Como somos mulheres, acho extremamente importante compartilhar com vocês alguns assuntos de saúde feminina que não são tão abordados pela mídia, mas que afetam muitas de nós. Eu nunca tinha ouvido falar em endometriose, até descobrir que três amigas minhas tinham e sofriam muito com o problema. Depois o Fantástico fez uma série falando sobre o assunto e eu assisti porque, até então, eu não entendia o que era, não sabia praticamente nada. Esta semana recebi um material informativo (release) muito legal da Bayer Healthcare e achei que era muito válido compartilhar as informações com vocês aqui no blog!

O que é a endometriose?

Gestações tardias, excesso de estresse e trabalho/estudo, sono e alimentação ruins e poucas atividades de lazer são alguns dos fatores que podem levar a mulher a prolongados períodos de desequilíbrio hormonal. Essas irregularidades costumam impactar diretamente a saúde feminina, causando alterações no ciclo menstrual e provocando doenças. Entre seus sintomas estão: dores abdominais severas e também durante as relações sexuais, cólica menstrual intensa, alterações no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre) e dificuldade para engravidar. A endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, sendo seis milhões só no Brasil.

endometriose

Se você tiver cólicas muito severas nos seus períodos menstruais, não é normal e você deve procurar um médico o quanto antes. Como muita gente acha que sentir cólica é normal, muitas pessoas acabam não passando pelo especialista e o problema se agrava. Uma das minhas amigas que tem sente uma dor tão forte que eu fico desesperada sem saber o que fazer, pois ela chora, se contorce e você se sente incapaz. A dor é realmente muito intensa e não é brincadeira! Se isso acontecer com você, vá ao médico e questione, faça exames.

Como funciona o tratamento?

A endometriose pode ser controlada com tratamento. Você terá que fazer uma dieta mais cuidadosa e talvez até suspender a menstruação. Sintomas leves são tratados com remédios simples para a dor, mas os casos mais graves geralmente são tratados com procedimentos cirúrgicos, especialmente se a mulher tem o desejo de engravidar. Quem não quer ter filhos consegue controlar a doença com o uso de anticoncepcional oral ou injetável de progestogênio.

Ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes é extremamente importante para atenuar os sintomas da endometriose, especialmente para quem quer engravidar, pois os benefícios da boa alimentação colaboram com a fertilidade e aliviam o processo inflamatório, além de ajudar a diminuir o sofrimento de quem convive com dor crônica, pois os minerais e nutrientes ajudam a melhorar a resistência à dor.

 

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *