Se você me acompanha aqui no blog, deve ter percebido que ando em uma fase de busca pelo amor próprio. Passei a maior parte da minha vida brigando comigo mesma, não gostando daquilo que via e achando defeito em tudo. Encontrar coisas que não gostamos, seja em nós mesmas ou nos outros, parece ser mais fácil do que enxergar todas as coisas positivas. Parece que somos condicionados a prestar mais atenção no que é ruim do que nas coisas boas.

Gosto de dar um exemplo bobo que ilustra muito bem o que quero dizer. Bebo muita água e quando ainda morava com minha mãe, ela vivia reclamando que a garrafa d’água estava vazia, logo assumia que eu não a enchia e sempre brigava comigo. Isso acontecia sempre, só que eu enchia a garrafa muito mais vezes do que a deixava vazia, mas é claro que ela não prestava atenção nisso porque a água estava ali, ela podia beber e aquilo era o certo: a garrafa estar cheia, era automático. Mas se eu enchesse a garrafa 30 vezes e a deixasse vazia uma vez, adivinha o que ela percebia? Ela nunca veio dizer: “ai filha, adoro que você sempre enche a garrafa d’água!”. Conseguiu entender meu ponto de vista?

Você consegue perceber como a mídia/sociedade te induz a pensar que há uma série de problemas com você? É o seu cabelo que não é liso e comprido, é o seu sorriso que não é branco da cor do papel, a sua pele que é flácida, suas estrias, sua celulite, seu corpo que é magro demais, malhado demais ou gordo demais; seu lábio que não é carnudo o suficiente, seus cílios que não têm a curvatura ideal…enfim, eu poderia criar uma enorme lista aqui, mas o que quero dizer para você é: até quando você vai ouvir tudo isso e vai acreditar que há algo de errado com você, tornando-se refém da indústria da beleza que, francamente, só quer colocar a mão no seu dinheiro?

Passei muitos anos só vendo defeitos em mim mesma, mas hoje estou aprendendo a amar aquilo que tenho e a focar no positivo ao invés de só ver o lado ruim das coisas. Aprender a parar de reclamar é um exercício bem difícil! O amor próprio tem que ser praticado diariamente: é um ato de realmente olhar para si mesma com outros olhos, de se apreciar, de saber valorizar aqueles aspectos que os outros talvez não consigam, mas que você sabe muito bem que existem. Passe mais tempo com você, desfrute de sua própria companhia e aprenda a ser feliz com o hoje, com aquilo que você tem. Não espere que a valorização ou o elogio venham de uma outra pessoa: eles devem vir de você mesma!

Sorriso, covinha, nariz, canela, olhos, cabelo, perna, pés, seios, mãos, unhas, rostos, costas e outros atributos me foram enviados por mulheres que amam seus corpos. O mais legal – e isso me deu uma alegria gigantesca – foi ler, nos e-mails da maioria, que elas se amavam por inteiro e que eram felizes com suas aparências. Essa é a essência da felicidade: o amor próprio, a valorização de si mesma. É a partir dele que todo o resto fica mais simples, mais fácil, mais leve. É saber que você não precisa da opinião alheia para ser feliz, que não é uma chamada de capa de revista que te destrói, que não é o elogio de um homem que te fará ser mais ou menos bonita: você é seu maior tesouro!

Agradeço, de todo o meu coração, a todas as mulheres que participaram desta campanha pela conscientização e valorização do corpo. Espero que, juntas, possamos trazer um pouquinho de reflexão para quem ainda não consegue apreciar a essência da própria beleza. Que você continue se amando, acreditando em você e focando mais em suas qualidade e bons atributos do que naquilo que não é perfeito ou precisa ser melhorado. Estamos aqui para crescer, para evoluir, para deixar uma marca positiva. Faça a sua parte: viva a sua vida sendo feliz na melhor essência de você mesma!

“Meu corpo é meu corpo. Cada parte dele.” – Marilyn Monroe

Participaram desta campanha: Paula Bastos, Cristina Bastos, Alcione Ribeiro, Pedrina Bertanha, Adriana Otoni, Aline Sousa, Bia Britto, Bianca Rangel, Silvia Neves, Cynthia de Souza, Érika Lima, Fabiane Lopes, Gabriela Bianco, Gilmara, Isadora Ludi, Juliana Manhaes, Kênia Simão, Naya Fouquet, Ligyane Tavares, Livia Horta, Meirielle Tainara, Melissa Camargo, Mônica Araujo, Sheila Chioki, Tania Lamara, Tati Regis, Tatiane Correia e Thaty Garcia. Meu muito obrigada a cada uma de vocês! <3


Comentários

Recomendados

7 comments

Responder

Paula, AMEI a campanha, e principalmente ver as fotos das mulheres aqui no blog!!
Deixei pra última hora para enviar a minha, e acabei me passando! Mas não tem problema nenhum, pois me sinto fazendo parte desse grupo que enviou as fotos, da mesma forma.
Com certeza essa sua iniciativa de fazer-nos prestar atenção em nós mesmas para “escolhermos” a nossa parte do corpo favorita, fez com que todas começássemos a dar mais valor ao que “temos”. E isso, com certeza, arrancou o sorriso dessas mulheres em algum momento, as fez pensar: “poxa, eu AMO o meu sorriso! Eu AMO o meu pé, a minha barriga…” enfim…
Sensacional sua iniciativa! Como sempre, você muito fofa.
Beijos!

Ahh…quanto ao exemplo que você citou da sua mãe, infelizmente nós estamos mesmo dessa forma! Se fazemos 1000 vezes uma coisa certa, e apenas 1 vez errada, certamente seremos lembrados por esse único erro….mas não reconhecerão os nossos 1000 acertos. O pior é que TODOS fazemos isso involuntariamente, já estamos condicionados à “reclamar”, e não à prática do elogio, do reconhecimento. Masss…..sempre é tempo para mudanças e melhorias! Precisamos ao menos tentar.
Beijos de novo! rs

Responder

Parabéns Paula pode ter certeza que seu blog está ajudando muitas mulheres a se valorizarem você esta de parabéns!!!

Responder

Ai que fofa! Muito obrigada! É o que eu espero, de coração! <3

Responder

LINDAS! VIVA NÓS!!

Responder

Paulinha, as fotos ficaram LINDAS!!!
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, parabéns pela campanha e obrigada por você representar sempre muito bem todas nós!
Beijos com carinho.

Responder

Eu amei essa campanha!!Devia ter participado, e mandado fotos do meu lindo corpinho!!! Tho me achando..! +_+Parabens pela campanha, pelo blog, e pela coragem! Pra mim o mais dificil é me aceitar, é lembrar que Sim tem coisas que precisam ser mudadas, mas Não tudo, olhar o lado bom , o meio termo! E saber que nada é perfeito, e essa é a graça da vida buscar a felicidade completa sabendo que ela jamais vai ser completa!
BjOO

Responder

Paula, quantas palavras lindas ! Espero que todas as pessoas do mundo tenham oportunidade de conviver e ler um dia com um pessoa iluminada como você, que vai além ! Obrigada pela oportunidade de fazer parte de um projeto seu ! Deus lhe abençoe e continue fazendo de você instrumento de mudança na vida das pessoas … Amei !!!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *