Há dias estou com um pensamento entalado dentro de mim porque quando paro para refletir, vejo que o buraco é mais embaixo. Para mim, o padrão de beleza imposto pela sociedade como ideal é um grande problema que a humanidade enfrenta hoje. Não é simplesmente uma falta de autoestimazinha… Esse complexo de inferioridade que toma conta de milhares de mulheres toca em suas vidas, suas atitudes, pensamentos e forma de agir. Consequentemente, toca no mundo porque é como se fosse uma espécie de corrente que se propaga. Entende onde quero chegar?

Uma pessoa infeliz e insatisfeita acaba descontando sua raiva nos outros e no mundo, por isso esse tanto de julgamento e esses ideais aos quais nos submetem são como uma doença infecciosa que se espalha: vai passando de um pra outros, seja da forma que for. Cresci ouvindo que eu não era bonita, não era “normal” e por isso eu não seria amada, ninguém ia me querer. A sociedade é machista desde a pré-história e embora muita evolução tenha ocorrido, tem algo que ainda está empacadíssimo no tempo: ter um homem é troféu, é sinônimo de mulher feliz e bem-sucedida porque, claro, se você não se casa até determinada idade, há algo de errado com você, algo deu errado na sua vida.

Homem não é prêmio, nem troféu.

a2(Coloquei esse bonitão aqui só pra fazer uma gracinha, mas lembre-se: ele não é um troféu, é apenas um homem!)

Em primeiro lugar, há mulheres que preferem se relacionar de forma “não convencional” ou simplesmente escolhem não casar e não ter filhos. Não há nada de errado com isso. Todo ser humano tem o direito de fazer as escolhas que deseja e há aquelas que, depois de ter passado por tantas desilusões, talvez tenham encontrado a felicidade plena em suas próprias companhias, mantendo relacionamentos de formas distintas. Há também quem simplesmente tenha escolhido se manter solteira porque é feliz assim, independente de ter tido problemas amorosos ou não. São escolhas e devem ser respeitadas.

Estou falando isso porque estou prestes a fazer 31 anos e me canso de ver gente que olha pra mim com aquele olhar julgador de “nossa…você ainda está solteira. Deve ter algo de errado com você”. Não, cara pálida. Talvez eu simplesmente não tenha ainda encontrado um cara com quem meus ideais se correspondam o suficiente pra gente trilhar um caminho juntos;  talvez eu tenha optado me livrar de possíveis relacionamentos com gente que só me faria sofrer, que se aproveitaria de mim ou não me acrescentaria em nada. Não há nada de errado comigo e, na realidade, me sinto uma mulher sábia por não ter aceitado me submeter a qualquer tipo de relacionamento só para trocar o status no Facebook ou provar pra sociedade que eu era capaz de conseguir um homem.

Repito: homem não é troféu, não é prêmio. Ter um homem não te faz melhor nem pior.

A gente tem que se bastar porque quando aparecer uma pessoa realmente legal, ele virá pra somar mesmo e não para completar o que falta em você. Sempre pensei que se alguém precisa de “complemento” é porque já tem algo de errado aí. Nascemos sozinhos e morreremos sozinhos e temos que aprender a curtir a própria companhia, a sabermos ser felizes por nós mesmos. Ninguém merece o fardo e a responsabilidade de nos fazer feliz. A felicidade em um relacionamento deve ser espontânea e o que quero dizer é que se você for uma pessoa infeliz, o cara pode se matar pra te fazer feliz: você nunca se sentirá plena, entende meu ponto?

Você não precisa de um homem ao seu lado para fazer o papel de um troféu. O seu peso e a sua aparência não são fatores privativos de fazerem com que alguém se apaixone por você. Você não precisa provar para a sociedade que você precisa de um cara para ter a felicidade plena, para ser bem sucedida. Não se sinta inferior se você ainda não encontrou o amor verdadeiro: hoje muitas pessoas têm outras prioridades, os relacionamentos são mais difíceis e muita gente acaba optando em se “aquietar” mais tarde. Os tempos são outros e muita coisa mudou, por isso não se sinta encalhada, problemática ou inferior àquela sua amiga que tem a sua idade e está casada e com filhos. A vida é diferente para as pessoas e se existe um protocolo de que é preciso estar em um relacionamento para ser feliz, acredite: ele é totalmente imaginário. Tenho amigas casadas ou comprometidas que não se sentem felizes e estão empurrando o relacionamento com a barriga. E aí?

Aproveite esses momentos de solteirice para colocar ordem na casa: se cuide, se ame, se valorize, faça coisas que te dão prazer e te fazem bem. Um relacionamento muda muito a vida das pessoas, então que tal parar de focar no futuro e começar a mudar o hoje fazendo o que realmente te faz feliz, o que vai te fazer ser uma mulher melhor? Quando estamos bem e felizes, a nossa luz irradia muito mais forte e atrai pessoas boas para perto da gente….pode ser que aí pinte aquele cara que você sempre quis: não um troféu, mas aquele cara que vai te fazer sorrir e que vai ter orgulho de compartilhar a vida com você. Enquanto isso, se os vizinhos, a sua tia, sua vó ou o seu porteiro te olharem com um olhar de julgamento pela solteirice, comece a praticar o desapego do julgamento alheio. Quem paga suas contas e resolve seus problemas é você, portanto não se martirize por tão pouco.

Você já tem um grande troféu em sua vida: você mesma! Limpe-o, lustre-o…deixe-o radiante!

Comentários

Recomendados

12 comments

Responder

Amiga Querida

Arrasou como sempre !!!
Faço das suas as minhas palavras, vc traduziu tudo o que penso a respeito do assunto.
Imagine vc, que só tem 31 aninhos, passa por estas situações, imagine eu que tenho 37 ???rs
Minha decisão de não ter filhos choca o mundo todo e muitos acham que vão mudar minha forma de pensar.
Poxa, o que há de errado em não querer ter filhos ?
A sociedade é cruel, mas aprendi há muito tempo não dar bola pra isso….
Sou feliz como sou e comigo, quando aparecer alguém, será pra compartilhar…sendo assim, continuo adepta do velho deitado..rsrs….”Antes só do que mal acompanhada !!!”

Bjs e Saudades

Responder

Amei, amei, amei e assino embaixo!

Responder

Olha hj fiquei muito surpresa com o blog…estava me sentindo um ET!!! Fui casada duas vezes, dois relacionamentos terriveis e bem na verdade, sempre me perguntei o porque dessas besteiras e hj percebi que quase acabei com minha vida para estar dentro dos parâmetros da sociedade e garanto: não valeu a pena!! Fazem acho que cinco anos e ainda tem gente que me pergunta, porque eu não namoro. Simples: não nasci pra isso! Minha vida tá muito melhor sem homem! E se é pra ter uma coisa do meu lado, pra dizer que faço parte de um todo, prefiro ficar sozinha! Quem sabe um dia, apareça alguém inteligente e que me ame pelo que sou…e se não aparecer, tá tudo bem…eu resolvi seguir meu coração e meus extintos, porque eles nunca falharam comigo, e resolvi me agradar e não a droga da sociedade. Tenho 40 anos e já estava mais que na hora de mandar tudo ss favas e ser feliz! Grande bj Paula

Responder

Paula, mais uma vez parabéns…disse tudo aquilo que a muitos incomoda…

Responder

Muito bem, é isso mesmo. Eu me casei, mas não queria nem morar junto. Na verdade, envergonhada confesso que cedi à pressão alheia, do meu então namorado e dos meus sogros. Mas admito que solteira e morando sozinha eu tinha a vida que eu queria.
Agora me pressionam para ter filhos, algo que eu, apesar de adorar crianças, não me vejo fazendo, nunca foi o meu sonho.
Acho que preciso de terapia, né?… Não sei se assim o meu casamento terá futuro. É uma pena, pois meu marido é um cara fora de série, gente boníssima…

Responder

Texto muito bom.
Eu vivo uma situação exatamente oposta.
Tenho apenas 23 anos mas já namoro a 6 com o melhor namorado que poderia ter. Temos um relacionamento com muito amor a amizade. O engraçado é que muitas amigas minhas acham que eu não deveria namorar por tanto tempo, deveria “aproveitar a vida”.
Acho que as pessoas acham que todos tem que seguir um mesmo roteiro: sair com varias pessoas e “aproveitar o mundo” até certa idade e então achar a pessoa certa para casar.
A vida não tem roteiro!
Não existe essa história de seguir “regras”. Meus pais por exemplo sempre dizem que tenho que tomar todas as decisões baseadas na minha carreira e não em meu relacionamento. Eles não entendem que o relacionamento que tenho faz parte do meu planejamento de futuro e que em todas as minhas decisões preciso considerar tudo o que acho importante.
Devemos viver da forma que nos faz mais felizes e ponto!

Responder

Paula, muito obrigada!!!
Vc traduziu em palavras tudo oq ando sentindo e me mostrou q algumas coisas preciso mudar e focar mais na minha felicidade, sou capaz de ser mt feliz sozinha sim. Já sabia disto, mas vc me fez abrir melhor os olhos. Obrigada!!!!!!
Eu tenho 31 e sinto mt isso, tenho amigas compromissadas q as vezes sem qrer ou qrendo me fazendo sentir pra baixo por estar solteira ainda.
Mas sério qndo vou na casa de amigas com filhos, qro voltar pra casa correndo e começo a valorizar mt mais minha vida. Qndo vejo uma amiga chorando ou reclamando do namorado, mas tb empurrando com a barriga o relacionamento, fico mt feliz por não aceitar mais isso pra minha vida, por estar com maturidade o suficiente pra qrer alguém q some na minha vida!
Semana passada fui ao niver de uma tia e ela me falou bem isso…. foque naquilo q vc mais qr, nos seus objetivos profissionais e pessoais q qndo vc se sentir mais segura e confiante vc terá um homem q virá somar na sua vida. Fiquei feliz com oq ela me disse e agora vc me fala o msm.
Obrigada!!!! bjs

Responder

Ter um homem pode te fazer pior sim. E como !

Responder

Paula, to passada!! Não conhecia o seu blog, uma colega compartilhou a matéria das princesas, fui ler e me APAIXONEI na primeira visita!!
Nesse texto você descreveu a resposta que eu sonho em dar toda vez que alguém vem me interrogar porque eu tenho 21 anos e não namoro, não estou noiva…
Parabéns pelos conteúdos que você produz, pode ter certeza que ganhou uma fiel leitora rsrs

Sucesso, felicidade e amor próprio pra você, beijos 🙂

Responder

Não nascemos nem morremos sozinhos porque sempre tem alguém que nasceu no mesmo dia e sempre morre mais de um no mesmo dia,como estamos mortos, só os vivos ficam sabendo.O que tu chama de complemento,eu chamo de afinidade, de alma gemea, precisamos de complemento sim,o que nos falta para sermos completos chamo de amigos.terminei uma relação de 5 anos, estou sozinha, tenho meus altos e baixos mas não vou ficar com alguém só para ser aceita e admirada na sociedade.Minha alma gemea está por aí, eu estou aqui, se for para ser:ele virá, caso contrário, o problema é dele não meu.Posso passar a vida procurando mas não ficarei com estepe.sou mais que isso.

Responder

Que texto maravilhoso, amei!!! Parabéns pelas belas palavras.

Responder

Muito obrigada! Que bom que gostou <3

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *