No filme "Garotas Malvadas" as colegas de classe vivem reparando nos corpos uma das outrasMulheres nasceram para fazer comparações, principalmente quando o assunto é aparência. Pesquisa feita em março pelo Journal of Health and Social Behavior (Diário da Saúde e Comportamento Social), vinculada à Universidade do Texas, nos Estados Unidos, apontou que garotas não apenas reparam em suas amigas, mas se comparam a suas companheiras de escola para determinar como se sentem em relação a seu peso e aparência.

A pesquisa revela que garotas que freqüentam uma escola onde há muitas meninas acima do peso têm menos propensão a fazer dieta, enquanto as que estão expostas a ambientes escolares com predominância de corpos magros terá mais incentivo para emagrecer.

“O contexto social das escolas tem um papel importante na decisão das garotas de praticarem o controle do peso ou não”, revela a PH. D Anna Mueller, responsável pelo estudo. A pesquisadora ainda ressalta que mais do que modelos e atrizes, a comparação que as meninas fazem com suas amigas e colegas de escola tem mais importância, já que essas fazem parte de suas realidades cotidianas.

“A concepção do peso ideal ou normal é definida localmente. A cultura adolescente é algo único. A cultura escolar é muito importante e pode influenciar a vida dessas garotas até mais do que a mídia e a família”, explicou Mueller.

Comentários

Recomendados

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *