MMelo AssessoriaSe você já passou da fase da adolescência e ainda sofre com os problemas na pele, em especial as temidas espinhas, saiba que não está sozinha. As acnes estão aparecendo cada vez mais em mulheres de 30 a 40 anos pelos mesmos motivos da formação de acnes em jovens:  distúrbios hormonais e excesso na produção de sebo.

A especialista em estética facial e corporal Blanch Marie explica que o sebo é uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas e atua como lubrificante natural da pele. “Quando produzido em excesso, a substância obstrui o canal de escoamento das glândulas, inflamando-as e surgindo a acne.”

Enquanto  o cravo é formado por uma massa de óleo e suor, que em contato com o ar oxida e fica preto, a espinha é um cravo inflamado, uma bactéria que contamina a massa de gordura, provocando a formação de pus e, assim começa o processo inflamatório.

“Em muitas mulheres, a acne aparece devido ao uso de cosméticos que não são para o seu tipo de pele. Quem tem pele mais oleosa, não deve usar produtos em creme, e sim em gel ou loção.” Blanch afirma ainda que é de extrema importância realizar exames médicos quando surge acne em uma mulher adulta, porque pode indicar a presença de ovários policísticos e mudanças hormonais.

Dicas

– Retire a maquiagem antes de dormir;

– Faça todo o processo de higienização de manhã e à noite: passe um demaquilante em gel ou loção com um algodão para retirar as impurezas e depois uma loção adstringente para retirar o excesso de oleosidade. Depois da higienização de dia, coloque um protetor solar, assim você evita as manchas na pele. À noite use loção para controle de oleosidade;

– Faça limpeza de pele uma vez por mês;

– Faça esfoliação caseira uma vez por semana. Faça movimentos circulares leves. Não friccione com força e não faça mais que uma vez por semana, para não estimular excessivamente a pele;

– Use um shampoo para controlar a oleosidade do cabelo, muitas vezes o óleo presente no couro cabeludo escorre sobre a testa deixando-a mais oleosa e acneica;

– Evite também a franja caindo sobre a testa. O corte pode causar abafamento no local, não deixando a pele respirar e aumenta a oleosidade;

– Tome muita água;

– Se alimente com frutas, grãos, vegetais e verduras para limpar o organismo e melhorar seu funcionamento;

– Use produtos adequados para seu tipo de pele;

– Use sempre produtos sem álcool e a base de gel ou loção;

– Faça atividades esportivas;

– Use toalhas de papel para secar o rosto para evitar a contaminação por bactérias;

– Não esprema as espinhas em casa, porque pode espalhar a infecção e gerar cicatrizes;

– Não fique passando a mão toda hora no rosto;

– Use cosméticos hipoalergênicos e que não contenham óleo;

– Use sabonetes neutros ou a base de enxofre.

Receitas caseiras

Blanch indica ainda receitinhas caseiras que prometem combater as acnes. “A papaia tem muita vitamina A, que é um excelente antioxidante e impede excesso de produção de sebo, causador da acne.”

Amasse metade de uma papaia e passe por todo o rosto e deixe por 20 minutos. Retire com água.

Batatas: Corte um pedaço da batata e passe sobre a acne por 20 minutos. A batata ajuda a reduzir o inchaço.

Laranja e manga: Bata metade de uma laranja com um pedaço de manga e passe sobre todo o rosto e deixe por 20 minutos.

Hortelã: Faça um suco de hortelã esmagando algumas folhas na água, coe e passe por todo o rosto deixando por 20 minutos.

Outros:Tônicos caseiros à base de hamamélis, alho, própolis, chá de camomila e água de rosas são ótimos e baratos para o controle da acne.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *