Ela fica lá, paradinha em cima de sua pia do banheiro. Imóvel , parece totalmente inofensiva. Afinal, quem acharia que uma escova de dentes poderia ser um objeto “perigoso”? Um estudo feito por duas alunas concluintes do curso de Ciências Biomédicas da Veris Faculdades comprovou que as escovas de dente também podem servir de esconderijo para inúmeras bactérias e fungos, causadores de problemas gastrointestinais, febre e gengivite.

Escovas com pelo menos um mês de uso apresentaram diferentes tipos de microorganismos nas cerdas, que se abrigam e proliferam no produto devido ao armazenamento em local úmido e fechado – condição normalmente encontrada nos banheiros – e também pelo contato com os alimentos durante a escovação.

Aprenda a limpar sua escova

Para evitar a contaminação, as estudantes também sugerem uma ideia prática e acessível para desinfectar as cerdas, com o uso de uma solução a base de anti-séptico bucal ou clorexidina, produtos facilmente adquiridos em uma farmácia. Basta utilizar a solução semanalmente nas cerdas por dez minutos para reduzir em 99,99% os microorganismos encontrados.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *