“É o homem perfeito”, “Eu largaria o meu marido pra ficar com ele”, “Só ele me entende”, “Eu sonho com ele todos os dias.” Em cada 10 mulheres, oito são apaixonadas por Chico Buarque de Holanda. Mas por que um senhor de 66 anos – recém completados no último dia 19 (junho de 2010) – desperta tanto o desejo e a fascinação das mulheres?

Podem-se divagar dias e dias sobre o indiscutível charme do compositor–cantor-escritor-diretor-ator. Para a jornalista Ana Clara Otoni, 22 anos, a atração de Chico Buarque sobre as mulheres não se deve só ao romantismo de suas letras: “Ele simplesmente sente, relata o que as mulheres vivenciam. Acho a maioria das canções dele machistas. Porém, ele narra as histórias com maestria, com poesia e isso é o que envolve, emociona e toca os corações femininos.”

O músico Luan Nogueira também acredita na unanimidade de Chico entre as mulheres. Nogueira tornou-se ainda mais fã do cantor devido à namorada, Luiza, tiete assumida do cantor.  “Penso que o Chico é tão admirado pelas mulheres porque sabe decifrar os anseios, as angústias, os medos, enfim, os sentimentos femininos em suas letras” explica o músico.

Canções

As letras, as melodias, a forma de cantar baixinho ao pé do ouvido… Chico é um dos poucos compositores a encarnar um personagem feminino ao escrever canções. A impressão que se tem é que ele conhece a nós, mulheres, mais do que nós mesmas. É o caso da música Com açúcar, com afeto (1966), a primeira do cantor como personagem feminino.

Em outras canções, o compositor dá voz a todas nós, em diversas situações da vida. Por exemplo, a canção A Mais Bonita (1989). A seguir versão de Martina Marana e Rodrigo Duarte:

 

Ou ainda Folhetim (1985), que na voz de Gal Costa se torna um hino para todas as mulheres um dia rejeitadas.

 

Além de escrever como se fosse mulher, ele escreve sobre ela, ou para ela. Como a garota mal falada da cidade do interior, Geni, ou a devoradora de corações Rosa. São inúmeras canções com nomes de mulheres…Bárbara, Rita, Cecília, Carolina, Beatriz… Com certeza, o amor de Chico pelas mulheres é recíproco. 

Atração

Mas, mesmo tão admirado, Chico Buarque desperta uma pontinha de inveja e ciúme em alguns corações masculinos. Afinal, ele é inteligente, gentil, charmoso e venerado pela massa feminina. O estudante José Vítor Melgaço confessa: “O cara é o típico romântico e, ao mesmo, tem um jeito canalha que mulher nenhuma consegue resistir. Eu acho que por escrever tanto com eu lírico feminino, ele faz com que as mulheres pensem que ele as entende, mas, no fundo, nenhum homem o faz.”

A verdade é que até hoje não existiu nenhum homem igual a Chico Buarque de Holanda: bonito, inteligente, educado, charmoso e irresistível. Tudo ao mesmo tempo. Ele nos fascina tanto e acaba sendo o protótipo do homem perfeito. Ele consegue se por na pele das mulheres e sentir como sentimos. Não importa o motivo, seja pelo charme, pelas canções, pela poesia.

Comentários

Recomendados

Um comentário

Responder

Salve Chico!! Haha!! O mestre.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *