Casar é um dos grandes sonhos da maioria das mulheres, perdendo talvez para o sonho de ser mãe. E se o casamento ocupa o segundo lugar no ranking das realizações femininas, um turbilhão de dúvidas e problemas para a preparação do grande dia é certo, e começa meses antes: com a escolha do vestido de noiva.

Fig.3/David´s BridalComo comenta a estilista Maria Zeli, a beleza de um vestido deve ser atemporal, pois será lembrado a vida toda e registrado em fotos e vídeos. Assim, a relação de confiança entre a noiva e o estilista é importante para a criação do vestido perfeito de acordo com o biotipo da mulher. A blogueira e vendedora de vestidos plus size pela internet Fernanda Quandt Costa fala sobre a dificuldade de se encontrar peças bonitas e modernas. “Se já é difícil pra mulheres que encontram seu tamanho facilmente em qualquer loja de noivas, para uma plus size é um tormento ainda maior!”

Modelos

Fernanda trabalha na David’s Bridal, loja norte-americana especializada em casamentos, com destaque para a venda de vestidos plus size. “É preciso encontrar no seu corpo os pontos fortes e os pontos fracos. Todas temos o que valorizar e o que disfarçar”, avalia. “Se você tem o pescoço curto, por exemplo, vai querer um decote em ‘V’, para alongá-lo. Se tem a cintura bem marcada não pode deixar de usar um vestido em ‘A’ para valorizá-la, e assim por diante.”

Embora seja o queridinho das noivas, o tomara-que-caia não é a melhor opção para as mulheres grandes, pois faz uma linha reta horizontal no corpo (Fig.1). Mas se ainda assim não quiser deixar de lado o decote, prefira os com leve curvamento entre os seios, aprofundando a linha vertical e deixando a silhueta mais comprida e fininha (fig 2). Na mesma linha, cabem os de frente única (Fig 3, Fig 3 b).

Fig.8/ David´s Bridal“O ideal é apostar em vestidos que alongue a silhueta e evitar saias muito justas ou com volume e detalhes, eles cortam o corpo e deixa-o mais curto e amplo” (Fig. 4), comenta Fernanda. Por isso, a ideia é abusar dos decotes em V (Figuras 8 ) ou U e saia em evasê (corte em A sem costura na cintura – Fig. 12) ou corpete + saia, que também valorizam as mulheres com quadril largo e corpo em formato pêra. (Fig 13)

Braços

Caso prefira cobrir os braços, a escolha recai à uma renda delicada e soltinha, não muito justa pois pode parecer que ficou apertada (Fig. 9). Também há ótima opção de bolerinhos chiques de manga curta (Fig.10). “O comprimento de mangas mais emagrecedor, ideal para quem for casar em um tempo mais fresco, é o 3/4. Ele deixa à mostra a parte mais fina do braço”(Fig. 11), indica Fernanda.

Tecidos

A dica fica para os tecidos mais pesados e sem brilhos. Os fininhos como seda e chiffon podem marcar. Se a noiva deseja um vestido mais justo,Maria Zelli indica zebeline, cetim encorpado ou shantung. “O tecido deve ter um bom caimento, evitando os esvoaçantes. O vestido deve roçar suavemente no corpo, disfarçando, assim, as gordurinhas”, explica a estilista.

Sapatos

Se optar por um modelo longuete, não esqueça do salto para alongar as pernas (Fig.5). Fernanda e Maria Zelli sugerem o uso de sandálias ou sapatos abertos no peito do pé ou com desenho de linha vertical sobre ele (Figs. 7 e 7b). “Evite os que prendem o tornozelo, porque, assim como os vestidos mais curtos, dão a sensação de diminuição” (Fig.6).

A estilista Maria Zeli dá também dicas para noivas baixinhas, magras e altas. Afinal, todas são grandes mulheres e merecem estar lindíssimas no dia do casamento.

Noivas baixinhas e magras

– O corte abaixo do busto alonga a silhueta e as saias cortadas no evasê, com pequena cauda de mais ou menos 0,50 cm, também ajudam;

– Vestidos com gola alta e cava americana ficam bem para baixinhas, desde que não tenha pescoço curto;

– O decote tomara-que-caia impera. Ele deve ser muito bem cortado e estruturado de maneira que dê segurança para a noiva.

Noivas altas e magras

– Os tecidos para a noiva que gosta de fluidez devem ser a musseline, a seda pura ou o cetim de seda;

– Vestidos cortados na cintura com faixas, tômas e recortes também vestem muito bem;

– Saias amplas com babados, sobreposições e recortes na horizontal servem para diminuir um pouco a silhueta, se este for o desejo da noiva;

– Se tem pouco busto, deve escolher um modelo com drapeados, babados ou decotes com golas superpostas, pois essa estratégia aumenta e valoriza o busto.

* As figuras apontadas na matérias estão no slide a seguir:

[slide]

Serviço: Todos os vestidos do slide podem ser encomendados em qualquer tamanho no site http://fernandaquandt.blogspot.com/.

Outras lojas com venda de vestidos de noiva plus size:

Impression Brasil

Plus Size Bridal – embora não seja brasileira, faz entrega em todo o mundo

Leia também: Para o casamento, aposte em make e cabelos leves

Comentários

Recomendados

Um comentário

Responder

Pena que na época do meu casamento ainda não existira o Grandes Mulheres…
Só Deus sabe como sofri pra encontrar vestido…
Vocês estão prestando um MEGA serviço às noivas Fartas… Muuuuuuuuito bom!!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *