Foto: http://www.dascot.orgAlém do cachecol, quem acompanha os dias mais frios é a depressão. A temperatura faz com que os casos da chamada depressão de inverno aumente cerca de 20%. Desânimo, fadiga, aumento do sono, mudanças no apetite, maior irritação e também um chato mau humor. Os sintomas são bem parecidos com a tradicional depressão, mas é a exposição solar que provoca este distúrbio biológico.

Isso porque a diminuição de horas diárias ao Sol pode levar a mudanças neuroquímicas. A intensidade da luz é importante para a secreção, por exemplo, da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono. Além disso, a maioria das pessoas tende a contrair e enrijecer os músculos e, dessa maneira, a postura também fica prejudicada.

As terapias corporais ajudam aliviar os sintomas. Elas auxiliam no relaxamento muscular do corpo todo, liberam energia guardada e são capazes de provocar mudança brusca na expressão facial e corporal. “A experiência de receber, sentir o toque e as manobras dedicadas ao bem estar vão além do físico. Liberam emoção e transmitem alegria, ânimo, felicidade e resultados que proporcionam melhora do desempenho físico e mental”, detalha Patrícia Castellar Pirozzi, especialista em bem estar do Centro de Bem Estar Khora, em São Paulo.

*Colaborou: Claudia Dias, assessoria em comunicação

Comentários

Recomendados

Um comentário

Responder

acho que eu tou passando por isso, viu.
desde que o tempo virou, tou tão chumbada, sem vontade de badalar.
=/

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *