Ai meu coraçãozinho porque lá vem coisa linda da terra do dendê! Recebi hoje estas fotos incríveis do editorial “GORDA FLOR, entre curvas e cores”, cujo objetivo é empoderar mulheres gordas através da fotografia independente de manequim, transmitindo a beleza e a força de suas curvas. Os cliques  foram feitos pela fotógrafa Helen Mozão, que criou e idealizou esse projeto lindo para empoderar mulheres e recebeu o apoio do Blog Baiana Size. O interessante sobre o trabalho de Helen é que ela usa a fotografia para focar no empoderamento de mulheres e homens que estão à margem dos padrões visuais e corporais.

O editorial, que foi fotografado em Salvador (BA) – ai que arrepio, meu Senhor do Bonfim, não me aguento de saudade – no bairro de Santo Antônio, conta com fotos vibrantes e coloridas que mostram a beleza e a força das modelos Dandara França, Lailane Dórea, Lourani Maria Carneiro, Najara NBlack e Tânia Neres. De acordo com a organizadora do ensaio, o principal intuito desta iniciativa é gerar discussão sobre a representatividade e a identidade das mulheres gordas, bem como suas lutas diárias por respeito e igualdade.

GORDA FLOR, entre curvas e cores

GORDA FLOR, entre curvas e cores 1 - grandes mulheres GORDA FLOR, entre curvas e cores 2 - grandes mulheres GORDA FLOR, entre curvas e cores 3 - grandes mulheresBaiana de alma que sou, vocês não imaginam como estou emocionada em ver estas fotos e divulgá-las. Quando morei em Salvador (entre 2013 e 2014) percebi uma carência muito grande de representatividade na cidade e no estado. A Bahia tem muitas grandes mulheres e, detalhe importante: a maioria delas é negra. Imagine lutar contra a gordofobia e o racismo? Ouvi muitas vezes que não era fácil, que machucava muito e isso me marcou. Conversei com muita gente enquanto morei lá, ouvi muitas histórias e, justamente por isso, estou emocionada em ver que existem mulheres lindas, incríveis, fortes e empoderadas que estão buscando espaço para dialogar, construir e fortalecer quem precisa de apoio, quem ainda não se encontrou e precisa de inspiração, de exemplo, de carinho e acolhimento porque todas nós, em algum momento, já sentimos essa opressão e não soubemos o que fazer com ela. Estou sentindo um orgulho imenso dessas meninas, tanto da Helen que teve a iniciativa, quanto das modelos pois, minha gente, olhem para essas mulheres maravilhosas: veja o poder e a força, a garra e o amor no olhar e nas poses de cada uma delas! É disso que precisamos! São de muitas iniciativas como essas que o mundo está em falta porque a beleza é plural, diversa e única! As iniciativas locais são extremamente importantes porque elas conseguem impactar um grande número de pessoas que se sente desamparada, torna-se um exemplo, um espelho. Quero ver essas meninas brilhando muito e cada vez mais!

GORDA FLOR, entre curvas e cores 4 - grandes mulheres GORDA FLOR, entre curvas e cores 6 - grandes mulheres GORDA FLOR, entre curvas e cores 7 - grandes mulheres GORDA FLOR, entre curvas e cores 8 - grandes mulheres GORDA FLOR, entre curvas e cores 9 - grandes mulheresÀ fotografa, às modelos e à toda a equipe envolvida: meu muito obrigada por esse presente lindo, por um editorial feito com amor, significado e muita força e beleza. Estou realmente emocionada e significa muito para mim ver que existem pessoas na “minha Salvador” – me deixa porque eu não consigo não falar assim porque eu tô aqui aos prantos morta de saudade da minha terra – que estão lutando por igualdade, por voz, por espaço e buscando ajudar e empoderar outras mulheres. Que coisa linda! Muito obrigada!

Comentários

Recomendados

6 comments

Responder

Meu Deus! Sem palavras, babando, chocada com tanta beleza reunida, vocês são tudo tche! ??

Responder

Feliz em fazer parte desse trabalho maravilhoso e de levantar a bandeira Plus Size todos os dias. Orgulhosa de Helen Mozão e de todos os envolvidos no projeto…Somos Gorda Flor!

Responder

Vocês lacraram com louvor! Ensaio maravilhoso! <3

Responder

Muito lindo e artístico!!

Responder

Lindas essas fotos. Queria saber de onde são esses looks tão poderosos. Amei todos.

Responder

Oi Ana!

Poxa, eu não sei de onde são os looks, mas as meninas envolvidas no projeto devem saber te indicar!

Beijos

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *