O acidente vascular cerebral (AVC), o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca são os problemas cardiovasculares mais comuns nos brasileiros. O índice de pessoas com essas doenças vem aumentando anualmente. De acordo com o médico nutrólogo Maximo Asinelli, essas doenças são resultados de predisposição genética, hábitos de vida inadequados – como fumo e sedentarismo –, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e colesterol elevado.

O alto colesterol aumenta as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, especialmente quando os níveis de colesterol LDL estão acima do normal. “O LDL possui partículas menores e de baixa densidade, que conseguem penetrar nas camadas da artéria coronária e a entopem, causando principalmente o infarto do miocárdio e o AVC. Por isso as mudanças na alimentação são fundamentais para equilibrar os níveis de colesterol”, explica o médico.

Mas como cuidar da alimentação?

Para cuidar da saúde, é importante investir em alimentos saudáveis – dando preferência aos naturais e evitando os industrializados. Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e carnes magras é essencial e benéfica ao corpo. O hábito regular de exercitar-se também é fundamental para a saúde, pois ajuda a equilibrar o organismo.

O que muita gente não sabe é que alimentos muitas vezes ignorados têm propriedades extremamente importantes para nossa saúde, como o cogumelo Fungui Pleurotus, conhecido como Shitake europeu. De acordo com o Dr. Asinelli, o fungo ajuda a reduzir o colesterol e ainda é eficiente no tratamento de inflamações, infecções causadas por vírus, diabetes e tem potencial para prevenir tumores cancerígenos.

O fungo é um alimento rico em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas B,C,D,e E, fibras, baixo nível de açúcar e de gordura e é uma boa fonte de sais minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo. Possui mais propriedades nutricionais que a cenoura, a batata, o tomate e o milho e fortalece o sistema imunológico.

Como posso consumir o fungo?

O Fungui Shitake europeu pode ser consumido com risotos, pizzas, saladas, sopas, strogonoff e diversos tipos de molhos. A iguaria ainda pode ser servida como guarnição em vários pratos e também para acompanhar carnes e grelhados. Uma boa ideia é consumir o alimento em pequenas porções, de duas a três vezes por semana, para que suas propriedades sejam aproveitadas pelo organismo, colaborando para a manutenção da sua saúde.

Confira algumas receitas bacanas com o Funghi Shitake:

http://culinariadazefinha.wordpress.com/2008/08/04/vol-au-vent-com-creme-de-funghi/

http://batatasnacozinha.blogspot.com/2009/07/mini-penne-rigate-al-funghi-shiitake.html

http://gnt.globo.com/receitas/Prepare-uma-sopa-de-funghi–shitake-e-shimeji.shtml

http://www.youtube.com/watch?v=DjkhIHd9JtU

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *