrote em cada grama de gordura que há em mim. Não é porque tenho o blog e batalho para uma sociedade mais igualitária no quesito padrão de beleza que não sou afetada pela mídia e pelas opiniões alheias. Eu não sou a Mulher Maravilha – que fique bem claro – e tenho sim, meus dilemas, meus medos e muitas inseguranças.

Mas vamos ao problema que, tenho certeza, pelo menos metade de vocês já deve ter passado por: vou entrar de férias o mês que vem e vou viajar. Vou unir o útil ao agradável que está virando desagradável. Vamos fazer uma espécie de fluxograma: vou viajar –>vou para um lugar que tem praia –> na praia você usa biquíni ou maiô –> vergonha total! Mas ai, como nada na minha vida é simples, caras amigas, vejam bem: o problema não é a praia. O problema é quando um cara que você “pega” mora nessa cidade e a possibilidade dele querer ir à praia com você em determinado momento existe. Ai sim o pânico reina! (pode sair correndo e gritando?)

Ok. Ai muitas vão dizer: “mas se você já fica com ele e ele já sabe como você é, qual o problema?”. Olha gente, é complicado! Sabe essas coisas de mulher besta? É…é bem isso! Realmente, ele já sabe como eu sou e parece não ter problema algum com isso, pois eu o considero um cara de cabeça bem boa e acho que ele é bem maduro e nada idiota, mas o problema sou eu! A mente é traiçoeira: ele já viu, já pegou, já apertou…mas uma coisa é você estar na meia-luz ou com roupa. Outra coisa é você estar toda trabalhada no sol “holofótico” de 40 graus que vai iluminar até seu útero e realçar cada imperfeição que você tem. Do que eu tenho vergonha? Da minha coxa! Pronto, falei! Dá vontade de abrir um buraco e me enfiar dentro! Estou sofrendo por antecipação? Sim! (e também rezando para que ele nunca leia este texto).

O lance é que por mais que eu me aceite, certas inseguranças provavelmente permanecerão comigo para sempre. Eu sei que posso usar uma canga, um short ou qualquer outra coisa que me esconda, mas eu amo o mar e não vou passar o dia inteiro sentada numa cadeira cheia de roupas para me esconder dele. Acho que isso pode ser mais ridículo do que me expor, de repente, mas é tudo muito psicológico, vocês me entendem? Às vezes o cara tá nem ai e a gente está lá, se remoendo, analisando, insegura, besta! Eu sei que estou em pânico de pensar nessa possibilidade. E ai eu faço o que se ele quiser ir à praia comigo? Eis o dilema!

Ai me lembrei de um post da Fluvia Lacerda em que ela falava sobre o lance de quem é gordinha se privar de ir à praia ou à piscina por questões de aparência e que isso era a maior bobagem do mundo! Antigamente nem na frente da minha família eu conseguia ir. Ficava com vergonha, não tinha coragem e demorei muito tempo pra conseguir perceber que na praia há mulheres com a forma bem pior do que a minh que usam um biquíni minúsculo, tomam sol e nadam de boa..e eu aqui,  sempre tonta, morrendo de vergonha, querendo me esconder do mundo!

Neste editorial não há nenhum pedaço triunfante e nem um up na sua autoestima. Basicamente vim aqui pedir colo e conselho das minhas amigas leitoras porque posso sempre tentar aconselhá-las, mas eu também preciso de ajuda, gente, e não sou, nem de perto, a pessoa que mais se aceita no mundo! Estou aqui, tremendo de medo de várias situações que podem ocorrer e pensando em como contorná-las. Quando a sociedade enfia na sua cabeça que só as magras e gostosas é que são bonitas e desejadas, fica realmente bem difícil não se sentir insegura, especialmente em ocasiões em que você está exposta, mas e ai? O que eu farei? O que vocês fariam?

Me contem, me aconselhe, me dêem um colinho que eu tô igual uma criança medrosa! Parece bobeira, mas tô toda murchinha! hahaha

Comentários

Recomendados

12 comments

Responder

Ownn linda , vira e mexe eu tenho esses altos e baixos, fico me cobrando,me sentindo confusa.
Seguinte, tente usar um vestidinho bem levinho e bonito , vc pode ir até o mar com ele e na hora que entrar na água coloque na cabeça como um turbante, Ta super em alta turbantes e vc pode falar que está protegendo seu cabelo do sol. Pra mim da sempre certo e ainda vejo algumas pessoas fazendo igual.
Mergulho de turbante só pra pessoas lindas,poderosas e corajosas ” rs
Vc é linda e tem certas cobranças que só a gente percebe. Quando uma pessoa gosta da nossa companhia te garanto q ela nem percebe esses pequenos ”defeitos”.
Fique bem e se fizer isso conte hein!

Responder

Olha Paula, acho q todas as mulheres normais do MUNDO já passaeam por isso um dia. Ter um padrão de beleza tão definido nos faz comparar o nosso corpo com o padrão e….? O resultado é sempre terrível!
Eu tenho a mesma neura q vc c a minha coxa! A odeio! Pq foi ser tãi grossa, tão cheia de celulite e banha? Até hj eu mooooorro de medo de colocar biquini por causa dela e pq tbm n estou em forma.
Mas, n é pq eu tenho medo q eu deixo de fazer, entende? Eu tenho medo de andar de avião: sempre acho q ele vai cair qdo ele começar a tremer, mas mesmo assim eu ando!
Não é um comentário auto-ajuda, mas a resposta vc já deu: ele n vai nem ligar p isso!
Na praia a exposição de tantos corpos nus reduz drasticamente a possibilidade de que olhem para os nossos corpos nus.
Agora, tem outra coisa! Você é o que vc acredita ser! A atitude de uma mulher pesa mto mais do que sua aparência real na verdade!
Se vc se achar gostosa, os homens vão te achar gostosa! Aprendi isso com uma amiga nossa!
Vc tem que botar um biquini bem lindo e bem sexy, ir para a praia e arrasar de bem consigo mesma!

Espero ter respondido!

Responder

Oi Paula querida, primeiro queria que você soubesse o baita orgulho que tenho em conhecer essa menina tão inteligente e linda que você é.
Bom…não sei se vou te dar um colo, um conselho ou qualquer coisa do tipo. Só queria que soubesse que muitas vezes olhando seu blog pensei que poderia ter um cantinho para pequenas mulheres como eu…que também fogem dos padrões da mídia, e como sofremos não?
Eu nos meus 1,58 metros sonhava em ter pelo menos 1,70 ( que sonho, nãpo cheguei nem perto) Prateleiras no supermercado, um martírio. Como não consigo me adaptar aos saltos altos acabei aceitando meu tamanho. Mas quando era adolescente tinha um trauma enorme em relação às minhas pernas, sempre fui muuiiitttooo magra, canela fina, aí olhava aquelas mulheres saradas e torneadas na televisão e pronto..era motivo para usar tres calças ao mesmo tempo. Short e saia foram peças de roupa que só entraram no meu guarda roupa quando fui para Bauru, cidade tão quente que não consegui mais não usar um short..nessa época não usava mais tres calças, mas minhas pernas mal sabiam o que era o Sol. Bom…toda essa enrolação é só para te dizer que a questão é superar os preconceitos que temos em relação a nós mesmas. É difícil pra caramba..uma luta interior maior que qualquer coisa, mas é uma luta necessária. Você linda, e saiba que mesmo a meia luz eles conhecem todos os nossos defeitos, mas hoje tenho certeza que eles se atentam muito mais as nossas qualidades…e isso você tem de sobra querida!!!!
Curta sua praia, e mesmo que o gato apareça não se cubra com uma canga ou algo do tipo…tenho certeza que ele não é um cara idiota e vai saber dar muito valor a essa mulher que estará ao lado dele nesse momento!!!! Você é linda e acho que ele também pensa isso!!!!

Responder

Ei Paulinha eu sei exatamente o que você sente é muito normal, somos mulheres e por mais que tenhamos a autoestima lá no alto temos nossos dias de não nos aceitarmos. Eu já me privei muito de ir à praias, piscinas, etc justamente por vergonha do meu corpo, ou do que os outros iriam falar, e sabe de uma coisa? Foi a pior idiotice que já fiz na vida, primeiro ponto: ninguém é perfeito, até as mais marombadas escondem uma celulitezinha em suas coxas, segundo: eu não tenho que agradar a todo mundo para me sentir mais amada, terceiro: eu não perderia um diazinho sequer por conta de olhares alheios e quarto e último: você acredita mesmo que a praia inteira está de olho em você? isso é que é se achar hein, rsrsrs (brincadeirinha, mas com fundo de verdade, pq realmente acreditamos nisso e pode apostar que não é verdade). Sei que é fácil falar, mas já perdi muita coisa na vida por medo/vergonha dos outros, acredito que temos que viver as nossas vidas da melhor forma possível para nos sentirmos felizes e isso inclui fazer as coisas que gostamos, respira fundo e se joga na praia, de biquini ou de maiô, curta o sol (com filtro solar), curta o mar e viva a vida, afinal somos lindas independente do que os outros achem. Ahhhhhh e namore bastante, o clima de praia sempre é mais caliente. Se joga menina você é linda!!!!!

Responder

Oi linda, nossa … essas coxas! Sei bem o que vc ta falando! Como se não bastasse o martírio que é usar saia, biquini então … nem se fala! Altos e baixos todas nós temos, cabe a nós levantar a cabeça e seguir em frente …
Enfim, sei exatamente o que é esse sentimento, mas exatamente por amar praia, piscina … água em geral, aprendi a controlar os medos e me jogar!
Como vc mesma já disse, ele te conhece, nénão? Nós somos assim … vai ver é muito mais coisa da nossa cabeça do que deles! Como costumo dizer, sabe aquela roupa que fica no chão do quarto? Então, a vergonha deve ficar lá tb … na praia é o mesmo esquema! Deixe a vergonha junto com as suas roupas rs Então Se joga!
Bjão e ótimas férias …

Responder

Paulinha, sou eu!!! hahahha Bom dificil falar p vc algo, porque por mais que eu sempre tenha sido grande, com coxas grossas e etc nunca liguei muito p isso. Sempre fiz o que eu tinha vontade. Lógico que em alguns momentos a paranoia baixou, principalmente quando eu era a unica com curvas em um grupo. Desencane, compre um maio que te valorize (acessa o blog do Gustavo Sarti no R7, tem otimas dicas), passa um protetor, coloque um lindo chapeu e um oculos de sol de arrasar…ai bem, suas coxinhas serão um detalhe nesse cenario td!!! hahahhaa bjkas, venha p Bauru me contar o desfecho!!!

Responder

Comentário Paula, você é linda!
E não é que ainda tiveram que colocar a Linda Carter como mulher maravilha, atormentando pelo menos três décadas de angústias e cobranças femininas!
Minha querida, tenho que dizer, que o problema não está apenas no olhar do outro, nem nas críticas. você precisa e já passou da hora de reconhecer a mulher linda que você é. E é, mesmo não sendo igual a outras. A vida é um fenômeno que precisa ser aproveitado, cada dia que você deixa de viver feliz por causa da opinião dos outros, está perdido. Você me conhece de perto e viu que tenho formas bem arredondadas, uma mulher a la Botero e por isso descobri há muito tempo que não posso usar maiô. Maiôs me deixam parecendo uma mortadela, então opto pelo biquini, duas peças ficam perfeitas, dividem o corpo, levantam os seios, me deixam mais alta, não tem aquele incômodo de arruma em cima, desconserta embaixo. Agora, pra vc que tem um outro design de corpo, acho que o maiô vai cair muito bem, também. Paula, é difícil medir o quando tempo de ser feliz é perdido com os nossos conflitos internos, quando temos uma unidade de medida tão indefinida quanto a vida. Aproveite tudo! Você é maravilhosa.

Responder

Comentário
Sendo você quem é, com as inseguranças que possui eu te falo: a beleza esta nos olhos de quem vê.

insegurança bate mas vc deve ir a luta e superá-las.
e se uma “imperfeição” for capaz de afastar quem quer seja> este alguém não merece a pessoa MARAVILHOSA e linda, que vc é!
Não mesmo!
Beijo!

Responder

Paulinhaaaaaa…

Não vou entrar no mérito da insegurança porque as meninas acima já fizeram isso discorrendo sobre o assunto de maneira muito melhor do que eu discorreria…
E como a maioria, eu também sei bem do que você está falando, sei que ninguém entende nossas inseguranças mas pra quem não é a gente é fácil falar, o duro é ir lá expor a fartura e fingir segurança…

Tentando pensar numa solução prática (porque também já passei por saia justa parecida), acho que você deve focar na roupa de banho.
Biquíni ou Maiô, o importante é você encontrar algo bem bonito, de cores vibrantes e do seu tamanho, pra vestir bem.
Se a roupa de banho for bonita e chamativa, acredite, os olhares vão passar batido pelas suas coxas, até o seu próprio olhar.
Dê asas ao seu lado perua, use acessórios exuberantes, chame a atenção para a parte superior do seu corpo com cores e formas, e isso te fará se sentir um pouco mais segura.

Há 3 anos entrei em pânico porque ia com minha família fazer um cruzeiro no final do ano. Também tinha vergonha de ficar “pelada” na frente da minha própria família (irmãs e cunhados), além do fato de ter que lidar com aquele mundo de gente chique no deck do navio desfilando corpos maravilhosos e eu lá, com minhas banhas. Sofri. Passei meses procurando roupa de banho que não me fizessem parecer uma senhora da terceira idade (como a maioria dos biquínis e maiôs em tamanhos grandes), e depois de muita andança achei peças lindas na Rechonchee, peças modernas e no meu tamanho, que me vestiram sem me fazer parecer um monte de carne amarrado com barbante.
Acredite: Um bom biquíni ou maiô, se bem cortado e moderno, faz o mesmo efeito que as roupas comuns fazem no nosso dia a dia: chamam a atenção para o que nos valoriza e deixam o resto passar desapercebido.

Sijoga nas compras, amiga! Bom gosto eu sei que você tem, então encontre o biquini certo e arrase!

Beijosssssssss

Responder

Li seu texto agora, bobagem a sua, mas fato e que agente se preocupa com a mesma coisa, eu escrevi um bem parecido tambem, olha la… bjao

Responder

Nossa, amiga! Parece até o filme da minha vida! Não posso dizer pra você relaxar e curtir porque eu estaria dando um conselho que não sigo. Tenho os mesmos dilemas e, além de ser gordinha (da coxa flácidérrima) ainda por cima tenho quase 1,80m, o que me torna a prova de invisibilidade. Namoro há 9 anos e tive poucas chances de aparecer de traje de banho na frente dele, mas todas as vezes foram ótimas. Traumáticas a princípio por causa da minha vergonha, mas meu namorado me trata com tanto carinho e fica todo meloso comigo dentro d´água que rapidinho eu desencano… Pra me sentir melhor, investi num maio tomara que caia estampado bem lindo e bem sexy. Assim não fico me sentindo uma velha dentro de maiôs enormes que mais parecem malha de mergulhador. Mas a vergonha é fato. Bate e fica, não vai embora… Ainda mais na frente de um ficante esporádico… aí o bicho pega mesmo. Mas olha, vcoê é tão linda, tem um olhar forte que passa uma segurança, sabe? Olhe-se no espelho, veja a mulher que há em você, procure na internet matérias legais que colquem a sua estima lá em cima, se apronte, compre um maiô novo, se esbalde, Na hora H, finja que você não está nem aí, vai ver como que, sepois dos primeiros 5 minutos, a gente fica nem aí mesmo…kkkkkkkk. E deixa eu te contar um segredo: sempre percebo que meu namorado fica assanhadinho quando estou de maiô na piscina com ele….rsrsrsrs. Fica assim, todo felizinho sabe? Acho que eles ficam loucos pra dar na gente uma pegada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Beijos querida, aproveita”

Responder

Se o cara não me faz ter vontade de tirar a roupa pra ele, se não me deixa ansiosa para me mostrar peladona para ele, então, minhas caras, ESSE IMBECIL NÃO SERVE PRA MIM !!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *