Será que você se deixa levar pelos sentimentos negativos?

Não consegue aceitar elogios e vive com medo de alçar voos mais altos?

O que é mais a sua cara quando alguém elogia sua roupa? Responde “Muito obrigada, também adoro” ou está mais para “Que isso… Já usei um monte de vezes”?

Pode ser que você nem repare, mas essa mania de desvalorizar o que é seu pode estar prejudicando sua autoestima.

A seguir, o Grandes Mulheres  com ajuda da coach Léia Carvalho (responsável pelo Programa de Desenvolvimento da auto-estima da Estimar-se)  lista alguns vilões do pensamento que nos põe pra baixo.

 Não dizer de verdade o que está sentindo

Por medo de não agradar ou falar alguma bobagem, você acaba omitindo sua opinião e pior, às vezes faz coisas que não gostaria de realizar para não discordar das pessoas ao seu redor. O problema é que se anular pode provocar uma decepção com os outros e consigo mesma.

Não precisa criar polêmica a todo momento, basta mostrar que entende o ponto de vista da outra pessoa, mas tem uma opinião diferente e todos podem conviver com isso.

 Sentir-se inferior

Você compara sua trajetória de vida com amigas de infância e acha que não teve a mesma sorte.  Ao invés de se inspirar na vitória delas e pensar sobre o que pode fazer para melhorar, você se sente a pior pessoa do universo.

Comemorar as vitórias dos amigos é um ato natural, assim como refletir sobre a própria situação. Com toda certeza você tem uma coisa ótima em sua vida que falta na vida de alguém. Às vezes é um bom relacionamento com a família, um bom emprego, boas amizades, conquistas no trabalho, filhos lindos ou aquela viagem maravilhosa. Mas sempre há boas – e mesmo cotidianas – conquistas para se comemorar.

 – Recusar elogios

Ao chegar ao trabalho um colega de departamento elogia o seu trabalho. E você responde que faz sua obrigação. Nessa ou em outras situações, não aceitar o elogio como se não o merecesse pode ser um sinal de baixa autoestima.

Aceitar o elogio agradecendo verbalmente ou com um sorriso não é sinônimo de pretensão ou vaidade exagerada. Seja educada com quem te elogiou e guarde o agrado para você.

 Os sentimentos negativos e baixa autoestima muitas vezes pode provocar inseguranças e medo de tomar decisões, ou até mesmo comportamentos auto-destrutivos . Boicotar-se comendo por ansiedade e descuidando da saúde; recusar uma nova proposta de trabalho; continuar em um relacionamento cheio de tristezas são só alguns exemplos.

 E o sentimento de que não é capaz de mudar algo que não está agradando em sua vida pode tirar o pique para trabalhar em prol do sucesso. Acredite em você e principalmente: encare o cotidiano com bom humor. Assim o caminho fica mais fácil. Se o desânimo for duradouro, por que não procurar ajuda especializada?

“Os vilões do pensamento” faz parte de uma série de matérias sobre autoestima que o Grandes Mulheres publicará a partir desta semana (15 de julho).

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *