As mulheres sempre foram consideradas mais consumistas do que os homens. E a fama não é injusta. Elas são hoje o maior mercado consumidor do mundo. Pesquisa realizada pela Sophia Mind, empresa especializada em comportamento e tendências no universo feminino, mostra que as mulheres são responsáveis pelo consumo anual de U$ 20 trilhões. O mesmo estudo mostra que elas são responsáveis por 66% das decisões de compra do que é consumido pelas famílias brasileiras. Dos R$ 1, 972 trilhões gastos anualmente com bens e serviços no país, R$ 1,3 trilhões são decididos por elas, valor que transforma o Brasil em um dos maiores mercados femininos no mundo.

Organize as contas

Para conseguir sair do vermelho e manter as finanças em dia, é fundamental fazer um planejamento elaborado de contas, despesas necessárias e possíveis cortes. “Colocar tudo em uma planilha ajuda a ver onde estão as falhas e os gastos desnecessários”, explica Ivan Witt, sócio da consultoria Steer Recursos Humanos. “Aconselho também fazer um levantamento diário de tudo que é gasto, ao final do mês verificar se o que consta na planilha realmente foi necessário e cortar os excessos”, completa.

Cursos e palestras, livros especializados, relacionados a finanças pessoais também ajudam na organização do orçamento.

Evitar empréstimos e compras no cartão de credito. “Prefira sempre fazer compras a vista, assim evita juros e gasta menos”, afirma Ivan. “Caso prefira o cartão, pague sempre a fatura inteira, jamais entre no pagamento mínimo, os juros são altíssimos, acredite, maiores que 350% ao ano”.

Dicas para sair do vermelho

Evitar o uso de cartões de créditos até normalizar a situação.

Se preferir continuar utilizando cartão, pedir ao banco um limite bem apertado, para controlar impulsos.

Na hora das compras, avaliar se elas realmente são relevantes e sempre fazer mais uma peneirada antes de fechar a conta.

Ter consciência da renda mensal e tentar se manter com ela, sem agregar às finanças o cheque especial e os limites bancários.

Dicas para não deixar os gastos saírem do controle

Priorizar sempre gastos com alimentação, saúde e educação.

Compras preferencialmente à vista.

Sempre negociar valores de produtos e fazer pesquisas de preço, muitas vezes eles mudam muito de uma região para outra ou até mesmo de uma loja para outra.

Não comprar por impulso, “No caso das mulheres este é um dos grandes vilões”, explica Ivan.

Utilize a internet como referência e só compre na rede depois de ter certeza que não pode negociar algo melhor nas lojas.  Muitas promoções de sites na internet, descontam o produto mas adicionam um frete significativo.  É comodo comprar em casa, sem gastar gasolina, estacionamento, mas é sempre possível conseguir excelentes negociações ao vivo.  É preciso fazer as contas!

*Colaborou: Christiane Alves

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *