Às vezes levo uns baques da vida que, juro, me faz ter vontade de “matá-la”. É um saco: você mal se recuperou de alguma coisa e lá vem outra, pronta para te fazer sentir a menor das criaturas. Convivo com algumas pessoas que devem ter nascido com a tal “bunda virada para a lua”, como dizem, pois tudo parece fluir meio que bem na vida delas. Claro que existem problemas e tudo mais, mas parece sempre mais simples e envolve menos sofrimento. Já comigo é assim: se estiver tudo indo muito bem ou for meio fácil, corre… Mas corre mesmo porque vai dar muito errado depois. Sim, estou bem pessimista hoje e não vou me desculpar por isso: tenho motivos para estar chateada e eu não sou a blogueira que finge ter uma vida perfeita e de sonhos em fotos, vídeos e textos para fazer vocês quererem ser eu ou ter a minha vida. Eu tenho uma vida tão cheia de problemas e tenho que lidar com tantas crises existenciais como qualquer outra mulher gorda.

Estou cansada de ver essa vida “perfeita” das pessoas nas redes sociais. É como se ninguém mais tivesse problema, todo mundo fizesse trocentas viagens incríveis várias vezes por ano, tivesse grana para comprar insanamente, só tivesse amigos lindos, frequentasse festas e eventos badalados, estivesse sempre perfeita e pronta para tudo: oi? Sério mesmo? E o pior é que as pessoas gostam de ver isso e se iludem muito com a vida alheia e aí passam a projetar a própria em cima desses sonhos e ilusões que os outros vivem. Esta semana uma moça me escreveu agradecendo por eu ser como era, por não fingir ser uma gorda que super se aceita e não tem problema algum de autoestima ou com a própria imagem, de eu falar dos dilemas que as gordas enfrentam, de ser transparente, de gravar vídeo desarrumada, de tirar foto do meu dia a dia sem produção e etc. Eu fiquei refletindo em cima da mensagem dela por um bom tempo: sou o que sou e minha vida não tem glamour algum.

Pegando o gancho em cima disso, esta semana várias amigas vieram me mostrar o post de uma blogueira magra e famosinha do FHits que deixou muita gente embasbacada. Nele, ela fala como ficou a vida dela depois de ser blogueira e eu li um absurdo atrás do outro. Ela fala muita baboseira, mas das que mais me lembro são: a de ter sempre que emagrecer mais porque todas as blogueiras são suuuuper magrinhas e lindas; a de nunca poder sair de casa desarrumada; a de nunca poder discutir ou se chatear em público porque alguém pode te reconhecer e pode ficar super feio para você e a de ter que sempre tirar foto do prato de um restaurante bacana antes de comer para postar nas redes sociais e a lista continua. Eu dei uma lida rápida porque não tenho saco para esse tipo de futilidade e fiquei assim, passada. Sério que é essa imagem que ela quer que as pessoas tenham dela? E aí cria-se esse estigma de que as blogueiras têm vidas perfeitas.

vida perfeita - grandes mulheres

Eu saio mais desarrumada de casa do que arrumada, inclusive a maioria das leitoras que já conheci na rua me conheceram sem maquiagem, sem aplique, sem produção e eu não me senti nem um pouco constrangida de não estar “montada”. Sabe, chega de fingir que a vida é perfeita porque a de ninguém é! Nem a da Angelina Jolie e do Brad Pitt é. Ninguém vive uma vida perfeita e tudo o que é postado é manipulado com o intuito de passar ao outro uma imagem que você quer ter de si mesmo. Eu trabalho das oito da manhã até às onze da noite todo santo dia e trabalho muito também de fim de semana e feriado; não tenho férias e tenho que fazer malabarismo para continuar com o blog, para ser assídua e fazer o mínimo que considero ideal para apresentar a vocês um trabalho bom, mas eu gostaria de fazer mais, muito mais, só que ainda não dá. Eu não posso parar de trabalhar para viver do blog ou morreria de fome. Minha vida é dura, é solitária, eu tenho que juntar moedinhas para poder fazer uma viagem ou para comer num restaurante bacana – e vou dizer que até nisso tenho espírito de pobre porque eu detesto essas comidas gourmet cheia de coisas que eu não como. Sou muito mais feliz comendo em um restaurante normal, simples.

A verdade é que todo mundo tem problema e para cada pessoa, o problema tem um peso. O que pode ser muito simples de resolver para mim pode ser um monstro para você, então não podemos julgar as limitações do outro. O que você não deve é ficar se iludindo com publicações nos blogs e redes sociais achando que essas pessoas têm vidas perfeitas, cheias de glamour. Eu aposto que até a Thássia Naves – que é uma blogueira que eu gosto e vou usar como exemplo -, com toda a fama, dinheiro e inúmeras viagens dela deve sofrer com muita coisa que não cabe a nós julgar. Talvez ela tenha que ser escrava de uma “imagem de vida perfeita” que ela construiu e talvez “não possa” mesmo sair da casa dela sem se arrumar com medo do que as pessoas na rua podem pensar – estou apenas fazendo uma suposição como exemplo, ok? Imagina que saco não poder sair de casa de qualquer jeito para ir à padaria comprar um pão? Imagina que saco ter que aparentar estar se sentindo sempre linda, feliz e sorridente quando você está desmoronando por dentro?

Não se iluda: a vida perfeita não existe e você nem deve ostentar e desejar isso para você: olhe para a sua com mais amor, pense nos aspectos que você pode melhorar, vá fazer sua viagem bacana ou jantar naquele restaurante legal realmente dando valor ao momento que você está vivendo e se permita sentir felicidade, sabe? Talvez você só viaje uma vez por ano e coma num restaurante legal a cada dois meses: não importa! Curta tudo aquilo que você conquista, enfrente suas crises, se regozije nos dias bons, mas nunca se iluda com a aparente perfeição da vida alheia: infelizmente, em nossa sociedade, a perfeição é forjada e não passa de ilusão. Querer crescer mais, se amar mais, ganhar mais dinheiro e conquistar coisas que você deseja não é nada errado, mas cuidado com as projeções que você faz para não se frustrar depois:  a vida real não é um álbum de fotos do Facebook ou as publicações do Instagram!

Comentários

Recomendados

18 comments

Responder

Palmas pra Paula. Palmas pra Vivian Freitas. Só tenho a concordar mto!! Mais corajoso é aquele que mostra suas fraquezas. Parabéns pelo excelente conteúdo. Sou sua fã. Bjs

Responder

Nossa que post maravilhosoooo. . .. . Bjos

Responder

Muito bom Paula.
Ai que mais blogueiras fossem como você… realistas!
Olha, você pode não viver do blog mas sabe aquele trabalho do passarinho que tenta apagar o incêndio levando água no bico? Você é um desses passarinhos.
Em um mundo de ostentação e falsidades você chega e fala com transparência, ajuda no que tem que ajudar e segue com sua vida, sonhos,idéias e altos e baixos.
Deus continue com você. ÉS UMA HEROÍNA POR SER QUEM ÉS! ESSA CORAGEM NÃO FICOU PARA TODOS.
bju

Responder

Eu ontem, falava algo sobre isso com uma amiga. Para viver arrumada, bem vestida, bem maquiada, na última moda, antenada sobre todas as tendências, você tem dinheiro. Se você conhece todos os lugares badalados da sua cidade, conhece vários países, já fez várias viagens internacionais, tem três ou quatro passaportes completos, insiste em postar isso e não trabalha com viagens, além de muito dinheiro, tem muito tempo disponível. Como não tenho dinheiro sobrando e muito menos tempo, vivo de acordo com as minha possibilidades, compro roupas que sei que não vão ser moda em uma estação apenas, compro sapatos que deixam meu pé confortável e não pronta para lutar com um leão numa arena, vou a lugares onde meu dinheiro me permite ir sem me endividar por isso. Há restaurantes ótimos, com comidas deliciosas que eu posso pagar por elas! Essa vida perfeita e plastificada não me seduz! Não tenho facebook, não vejo necessidade de mostrar para o mundo o que vou comer, onde vou me sentar, com quem vou conversar, que música vou ouvir, a minha vida imperfeita eu compartilho com quem realmente importa nela e não com quem se importa com ela!

Responder

Gostei muito do seu comentário. Nem vou escrever porque você já escreveu por mim o que eu gostaria de dizer. E, Paula, ótimas reflexões. Conheci seu blog ontem meio por acaso, mas já virei fã. Bj

Responder

Falou e disse… é assim mesmo. O Instagram está se fabricando uma geração de pessoas que NAO EXISTEM. Todo mundo está ficando igual e parecendo ser o mesmo.
Eu já cansei de encontrar com pessoas por aí e elas não se parecerem (nem fisicamente nem de personalidade) com como aparecem nas fotos.
Parece que o que vale é o que está exibido lá, não quem você é.
Mas, uma coisa curiosa: se idealiza tanto sobre as pessoas que depois você vira escravo dessa imagem. Veja só, todo mundo diz que emagrecer é o caminho para o sucesso e para aceitação.
Desde que emagreci venho lidando com uma rejeição enorme e perdendo seguidores, pois a imagem de Joyce idealizada e agradável era a de gordinha tímida, romântica e recatada. A Joyce magra, de calça, de short, de roupa mais atual, não agradou.
Dane-se, continuarei a ser eu mesma, gostando ou não. E ponto final.

Responder

Isso ai Paulinha, tem uma música de um cantor chamado Wander Wildner, aqui do sul que diz:
– Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro…
Eu acho muito verdadeiro, assim como as tuas colocações, beijão

Jana

Responder

Já até sei qual foi a blogueira… foi a chilena né?
Engraçado que era super humilde, agora não se cansa de postar coisas maravilhosas que faz e zilhões de viagens. Ninguém aqui ta falando que é pra pessoa ser infeliz, mas é que sendo “bancada” é fácil viver na Itália e acompanhar fashion weeks né?

Nossa, imagina o climinha nessas viagens, aff, deve ser uma querendo aparecer mais do que a outra.

E essa blogueira em questão que vc mencionou não tem nem mais idade pra isso, ne? Já deve estar beirando os 40….

Responder

Parabéns pelo excelente texto Paula.
Tem um vídeo da Jout Jout que fala exatamente sobre isso (Tá todo mundo mal, se não me engano).
Gastamos mais tempo e energia desejando a “vida perfeita” alheia, quando poderíamos gasta-lo em melhorar as nossas próprias.
Parabéns pelo trabalho, e claro, sinceridade.
Grande abraço.

Responder

Parabéns! Parabéns pelo texto, pela coragem e por mostrar (principalmente para as meninas mais novas, que se deslumbram com o mundo “blog” que a coisa não é bem assim. Esse foi um dos motivos que me fizeram sair do facebook, nao aguentava mais aquela perfeição fake que as pessoas ostentam. Um bk

Responder

É por isso que leio oq vc escreve! Pq me identifico com praticamente tudo!!
Eu tava nessas de álbum de fotografias do insta e do face, sair de casa sem rímel era algo q não me permitia… Qria sempre demonstrar q estava bem, e como vc disse, desmoronando por dentro por “n” motivos.
Estava obcecada e frustrada por não ter a vida “perfeita” q as redes sociais mostra.
Estou me desintoxicando dessa droga!!
Saio #momake mesmo! Uso meu moleton e tênis com um coque qdo qro ser moleca e curtir com meu filho, e qdo estou inspirada faço de tudo por mim mesma, da roupa a maquiagem.
Mas tudo como eu qro, pq qro.
Tô aprendendo a cada dia conviver cmg mesma e com as crises de existência.
Parabéns Paulinha por dividir isso. Eu entendo e me sinto assim tbm.
Bjus!!
Sucesso sempre!! ???

Responder

Cara, que genial o seu texto.
Eu tenho presenciado muito isso, pessoas se frustrando por acharem q sua vida não é tão perfeita quanto a vida do amigo, do vizinho, etc…
A verdade é que as pessoas postam foto do carro novo, mas não postam do carnê. Postam foto da viagem perfeita, mas não contam os perrengues que passaram. Postam fotos perfeitas de casal, mas não postam as brigas. Isso é um comportamento até instintivo, não fomos criados para demonstrar fraqueza, não se pode mostrar vulnerabilidade.
Mas que tenhamos consciência disso. A vida de todo mundo tem momentos bons e ruins. E a sua vida não é uma droga só porque você não fez a viagem dos sonhos ou porque não comprou a bolsa da moda. E não significa que aquela pessoa que você segue no Instagram e que já fez tudo isso é mais feliz que você.
Não sei se pode, mas quando li seu texto lembrei dessa matéria que eu tinha lido ontem, que fala praticamente disso, dessa “vida perfeita” das redes sociais.

http://www.hypeness.com.br/2015/09/serie-sarcastica-mostra-as-mentiras-que-se-escondem-nas-fotos-das-redes-sociais/

Beijos!
Mais uma vez, acertou em cheio Paula!

Responder

Texto mais que perfeito.
Brochei um bocado de redes sociais sabia?
Aff fico me sentindo a pessoa que menos sai, menos viaja, menos tem coisas legais, menos, menos, menos.
Tenho feito o exercício de viver com mais serenidade, apreciando os dias em casa, apreciando quando é possível viajar mesmo que para um lugar simples, comemorando quando consigo comprar uma coisa que desejava usando de forma responsável meu dinheiro, tentando apenas viver.
Mas é complicado abaixar o volume do mundo exterior, das vidas perfeitas e badaladas e incríveis, com a luz, a edição e o angulo perfeitos.
Quando quero comprar algo eu tenho que juntar, planejar, colocar na ponta do lápis, para viajar, mesmo que para um feriado prolongado, tem que ser pensado com antecedência.
Amei seu texto, vc arrasa sempre.
PS.: Eu li esse texto dessa blogueira, e sabe fiquei até com pena, creeeeedo eu não aguento uma vida assim.

Responder

Olá, desculpe que tenho respondido aos comentários, mas é que parece que são todos parecidos comigo, pois me identifiquei muito com o blog, conheci ontem. Também tenho tentado curtir mais o que quero, sem ter obrigação de contar pra todos. Gostei quando disse que curte sua casa, p. ex. Parece pecado não querer ficar em casa. Para esse carnaval, eu sinceramente quero mais ficar em casa, ler, ver filmes, ir à praia perto de casa mesmo, não estou a fim de enfrentar engarrafamento e multidão, detesto na real. Minha cidade fica ótima no carnaval, dá pra ir à praia sem se preocupar com vaga para estacionar, aliás, acho que vou pedalando.

Responder

Ana, seja muito bem-vinda ao blog! Aqui é um espaço para trocarmos reflexões mesmo! <3
Beijo grande

Responder

Paula, vc falou tudo. Fico indignada com essa vida irreal que a internet expõe a todos. Sou inscrita em varios canais do youtube, que por sinal virou uma grande industria de futilidades que paga em dolar. Todos os dias recebo “Fulano enviou o video talz.” Vlog em barcelona, vlog em orlando, vlog na casa da mae joana. Depois vem os Videos comprinhas blá, blá, blá… recebidos mimimi. E agora o que esta na moda é fazer reforma, construir casa, video de decoração entre outras coisas. Ai vc passou anos acordando as 5 indo dormir as 00:00 para trabalhar e pagar a faculdade, eai recebe um salario fureca que paga o básico. Eai vc assiste a esses videos, le diversos post patrocinados para e pensa meuuuu cadê a crise Brasil?? Será que um dia poderei viajar 2 vezes no mesmo mes pra dois paises??? Essa é a vida real??? Parecer Cool??? Ter varios likes no insta?? Olha é de chorar ver a importância que essas futilidades tem..

Responder

como sempre voce é uma linda realista e é por isso q gosto tanto de voce e seu blog ,canal aa faz mais videos adoro sua simplicidade ( parabens )

Responder

Arrasô!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *