Do frânces mode e do latim modu, a palavra moda é a maneira ou o modo como as pessoas vivem. Hoje a palavra está mais relacionada à maneira de vestir: o modo como as pessoas se vestem significa moda. Sendo assim, a moda está em todos os lugares aonde vamos, desde o trabalho até os compromissos sociais.

Já ouvi centenas de reclamações de mulheres baixinhas, gordinhas ou mais velhas dizendo que no mercado só são vendidos artigos para o tipo de mulher que se encaixa nos padrões de beleza da moda, e que para elas, as “normais”, não há nada.

Será que as grandes marcas e estilistas desenham suas coleções pensando na mulher comum ou se baseiam em estereótipos de beleza? E será que realmente temos de nos prender em certas roupas só porque terceiros desenharam a moda? A maneira que gostamos de nos vestir ou de viver deve ser a mesma de uma celebridade ou de uma manequim alta, magra e com dadolook para sermos elogiadas ou apreciadas pela sociedade?

E a sua personalidade e seu próprio estilo, onde ficam? Geralmente ninguém que você conhece ou vê na rua se veste no dia-a-dia como se estivesse em um desfile de um grande estilista. E pouquíssimas pessoas têm dinheiro para pagar a alta costura, além de ter um corpo raro de modelo.

A grande maioria das mulheres faz a moda de acordo com o que tem no guarda-roupa e com o que o orçamento dá para adquirir. Já a moda dos estilistas é bem apreciada pela mídia, pois as pessoas gostam de ver e mostrar novidades. Mas não é por isso que você deve se constranger por não estar “na moda”.

Caso pense que não está adequada em seu modo de vestir, não se esqueça que nós, mulheres “normais”, também fazemos moda. Devemos nos orgulhar em vestir o que for mais conveniente, sem se preocupar se estamos dentro dos biotipos de beleza atuais. Ditar a nossa própria moda, usando o que nos faz sentir bonitas, de acordo com nossa personalidade, é que pode e deve ser a maneira de nos vestir.

Divulgação/NBC

 

E para que isso aconteça de forma mais divertida, vão aqui algumas dicas:

1. Use sua curiosidade + sua criatividade e…voilá! Você achou sua personalidade no modo de se vestir!

2. Delicie-se com o que você tem no guarda-roupa: ponha todas as suas roupas e acessórios lado a lado para ver o que há disponível, e depois os misture uns com os outros para ver o que combina melhor. Essa é uma ótima dica para você estar sempre variando e usando combinações que nunca pensou antes.

3. Use cores que façam você se sentir bem, de acordo com o seu humor ou com o dia: caso esteja chovendo, use vermelho para contrastar com a falta de luz. Ou use cinza para combinar com o clima frio, mas coloque um acessório contrastante, isso vai dar um gostinho apimentado ao vestuário.

4.Combinações divertidas de cores fazem você ser única em qualquer lugar: verde bandeira com rosa pink puxado para o lilás, azul rei com vinho, marrom com amarelo, branco com prata… Ou se inspire nas flores que dará tudo certo. O que vale é a imaginação!

Foto cedida pela assessoria de imprensaO importante mesmo é você saber que tem em mãos o poder de fazer sua própria moda, sem ser contestada. Aliás, quando você se conhece e sabe o que faz você se sentir bem, independente do que as lojas estão vendendo, você aparece em qualquer lugar como uma “mulher diferente”, que tem personalidade. E você já deve ter percebido que quando notam e elogiam como você está vestida, é porque está sendo única e criativa.

Espero que você tenha captado minha dica pelo seu coração e não pela lógica. Assim, você vai economizar muito dinheiro e energia também, além de viver menos estressada e com mais autoestima.

* Lygya Maya é coach, escritora e palestrante. Desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos, onde atuou na Companhia do mestre em motivação Anthony Robbins. É autora do e-book Ame as Emoções que Você Odeia (2008).

 

Comentários

Recomendados

3 comments

Responder

Comentário Adoreeeii!!!! bjos

Responder

Oi gente…. Sobre moda para nós gordinhas…. Gostaria de saber se fica bem pra gente usar meia calça preta fio 40 com short e uma bota ou sapato scarpan…. vcs acham q dá p usar esse look em nós gordinhas?

Responder

Oi, Fernanda!
Então, eu super indico o uso de meia calça preta – e quanto maior o fio, mais escuro e melhor será (acho que fica sexy uma meia calça bemmm escura) . A partir daí, o look criado por você só tem a ganhar. Na imagem mesmo que ilustra o artigo da Lygya, vemos três lindas mulheres gordinhas com meia calça preta usada sob um shortinho. Não ficou o máximo?
Eu particularmente não indicaria o uso das anckle boots, acredito que dá a sensação de achatamento, o que se torna ainda pior se você for baixinha. Mas quanto ao scarpin, outras botas ou qualquer outro sapato com salto alto, pode ter certeza que estará arrasando.
E, muito embora pareça clichê e frase batida, se você está seguindo seu estilo e sabe valorizar o que tem de melhor, por que não usar o que gosta, não é?!
Sempre que quiser, envie-nos perguntas. Eu adoro responder qlqr questão ligada à moda.
Beijos!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *