Adoraria que o título deste post fosse diferente. Seria o máximo dizer que essa moda “vai pegar”, mas a triste notícia é que se o mercado nacional de moda plus size continuar do jeito que está, só continuará trazendo frustração e indignação às grandes mulheres.

Quantas vezes você entrou em uma loja de roupa convencional e pensou que, se naquela peça houvesse dois centímetros a mais de pano, fecharia? E aquele cós, que se fosse substituído por um elástico,  resolveria seu problema e você sairia de lá feliz com seu novo modelito?! Eu já me frustrei diversas vezes porque uma roupa maravilhosa não fechou por muito pouco e ai comecei a saga de procurar algo parecido em lojas que se dizem especializadas em tamanho maior.

Veja bem, meninas, sou uma mulher de 28 anos com um coração de menina. Tenho um estilo bem jovial de me vestir e gosto de coisas fofas e descoladas. Gosto e quero poder me vestir da mesma forma que as magras. Obviamente não é tudo que ficará bem em mim, mas garanto que ao menos 85% das peças que vestem as magras, se feitas na devida proporção, podem ter um caimento ótimo em uma gordinha. Mas onde estão essas roupas magníficas feitas em tamanhos maiores? Onde estão essas mentes brilhantes da moda brasileira que ainda não perceberam que há um enorme número de mulheres enlouquecidas para gastar seu rico dinheirinho em itens que as façam se sentir bem, bonitas?

Já falei sobre o assunto diversas vezes aqui no Grandes Mulheres e digo mais: não vou cansar de escrever e reclamar enquanto achar necessário. Acho que minhas avós se vestem de forma simpática para duas velhinhas de 80 anos, mas eu NÃO estou fazendo compras para elas e sim para mim mesma! Será que vocês conseguem entender isso? Quão difícil é de entender que eu quero usar a mesma estampa que aquela menina magra está usando? Ok, talvez um ou outra em específico não fique bem para uma mulher mais voluptuosa, mas a maioria dá certo, SIM! E será que dá pra acrescentar um pouco mais de pano naquele vestido para que ele sirva em mim e me deixe linda?

Quero abrir um parágrafo especial para falar sobre estampas…ah, o fantástico e horrendo mundo das estampas! Não sei quem são as pessoas designadas para criar estampas e como ocorre o critério de escolha pelas marcas, mas até agora vejo, em 90% do tempo, “temas” que me deixam horrorizada. Eles acham mesmo que vou vestir aquilo lá? Posso ser gordinha, mas tenho bom gosto e me recuso a parecer um elefante colorido ou uma tiazona numa noite de luau.

Onde está a criatividade, a jovialidade? Da mesma forma que é necessário produzir roupas mais sóbrias e sérias para atender à mulheres que gostam desse estilo ou necessitam dele devido a sua profissão, é necessário ter peças de tom jovem, moderno e descontraído!! Ando por São Paulo, na Rua Augusta, por exemplo, e fico maravilhada pela diversidade de estilos e opções, mas as lojas não atendem o público plus size. E ai, como eu fico? Quer dizer que então eu não posso ter o estilo que gostaria de ter? Eu ainda consigo comprar em lojas convencionais e de departamento (claro que não do jeito que gostaria, mas…), então vez ou outra encontro algo que me sirva, mas e quem não consegue? A pessoa pode ser gorda, mas ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que ela não se importe com a imagem dela! Helloooo?!?!?!

Esse post foi feito para você, lojista que às vezes passa aqui pelo GM. Estamos dando as dicas, as leitoras vivem reclamando e ainda assim, ninguém toma iniciativa. Acho que vocês não gostam de ganhar dinheiro, pois se gostassem, já teriam investido em pesquisas para atender às necessidades da mulher brasileira que não usa manequim 38.  E para vocês, minhas amigas e leitoras, fica mais um espaço para desabafar sua frustração. Fluvia Lacerda já cansou de dar o recado para a moda brasileira e sinceramente, se eles não ouvem nossa diva, que é uma porta-voz do universo plus size e personalidade absolutamente respeitada no meio no MUNDO todo, não sei quando os brasileiros vão acordar. Tá demorando muito para que tenhamos ORDEM e PROGRESSO, até mesmo no mundo da moda. Triste!

P.S.: Fui lá no Facebook da Fluvia e peguei umas fotos pra “ilustrar” o tipo de roupa a que eu me refiro. (Amiga, me perdoa, tá, mas eu tinha que fazer isso….hahaha). Essas roupas são do exterior. No dia em que eu encontrar algo assim aqui no Brasil, ai sim, dormirei feliz!

Outro exemplo de estampa bacana, em uma combinação que ficou incrível!
Tomara que caia, de babadinhos e com corações! A coisa mais fofa desse mundo. Quem aqui vai fazer??

 

Olha o charme da sainha rodada e a estampa DIGNA de uma jovem moderna e não de uma avó!
O dia em que eu encontrar um vestido assim em uma loja aqui, eu dou chilique de alegria pra todo mundo ver!

Outro exemplo de vestido digno: acinturado e rodadinho, com estampa linda!

Comentários

Recomendados

14 comments

Responder

Paulaa adorei!! Pois eh exatamente assim que me sentia e foi exatamente isso que me fez investir e abrir a Via Plus.
Apesar de ser uma multimarcas q tem marcas de vários estados, posso dizer que minha prioridade é vestir as meninas q pensam como nós!!! E se Deus quiser em breve também vou produzir peças exclusivas com a marca da loja (quem sabe um vestido de corações hehe)
Sei que já conhece a loja mas da uma olhadinha nas peças no face e no blog e me dá sua opinião depois?? 😉
Bjkss Rebeca
http://www.lojaviaplus.com.br
@rebecadoherty
@lojaviaplus

Responder

Linda, já falei e vou repetir: sua loja é um luxo! Tem coisas que me deixaram babando! Acho que você deve investir mesmo nela e espero que muito em breve você abra uma aqui em São Paulo porque está fazendo muita falta. O que você faz é garimpar coisas lindas para nós vestirmos e isso é um trabalho muito delicado. Está de parabéns. Acho, inclusive, que vc devia abrir uma conta na elo7 ou tanlup pra revender peças online porque olha….tá difícil, viu! Se eu, que moro em SP, tenho dificuldades pra achar coisas lindas, imagine quem não mora em capitais?
Parabéns pela iniciativa! Beijocas

Responder

Eles acham que gordinha não tem que ter estilo, e usar aquilo que eles querem que usemos. AVISO PARA OS LOJISTAS! Façam roupas decentes que a gente compra!
Paula, assino e rubrico seu texto!

Responder

O problema é que o conceito de Plus Size aqui no BR ficou restrito a tamanhos tipo 42, 44. E vou confessar que até alguns anos atrás, qnd eu usava manequim 42, era MUITO difícil uma calça tamanho 42 entrar em mim em lojas mais grifadas, imagina agora que eu uso 46?

Agora ainda a gente consegue encontrar coisas bacanas e mais moderninhas na Renner por exemplo, mas até qnd? E quem precisa usar números muito além do 46, 48 que ainda é menos dificil de encontrar?

Eu to começando a cogitar comprar coisas sempre pela Asos mesmo, pq né, tá tenso.

Responder

Nháá brigadaaa !!!
Eh exatamente isso.. garimpando o que tem “melhor” hehe
Fico feliz!
E com certeza penso na venda on line tambem!
masss,, enquanto nao tenho, se vc gostar de alguma coisa posso mandar.. eh só falar!! damos um jeitinho.
Bjkss Rebeca
http://www.lojaviaplus.com.br
@rebecadoherty
@lojaviaplus

Responder

Paula
Como te comentei no twitter, fui no shopping ontem e entrei numa loja de departamentos, onde tinha 4 araras plus size. Tudo estilo “saco de batata”, variando entre o preto, verde escuro e marrom (logo eu que amo vermelhos e rosas), fora um blazer de oncinha sem corte nem ajuste… Poxa, eu tenho naturalmente, um par de peitos que muita loca paga pra ter, e nenhuma, repito NENHUMA das roupas tinha um decote digno, tudo gola canoa ou alta… vamos esconder essas banhas, era isso que as roupas diziam pra mim. Não vou me jogar na balada toda tapada… não gosto de burka.
Vou acabar aprendendo a costurar, pois muita coisa simples ficaria bem em mim, se tivesse um pouco mais de pano. Se ninguém faz, eu faço.

Responder

Amei o post! Falou tudo que estava engasgado aqui… já cheguei a chorar ao sair de lojas em que NADA, ABSOLUTAMENTE NADA serviu!!! Vivo procurando na net lojas especializadas, mas é dificil… Bjs meninas!

Responder

Comentário
Olá Paula, muito interessante seu comentário e apesar de não falar da roupa intima, que também as mulheres de tamanhos grandes sofrem em encontrar lingeries bacanas, eu tive a iniciativa de abrir uma loja virtual lingeries plus size e tenho obtido bons resultados embora a loja seja nova, mas me preocupo em tentar satisfazer todos os gostos, especialmente da mulher moderna e exigente, que trabalha, é mãe, esposa, mas não esquece do principal de ser MULHER. A Oberin está a disposição destas mulheres e de todas que se valorizam ou querem se valorizar com peças intimas diferenciadas.
Abraços

Responder

ComentárioGente, concordo completamente com toda a matéria. Moro em Recife/PE e é muito dificil arrumar roupa legal. Tem uma loja especializada no shopping e sinceramente, são roupas para senhoras. Somos jovens, merecemos roupas legais também, isso ajuda muito nos momentos mais complicados que passamos por culpa do preconceito dos demais. Outra coisa é o preço, tudo muito caro. Umas simples blusa é 200 reais por exemplo. Infelizmente me vejo sem chances reais de me vestir muito bem e sei que esse sentimento é compartilhado por muitas outras mulheres como a gente.

Responder

Paula, amei o post!
Gente, tem coisa pior do que estarmos “desesperadas” por AQUELA roupa pra baladinha e simplesmente nada servir? Não só pra balada né … mas pro trabalho tb!
Bom, eu moro em Bauru (interior de SP) e por aqui, mesmo nas lojas do tipo renner, C&A e Riachuelo está difícil achar roupas do meu tamanho (atual 48!). Fico irada, porque nestas mesmas lojas em Sampa ou outras cidades maiores sempre achou coisas legais que me sirvam … na minha cidade quase nunca! C&A é um bom exemplo. Adoro os jeans que tem por lá, mas quem disse que tem meu lindo 48? Só fica a dúvida: não chega a numeração ou vem muito pouco e logo acaba?
Enfim, qdo eu quero comprar, meus amores, nada me segura … e esse povo não tem o que oferecer … triste! Muito triste! Nossa, escrevi um livro aqui … Desabafo!

Responder

Mariana, eu sou de Bauru…hahahaha. Moro em São Paulo faz um ano e veja bem, eu entendo TOTALMENTE o seu dilema. Comprar roupa em Bauru é uma verdadeira tortura. As lojas que vendem tamanhos maiores só têm roupas de velha. Eu tinha que garimpar muito por ai pra poder achar algo bacana. É uma tristeza!

Responder

Paula, assino e rubrico seu texto! [2]

Responder

Moro em Osasco ,apesar de ser uma cidade grande e próxima do centro,temos poucas lojas especializadas, e também temos esse problema,recentemente entrei em uma loja especializada e tudo o que eu gostei ou seja as peças bonitas só tinha até o número 48 ,eu uso 50 ,52,as que tinham o meu tamanho pareciam lençóis com zíper e botões,fiquei apaixonada por um vestido de veludo cottelê,essa foi a última tentativa ,a vendedora com muito pesar sabendo que ia perder a venda me disse: esse só veio tamanho 46.Fui embora destruída é assim que eu fico quando gosto de uma roupa e não consigo comprar,realmente os logistas precisam atentar que existem gordinhas jovens que querem roupas transadas .Ia esquecendo não entro mais nessa loja,pois se a proposta é tamanhos especiais você não tem que sair de lá pensando”meu Deus a coisa tá feia nem aqui consigo roupa .Parabéns ,beijos

Responder

Olá Paula, encontrei hoje, por acaso, o teu blog e estou a gostar muito!
Aproveito para te dizer que não é só no Brasil que há o problema da falta de boa roupa para gordinhas: aqui em Portugal também é uma frustração! Ou bem que se vai às poucas e caríssimas lojas de marca especializada ou então é a loucura tentar encontrar algo bonito e grande! Até parece que gordinha tem se enfiar em tendas de campismo ou sacas de batatas! Eu, de cada vez que preciso de ir ás compras, já entro em stress ainda antes de sair de casa!
Continua o bom trabalho! 🙂

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *