Concordo demais com aquele ditado chinês que diz que sábio é aquele que aprende com o erro do outro, mas acho ainda melhor quando podemos aprender com a história de alguém que conseguiu superar todas as adversidades e vencer. Essas histórias importam porque inspiram, dão ânimo e nos fazem pensar que todos nós, até mesmo os mais abastados e privilegiados – em vários sentidos – têm que enfrentar a vida. Às vezes nos iludimos demais, especialmente porque, na atualidade, vivemos esse fenômeno de “vida perfeita” que tomou conta das redes sociais. Há décadas somos induzidos a projetar em outras pessoas – geralmente celebridades ou personalidades que são muito mais bem-sucedidas, ricas ou bonitas que nós – aquilo que gostaríamos de ser. É um espelho torturador, pois em vez de buscar ser a melhor versão de você, inconscientemente desejamos ser quase que uma “versão 2” daquela pessoa. Isso é impossível e aí começam as frustrações. Comecei este post assim, com uma reflexão curta e rasa, para mostrar o que você pode aprender com Britney Spears.

Talvez você não seja fã da cantora – e meu ponto nem é te fazer ser -, mas Britney é uma grande mulher. Apenas para situar quem não sabe, sua carreira teve início na infância em programas de TV da Disney, mas foi em 1999 que ela lançou seu primeiro álbum como cantora e conquistou a atenção do mundo. Britney rapidamente se tornou a queridinha do cenário musical e era vista como uma espécie de “a garota do sonho americano”: ela era sexy, linda, bem-sucedida e perfeitinha. Me lembro claramente do dia em que vi a primeira capa de Britney Spears na Rolling Stone Magazine. Eu tinha 16 anos e fiquei uns 5 minutos analisando a foto de Britney deitada na cama, apenas de shortinho e sutiã. Vi aquele corpo e fiquei hipnotizada: queria aquelas curvas, queria ser como Britney; queria a sensualidade dela, queria gerar desejo como ela porque, naquela época, eu ainda acreditava que precisava ser validada pelo sexo masculino, então quem melhor do que Britney Spears para me espelhar?

o que você pode aprender com britney spears - grandes mulheres 1

A gente vê essas celebridades e nem imagina o quanto o buraco é mais embaixo, né? Por trás da garota de corpo perfeito e invejável se escondia uma mulher que sucumbia ao caos, se despedaçando dia após dia. Não sei exatamente quais foram os motivos específicos que levaram Britney Spears a “surtar”, mas ser uma celebridade e ter que “ser exemplar”, sempre linda, perfeita e com qualquer erro ou deslize sendo noticiado pela imprensa como se fosse um espetáculo de circo não deve ser nada, nada fácil. Ao contrário do que muita gente pensa, o relacionamento dela com o cantor Justin Timberlake não era perfeitinho como a mídia mostrava, tanto que em seu novo álbum existe uma canção chamada “Liar” em que ela fala de seu relacionamento com o astro. Ela o chama de mentiroso e dá a entender que ele sempre foi mulherengo e a traiu. Depois de Justin, a pop star passou por outros dois relacionamentos conturbados, um divórcio, perdeu a guarda dos filhos e foi internada na reabilitação por dependência química. Britney teve alguns episódios de surto com paparazzis que também ficaram “famosos” na mídia, gerando ainda mais polêmica em relação ao seu comportamento surtado e desequilibrado. Seus bens passaram a ser administrados por seu pai e ela ficou, por ordem judicial, totalmente dependente dele, como se ela fosse incapaz de tomar qualquer tipo de decisão para sua própria vida. Ela chegou a raspar a própria cabeça e, vou te dizer: assistir ao triste declínio de uma pessoa que você admirava não foi legal. Eu sou daquelas fãs bem normais, de boa, mas sempre gostei de Britney, sempre a admirei e tive empatia e vê-la nesse processo de surto foi muito, muito triste.

Falei, de forma bem rasa, sobre o que ela passou, mas com certeza foi muito mais e muito pior do que a gente imagina. Britney tinha tudo para desistir, para perder a cabeça de vez e abandonar a carreira que já estava fracassada e piorando cada vez mais. A sanidade da cantora estava sendo muito questionada e, convenhamos, para quem se tornou dependente química, raspou a própria cabeça, atacou um paparazzi com um guarda-chuva e depois foi para a rehab, quais eram as reais chances de uma recuperação plena? Como uma fênix, ela ressurgiu das cinzas uma nova mulher e é por isso que vou te contar o que você pode aprender com Britney Spears porque sua superação pode te ensinar muito.

o que você pode aprender com britney spears - grandes mulheres 2

Britney conseguiu recuperar sua forma física e apareceu com um corpo enxuto e bem torneado em sua apresentação do VMA 2016: para quem achava que ela jamais seria tão bela quanto antigamente, ela provou que nada é impossível (não venha entrar no mérito que ela tem dinheiro, tem isso e tem aquilo porque a pauta aqui é a força de vontade dela de superar todos os perrengues que passou). Em 2007 ela fez sua pior performance (assista aqui) – provavelmente da vida – também no palco do VMA: dopada de remédios, ela parecia um robô que não sabia direito o que fazer, longe de ser a pop star que encantou o mundo dançando de forma sexy com uma cobra; ontem, no entanto, ela apareceu muito mais desenvolta e fez bonitinho. Embora esteja longe de ser a Britney de antigamente, ela performou de forma muito mais natural no palco. Claro que não dá para compará-la com Beyoncé ou Rihanna, mas comparar também não é justo porque são histórias completamente diferentes.

Como bem disse minha amiga Victoria ontem no Facebook, só o fato dela ter subido no mesmo palco onde performou a apresentação mais vexatória de sua carreira já é uma enorme superação. Não é apenas o público que está ali assistindo, mas a plateia está repleta de artistas, inclusive seus concorrentes diretos. Como também apontou a Vicky, o mundo estava de olho nela ontem e qualquer deslize seria motivo para muitas piadas, para talvez mais um bombardeio midiático em sua vida. Quantos de nós teríamos essa coragem e disposição de enfrentar tudo isso, encarar o medo de frente e recomeçar? Sim, porque eu vejo que Britney está vivendo um recomeço e aproveitando as chances que lhe são dadas.

Este post ficou enorme, eu sei, mas se você chegou até aqui, obrigada. O que eu quero mesmo te dizer é que até as pessoas que aparentemente têm tudo na mão sofrem e elas pagam um preço muito alto por terem esse status que deslumbra a muita gente. Uma vida cheia de privações, de limitações, cobranças… Uma vida que muitas vezes é feita de máscaras e ilusões, em que a dor e o sofrimento são tornados público para qualquer julgamento alheio. Britney tinha dinheiro o suficiente para ficar de boa e tocar sua vida com seus filhos, poderia ter voltado para o anonimato a fim de não sucumbir a outro episódio de surto no futuro, poderia desistir por ter medo de fracassar, de ser rejeitada e julgada pelo público, mas ela levou seu tempo e foi, dia a dia, no tempo dela, se reconstruindo, se permitindo, se conhecendo e se fortalecendo para voltar a fazer o que ela fazia. O mesmo é com você: não é preciso correr contra o tempo, querer resolver tudo do dia para a noite. A vida acontece diariamente e o “todo dia” é a construção do que você será no futuro. Somos fortes e podemos passar por muita coisa, podemos aprender e crescer com nossas falhas, só não podemos desistir.

Comentários

Recomendados

4 comments

Responder

Tô lendo todos os seus artigos. Um melhor que o outro.

Responder

Muito obrigada! Que bom que está gostando! 🙂

Responder

Estou começando a acompanhar seu blog, e para isso estou olhando alguns posts que publicou ao longo desses 8 anos. Não todos, é claro, se não não trabalho/como/durmo e etc. Mas estou amando tudo que eu vi até agora. Vê o declínio e a ascensão da Britney nos dá um ensinamento incrível, que é: Não importa o quanto a situação parece terrível agora, se você se acalmar e pensar com clareza, consegue dar a volta por cima. E nunca, nunca desistir daquilo que você almeja.

Eu amo a Britney desde que vim a este planeta, e continuarei admirando o seu trabalho como artista, e a vencedora que ela é.

Amei o post.

Responder

Oi Tamiris!

Que bom que você conheceu o blog e está me acompanhando! Fico feliz demais <3

Britoca é maravilhosa, né? A gente sempre aprende com ela!

Beijo enorme

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *