Foto: NutricênticaA soja é atualmente um dos grãos mais consumidos no Brasil e altamente recomendada às mulheres pelos médicos por ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e prevenir a tensão pré-menstrual. Os produtos naturais têm ganhado cada vez mais adeptos por serem alternativas saudáveis de prevenção às doenças e também importantes para o bom equilíbrio do peso.

No mês de abril, a Só Soja Brasil, empresa especializada no desenvolvimento de alimentos à base de soja, lançou a farinha de soja preta premium – exclusiva no mercado brasileiro. A farinha de soja preta é rica em isoflavonas, fitoquímicos que tem função anticarcinogênica, um grande aliado das mulheres. Uma porção de 100 gramas do produto tem 40 gramas de proteínas, que representam 57% das necessidades diárias do nutriente para uma pessoa saudável de 70 Kg.

Outro ponto positivo para a farinha é a grande quantidade do mineral cálcio. Comparada a outras leguminosas, a soja é campeã nesse nutriente, e sendo assim, 100 gramas da farinha de soja preta contém 173 miligramas do mineral, o que corresponde a 18% das necessidades diárias. Vale lembrar que o cálcio é essencial para o crescimento, manutenção do tecido ósseo e ainda participa do processo de contração muscular.

Todos esses nutrientes são essenciais para a manutenção da saúde e bom funcionamento do corpo, no entanto, o grande diferencial do produto são as antocianinas, outro tipo de fitoquímico importante, e que não está presente na composição da soja tradicional. As antocianinas, que têm alto poder antioxidante, são responsáveis pela coloração da casca da soja preta, e possui efeito “antiobesidade”, diminuindo os efeitos de uma alimentação rica em gorduras no peso corporal e perfil lipídico. Além disso, atua na prevenção de cânceres, principalmente o de mama, e possui ação benéfica no controle das taxas de colesterol e prevenção de doenças cardíacas.

O produto é prático e pode ser utilizado em sucos, vitaminas, pães e bolos. Para obter os benefícios, é recomendado o consumo diário de 15 gramas, o equivalente a duas colheres de sopa. Pessoas com problemas renais não devem consumir a farinha de soja preta, já que a soja contém quantidade significativa de magnésio, que pode causar deposição de cálcio e formar cálculos renais.

A Farinha de Soja Preta Premium pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e é vendida pelo preço médio de R$ 6,00.

*Colaborou: Paula Bueno, assessoria de imprensa

Comentários

Recomendados

Um comentário

Responder

comentário.gostei de saber sobre a farinha de soja preta,mas será que pessoas com proteinúria pode fazer uso //~?
/

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *