Você sempre se perguntou: porque comer alimentos com gordura é sempre mais gostoso? Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, também. E eles descobriram que a resposta está no cérebro. Os alimentos gordurosos estimulam a área do cérebro ativada pelo prazer, o chamado córtex cingulado. Ou seja, comer uma picanha gordurosa ou um doce super calórico faz o cérebro receber a informação como se fosse um carinho ou o cheiro de um maravilhoso perfume.

Os cientistas chegaram à conclusão depois de submeter um grupo de voluntários a testes de ressonância magnética logo após beberem um líquido sem cor e sem cheiro. Os voluntários que haviam recebido óleo vegetal, com gordura, tiveram a área cerebral do prazer ativada. Esta zona do cérebro também é ativada pelo recebimento de prêmios, promoção no trabalho e até pelo consumo de drogas.

Avanços

O estímulo prazeroso no cérebro pode explicar porque quando estão tristes ou nervosas muitas pessoas recorrem às comidas gordurosas, doces e chocolates para afogarem as mágoas. A descoberta pode ajudar os cientistas a criarem um medicamento ou receita para substituir os efeitos causados pela gordura no cérebro e ajudarem muitas pessoas a fugirem do “vício”.

A pesquisa da Universidade de Oxford pode ainda ajudar a entender porque algumas pessoas se rendem mais ao apelo das comidas gordurosas do que outras. Nelas, o córtex cingulado seria mais estimulado pela gordura. 

A razão de a gordura ser um estímulo de prazer remonta a pré-história, quando a comida era escassa e o acúmulo de calorias era sempre bem-vinda e, como hoje, bem interpretada pelo cérebro.

Fonte: Revista Veja, Revista Fapesp

O trecho acima do filme Chocolate (Lasse Hallstron, 2000) mostra a compulsão pelo chocolate em um momento de raiva.

Comentários

Recomendados

Um comentário

Responder

Comentárioeu quaze nao como alumentos gordurosos mas adimito gosto deles
ATE ME DEU VONTADE!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *