O diabetes é uma das doenças que mais atingem pessoas na atualidade. Cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos é extremamente importante para se manter saudável. O consumo de farinha de banana verde é extremamente benéfico à prevenção do diabetes e de outras doenças por ajudar a equilibrar os níveis de glicemia no sangue. Por exemplo, a concentração de glicose no sangue em pessoas saudáveis, logo pela manhã após jejum de cerca de 10 horas, é entre 80-90mg/100ml. Quando se consome um alimento, essa concentração aumenta, porém, duas horas após o término da refeição não deve ultrapassar 140ml/100ml.

Em outras palavras, a nutricionista Natália Dourado, consultora da Nutricêutica Alimentos Funcionais, explica que ao ingerirmos carboidratos, ocorre um aumento da glicemia sanguínea, e que o organismo tem um tempo de resposta para voltar o índice à normalidade de até duas horas após a ingestão deste alimento. Cada alimento possui um índice glicêmico diferente e pode ser transformado em glicose de forma rápida ou lenta. “A insulina é o hormônio responsável pelo equilíbrio de açúcar no sangue, porém, sua produção em excesso devido a altas cargas de glicose, é responsável por outros problemas, como o acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal”, completa.

E onde entra a farinha de banana verde nesta história? É simples. Como o amido resistente presente no alimento, não sofre digestão nem absorção, comportando-se como se fosse uma fibra solúvel, ele gera uma maior sensação de saciedade, além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, não causando grandes picos de glicose e consequentemente, grande carga de insulina. Por ser fermentado no intestino grosso o AR (amido resistente) influencia no aproveitamento energético dos alimentos, portanto, ele interfere na resposta glicêmica e no metabolismo da glicose ocasionando um menor pico glicêmico pós-prandial”, explica a nutricionista.

Imagem: divulgação

A longo prazo, o aumento de glicemia pode causar lesões em tecidos e vasos sanguíneos, infarto, AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência renal crônica e cegueira. “O consumo da farinha de banana verde é excelente tanto para prevenir a diabete tipo 2, quanto para evitar o avanço de quem já sofre com o problema”, afirma Natália.

*Colaborou: Paula Bueno, assessoria de imprensa

Leia mais: Banana pra você!

Receita: Bolo de farinha de banana verde e Pão de farinha de banana verde

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *